Festa literária em Riachuelo e Muribenca

05/04/2024 08:12


Festa literária em Riachuelo e Muribenca

No dia 23 de março de 2024, à tarde, uma comitiva acadêmica formada pelo Dr. José Anderson Nascimento, presidente da Academia Sergipana de Letras, e pelos acadêmicos e acadêmicas: Domingos Pascoal de Melo, Maria das Graças Monteiro Melo, Educadora Cris Souza, Salete Nascimento, Hélio Oliveira, Arquimedes Marques e Elaine Marques, foi à cidade de Riachuelo para uma sessão da academia de letras daquele município, oportunidade em que foram empossados como membros titulares, efetivos e vitalícios: a professora Enedina Dantas do Vale, a professora Cenira da Silva e o cantor Manoel Ferreira de Santana, também conhecido como JILÓ; foram outorgados dois títulos honoríficos: o Dr. José Anderson Nascimento recebeu o diploma de presidente honorário da ARLA e o acadêmico Domingos Pascoal de Melo foi diplomado como acadêmico honorário da ARLA – Academia Riachuelense de Letras e Artes.

Houve ainda o lançamento do livro “Foi Assim”, de autoria do presidente daquela arcádia literária, professor Jodoval Luiz dos Santos.

Uma parte da comitiva, que se encontrava em Riachuelo, composta pelos acadêmicos Domingos Pascoal, Maria das Graças Monteiro Melo, Educadora Cris Souza, Salete Nascimento e Hélio Oliveira, após a solenidade em Riachuelo, dirigiu-se à vizinha cidade de Muribeca para instalar a Academia Muribequense de Letras.

A comitiva acadêmica foi recebida pelo idealizador e presidente do grupo gestor da organização e criação da AML – Academia Muribequense de Letras, professor Jorge Douglas Cabral, que apresentou a todos as instalações do Salão Paroquial e também ao Senhor Prefeito Municipal, Mário Cesar Conserva, e às senhoras: Secretária de Educação, Cultura, Turismo e Esporte, professora Jussiara Maria Santos Lima; Vereadoras: Gracinha Figueiredo e Ariane Cabral; ao Maestro Rogério dos Anjos Andrade e à sua Banda de Música JOSÉ CARLOS GOMES, formada por jovens Estudantes Muribequenses e, ao fotografo, Pedro Robson dos Santos, encarregado pelos registros instantâneos da festa.

O mestre de cerimônias, João Rocha, vindo da vizinha cidade de Japaratuba, já se encontrava, juntamente com a secretária eleita da AML, Gísela, Maria, o fotógrafo Pedro Robson dos Santos, e o maestro Rogério dos Anjos Andrade, ultimando os detalhes finais para que tivéssemos, como de fato tivemos, uma festa digna de uma instalação de uma academia de letras.

O dispositivo foi formado pelas autoridades do executivo, legislativo, judiciário, acadêmico e maçônico. Na foto que faz parte deste vídeo, podemos ver, olhando-se da esquerda para a direita: Dr. Roberto Guimarães, representando a Maçonaria; Educadora Cris Souza, presidente da Academia Literocultural de Sergipe e coordenadora do MAC - Movimento de Apoio Cultural Antônio Garcia Filho da Academia Sergipana de Letras; João Francisco (Chico Buchinho), presidente da

Academia Aquidabãense de Letras; Confreira Salete Nascimento, representando a Academia Cristinapolitana de Letras e Humanidades; Professora Jussiara Maria Santos Lima, Secretária de Educação, Cultura, Turismo e Esportes; Prefeito Municipal de Muribeca, Dr. Mário Cesar Conserva; Acadêmico Jorge Douglas Vieira Cabral Souza, idealizador, fundador e presidente da Academia Muribequense de Letras, ora instalada; Acadêmico Domingos Pascoal de Melo, responsável pela Instalação da AML- Academia Muribequense de Letras; desembargadora Maria das Graças Monteiro Melo; acadêmica Elenice Reis, presidente da Academia Literária de Vida de Propriá; acadêmica professora Maria Valdete Santos, presidente da Academia Japoatãnense de Letras e Artes; Vereadora Gracinha Figueredo e Vereadora Ariane Cabral.

 

Tomaram posse em suas Cátedras dezenove acadêmicos e acadêmicas, cada um com seus patronos e patronas:

1- Jorge Douglas Vieira Cabral Souza - patrono Luiz Vieira Cabral; 2- José Deiwid Andrade Gonçalves - Patrono: Maria Jacira Andrade;

3- Marcos Antônio Menezes Bezerra - Patrono: Maria Irlan Menezes Bezerra (Lia de Badessa);

5- Iderlânia Costa Souza - Patrono: Francisco Adriano da Costa (Chico Bananinha);

6- Gisela Maria Carvalho Souza - Patrono: Maria da Mota Souza (Dona Santaninha);

7- Regina Tavares Santos - Patrono: Maria Izabel Tavares dos Santos;

8- Bruna Morrana dos Santos Cavalcante - Patrono: Adélia Pureza Rezende;

9- José Edmario dos Santos - Patrono: Maria Valdenice da Conceição;

10- Jeiza de Souza Ferraz - Patrono: Manoel Rozendo de Souza (Pai Velho);

11- Salmo Santos Siqueira - Patrono: Cícera Feitosa dos Santos Siqueira;

12- Igor dos Santos Santana - Patrono: Vera Lúcia dos Santos Santana;

13- Lyana Angélica Santos Cunha - Patrono: José Ariovaldo Cunha;

14- Neurimar Conserva Souza - Patrono: Mário Alves Conserva;

16- Maria Jucineide do Nascimento Lopes - Patrono: José Hugo do Nascimento;

18- Mariana Pereira Moura - Patrono: João Matos Moura;

19- Matheus Emannuel Oliveira Vieira - Patrono: Antônio Gomes Vieira.

O dia 23 de março de 2024 é uma data para ficar registrada na memória e na história do povo de Muribeca, como o dia em que nasceu a Academia Muribequense de Letras, formada por dezenove jovens intelectuais, ávidos em aprender mais e, também, transmitir o que sabem. Façam isso! A instituição que vocês tiveram a felicidade de criar será do tamanho e importância que vocês emprestarem a ela, façam-na grande, comecem pequenos, naturalmente. Porém, nunca parem de crescer. A AML já nasceu vocacionada para fazer a diferença como indutora do pensamento literário e cultural, mediadora dos saberes e do conhecimentos junto à sociedade em geral de Muribeca, mas, sobretudo, perante as escolas da cidade, estimulando a leitura, o estudo e, também, a produção da ideia escrita e a publicação de livros. “Somente o livro, sabemos nós, é o único veículo capaz de acumular e transmitir, no presente, o registro de um passado etéreo e jungi-lo à eternidade do futuro, pois somente ele detém a primazia de fazer o elo dos tempos, mantendo seguro o registro eterno da história, da memória e da vida”. Domingos Pascoal de Melo, no prefácio que fez para o livro: 50 anos da Aug.’. e Resp.’. Loja Maçônica 7 de setembro nº 01 do Oriente de Aracaju -Sergipe.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp