Negocidando e fazendo amigos. Assim foi a vida de Raymundo Juliano

17/11/2021 07:47


Negocidando e fazendo amigos. Assim foi a vida de Raymundo Juliano

Negociando e fazendo amigos. Assim foi a vida de Raymundo Juliano

O livro “Raymundo Juliano: 80 anos Negociando e Fazendo Amigos”, produzido pela escritora e sobrinha do biografado, Juliana Souto Santos, retrata uma verdadeira história de vida deste que foi um dos maiores empreendedores e comerciante de sucesso do estado de Sergipe.

O livro contempla todas as fases da sua longa e bem vivida existência e está à venda na Livraria Eucariz, em Aracaju. Vale a pena adquirir e conhecer um pouco mais da trajetória desse estanciano que passou a vida negociando e fazendo amigos.

Raymundo Juliano, nasceu em 08 de julho de 1932, na Antiga Travessa do Mercado, em Estância/SE. Filho de Agripino Roque dos Santos e Mariaht Amado Souto Santos, sendo o segundo de uma linhagem de 7 filhos. Desde a infância em sua terra natal, sua inquietação o levou a tornar-se engraxate e vendedor de jornais, com apenas 8 anos de idade, até tornar-se balconista, pracista e caixeiro viajante.

Tendo viajado uma década nessa última função, representando a Loja de Secos e Molhos Pinheiro Alvélos. Economizou muito e com o suporte do empresário local, Pedro Barreto Siqueira, adquiriu seu primeiro negócio, o Bar Central. Com sua astúcia vislumbrou oportunidades, nesse ponto comercial faz um bar, uma lanchonete e uma pequena rodoviária. Nesse contexto, conheceu Jorge Valhe, distribuidor das bebidas Antárctica em Sergipe, de quem adquiriu a representação.

Daí em diante, Raymundo Juliano percorreu uma jornada rumo ao empreendedorismo, haja vista que essa é a sua maior contribuição para o mercado sergipano, quando o empresário fundou a Distribuidora de Bebidas Antárctica Raymundo Juliano (DISBERJ), com sede na capital e distribuidoras em cada cidade polo de Sergipe: Estância, Lagarto, Itabaiana, Nossa Sra. das Dores, Nossa Sra. da Glória, Nossa Sra. do Socorro e Propriá.

Depois de planejar e trabalhar, diuturnamente, Raymundo Juliano para reverter o gosto das pessoas das cervejas Brahma para a Antárctica, conseguiu   reverteu a situação, atingindo a marca de vendas de 400 mil caixas de cervejas ao mês, em 1990, sendo eleito o distribuidor número 1 da marca Antártica no Brasil. Isto porque, Raymundo Juliano possuía a sagacidade, sensibilidade e entendimento a respeito das táticas necessárias para multiplicar seu patrimônio, fidelizar seus clientes, ofertar e oportunizar, somente, no auge das Distribuidoras de Bebidas Antárctica, cerca de 400 colaboradores, em todo o estado de Sergipe.

Quando a Antárctica e a Brahma foram fundidas, tornando-se Companhia de Bebidas das Américas (AMBEVE), ele vendeu a representação, diversificou seu patrimônio e adentrou em diversas áreas do mercado, criando o Grupo Raymundo Juliano constituído por uma série de empresas como: rede de supermercado (atacado e varejo), construção civil, comércio de automóveis, postos de gasolina, hotelaria, agronegócio, imóveis, água mineral e outros.

O jargão “negociar e fazer amigos” é a própria representação daquilo que o empresário Raymundo Juliano compreendia sobre as relevantes estratégias de fidelização de clientes, condições de vendas, pagamento, compras de mercadorias para abastecimento e negociações junto ao mercado local, regional e nacional, para se constituir, se manter firme, com capital de giro e possibilidade de acumulação, que o permitiram se manter no topo da cadeia econômica durante 80 anos de atuação e contribuição para Sergipe.

Uma narrativa incisiva sobre a vida do empresário realizada a partir de 25 entrevistas com o biografado. Foram dois anos de pesquisa distribuída entre projeto, coleta de dados teóricos, documentos, sites e a realização de 65 entrevistas com pessoas do seu entorno. Para a elaboração e produção textual, a autora contou com a assessoria pedagógica da professora Dra. Vera França, na edição de capa, fotos e textos, a editora criação fez aspectos que uma obra dessa natureza demanda.

Juliano César, e as irmãs, Ana Suely Faria Souto Teles e Cynthia Faria Souto, apresentaram suas vivências no interior das empresas do Grupo, nas absorvendo toda uma espertice que assegurou a formação de um arcabouço básico que qualquer empresário necessita, porque foi efetivando a sucessão do patrimônio do Grupo RJ. Todos eles são tarimbados e veteranos em suas realizações, porque foram iniciados muito jovens e fizeram opções de estar com o pai, atuar com ele, preservar sua memória histórica e seu patrimônio. Raymundo Juliano é sinônimo de brio, grandeza, orgulho, distinção, altivez, sabedoria, protagonismo, empreendedorismo e liderança. Junto com outros grandes mestres integra o patrimônio da economia local que contribuíram pensamos nos benefícios que o Grupo gera para Sergipe.

 

 

 

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