Artigo: José Monteiro Sobral, Tradição de amor à Sergipe - Por Igor Salmeron

02/05/2024 13:37


Artigo: José Monteiro Sobral, Tradição de amor à Sergipe - Por Igor Salmeron
Hoje se comemora a data de nascimento de um dos maiores homens públicos que Sergipe fizera germinar: José Monteiro Sobral. Conhecido carinhosamente como Zé Sobral, era filho de Seu José de Faro Sobral e D. Lourdes Monteiro Sobral, ambos eram proprietários da Usina Boa Sorte. Integridade, ética e trabalho foram valores que Zé Sobral apreendeu desde a tenra idade.
 
Sua família era e continua sendo tradicional na política, principalmente em Laranjeiras donde fizeram história. Zé Sobral cresceu imerso nesse efervescente ambiente. Sabia do valor de cultivar as amizades e da palavra dada. Cara amigueiro, de simplicidade admirável, tinha a persistência e na coragem seus princípios norteadores. Afinal, quem puxa aos seus não degenera.
 
Atuou como Prefeito de Laranjeiras entre 1973 a 1976, depois de 1983 a 1988, e de 1997 a 2000. Sua gestão foi pautada pela honestidade e retidão de caráter, um homem íntegro que buscava ajudar as pessoas. Contraiu belo matrimônio com Maria Ione Sobral, mulher aguerrida que também já passara pela Prefeitura do referido município (2007 a 2012).
 
Ao lado da esposa idealizou o lendário Encontro Cultural de Laranjeiras em 1975 sendo referencial no âmbito da cultura até os dias atuais. Foram diversas as obras estruturantes que Zé Sobral realizou ao longo dos seus mandatos, melhorando significativamente a vida da população laranjeirense. Zé Sobral foi vanguardista, defensor ferrenho da nossa altiva Sergipanidade.
 
A Família Sobral se tornou exemplo sui generis. Dos filhos deixou: Alexandre, Mônica e Zezinho Sobral, este último atual Vice-Governador do Estado de Sergipe, advogado probo, agrônomo, ex-Deputado Estadual e grande gestor público que vem fazendo grandioso trabalho na Secretaria da Educação.
 
Zé Sobral faz falta aos dias correntes. Ser humano singular, líder apaixonado não só por Laranjeiras/SE, mas por Sergipe. Ressoa pelo seu imperecível legado de ternura e bem-servir a todos os sergipanos que sabem reconhecer os seus filhos mais diletos. Eis uma data que não pode passar em branco na História local.
 
Igor Salmeron - Doutor em Sociologia pela UFS, escritor, articulista e biógrafo. Membro da ALCS e do MAC da Academia Sergipana de Letras (MAC/ASL).  Contato: [email protected]
 
 
 
   

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp