Gabinete de Leitura de Maruim comemora, nesta quinta, 144 anos

18/08/2021 14:22


Gabinete de Leitura de Maruim comemora, nesta quinta, 144 anos

Maruim celebra 144 anos do Gabinete de Leitura

Neste 19 de Agosto de 2021, o Gabinete de Leitura de Maruim completará 144 anos de fundação. Para celebrar tão importante data, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, através da Biblioteca Pública Josias Vieira Dantas, desenvolveu uma programação que vem sendo executada de 16 a 19 de Agosto, das 08:00h às 11:00h, contando com a apresentação de cordelistas, exibição de curtas-metragens, conferências e retretas com a centenária Filarmônica Euterpe Maruinense.

Fundado em 19 de agosto de 1877, o Gabinete de Leitura funciona em um prédio com projeto arquitetônico de Corinto Pinto de Mendonça e foi palco de grandes oradores como Tobias Barreto, Fausto Cardoso, Deodato Maia, Felisbelo Freire, Clodomir Silva, Padre Leonardo Dantas, entre outros nomes da história sergipana. O acervo histórico do Gabinete de Leitura de Maruim destaca grandes escritores como Voltaire, Rousseau, Júlio Verne, Michelet e Balzac.

Segundo o historiador Professor Adailton Andrade, os gabinetes de leitura foram criados no Brasil pelos portugueses. Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia receberam os primeiros gabinetes no início do século XIX. No Estado de Sergipe, existiam o Gabinete Literário Laranjeirense, o Gabinete de Leitura de Riachuelo, Gabinete de Leitura de Tobias Barreto e o ‘majestoso’ Gabinete de Leitura de Maruim, que foi idealizado pelo cônsul alemão Otto Schramm.

Na tribuna do Gabinete de Maruim passaram grandes conferencistas como Tobias Barreto, Silvio Romero, Fausto Cardoso, Gumercindo Bessa, Felisbelo Freire, Homero de Oliveira, entre outros. 

Por sua importância, o Gabinete de Leitura de Maruim foi reconhecido como de Utilidade Pública Federal, em 1º de outubro de 1919, através do Decreto nº 3.776, assinado pelo presidente da República, Epitácio Pessoa, cujo ato ato aconteceu por intermédio do deputado federal Deodato Maia.

Desde 1992, o Gabinete de Leitura foi municipalizado pelo então prefeito de Maruim, Murilo Mota de Oliveira, que o transformou em Biblioteca Pública Josias Vieira Dantas.

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp