Por Onde Anda Você - Osmar Matos

27/12/2022 06:49

Um dos mais requisitados fotógrafos de Sergipe, Osmar Matos era presença garantida nos grandes eventos sociais de Aracaju. As suas lentes fotográficas registraram o glamour de requintados casamentos, pomposas festas de 15 anos e marcantes formaturas de cursos universitários. Aposentado, guarda um inestimável acervo de tudo isso.


Por Onde Anda Você - Osmar Matos

Por César Cabral

Osmar Barreto Matos é um dos seis filhos de João Montalvão Matos, fiscal da antiga Exatoria Estadual, e de D. Judite Barreto Matos. Nasceu no dia 9 de março de 1947, em Simão Dias, Sergipe. 

Iniciou os seus estudos na sua terra natal, nas Escolas Reunidas Augusto Maynard, estabelecimento de ensino fundamental do município. Com a mudança da sua família para Aracaju, em 1963, fez exame de admissão e cursou o ginásio no recém criado Colégio Tiradentes, do professor Jouberto Uchôa, que funcionava na rua Laranjeiras, no centro da capital sergipana.

Fez o curso científico no Colégio Atheneu Sergipense e, em 1972, ingressou na Faculdade Tiradentes, colando grau em Ciências Econômicas na primeira turma formada pela instituição, no ano de 1976.

Estudando à noite, Osmar começou a trabalhar como gráfico na Editora Nascimento, do empresário Carlos Nascimento, localizada na rua João Pessoa. Durante quatro anos, ele deu sequência à profissão que aprendeu em Simão Dias, quando trabalhou como ajudante de tipografia no semanário “A Semana”, de propriedade de José de Carvalho Déda, avô do ex-governador Marcelo Déda.

Enquanto trabalhava na Gráfica Nascimento, em Aracaju, conheceu o fotógrafo Lineu Lins de Carvalho, famoso cliente que costumava imprimir as capas dos álbuns de fotografias que produzia, na referida gráfica. Logo ficaram amigos, pois Lineu gostava do tipo de diagramação que Osmar fazia nas capas dos seus álbuns.

Tempos depois, Lineu inaugurou um novo estúdio fotográfico e convidou Osmar para trabalhar com ele, como diagramador e laboratorista. Durante quatro anos, de 1966 a 1969, os dois trabalharam juntos. Nesse período, Lineu deu uma máquina fotográfica a Osmar para que ele o ajudasse em alguns eventos sociais.

O tempo foi passando e a cada dia Osmar ia aperfeiçoando o seu jeito de fotografar, melhorando constantemente a qualidade do seu trabalho, a ponto de Lineu mandá-lo cobrir eventos simultâneos, como integrante da sua equipe. Não demorou muito, pediu demissão e foi trabalhar no Banco Nacional do Norte, atividade que durou apenas 15 dias. Em pouco tempo, descobriu que ser bancário não era a sua praia e resolveu voltar a dedicar-se à fotografia. 

Foi então que conheceu a linda jovem Selma Oliveira Teles, com quem namorou e casou-se no dia 27 de janeiro de 1973, na Igreja do Salesiano, com as bênçãos do padre italiano Mário Ciciripino.

A esta altura, Osmar já realizava trabalhos fotográficos diversos, como free lance. Incentivado pela esposa, pessoa muito importante no seu crescimento profissional, pois passou a gerenciar com competência a sua atividade, Osmar resolveu montar um laboratório na sua residência, a fim de revelar as suas fotos. A partir daí, os trabalhos aumentaram e o sucesso não demorou a chegar.

No decorrer da década de 70, ele muda o seu laboratório para a avenida Barão de Maruim e, no ano de 1983, inaugura o portentoso Stúdio Osmar, no número 805 da referida e garbosa avenida. O luxuoso e gabaritado estúdio passou a ser ponto obrigatório de elegantes senhoras, de exuberantes meninas-moças que faziam ensaios diante das lentes do famoso Osmar. Também não faltaram renomados e tarimbados políticos que fizeram fotos para material de campanha política por anos seguidos. 

Augusto Franco, João Alves Filho, Antônio Carlos Valadares, Jackson Barreto, Djenal Queiroz, Albano Franco e Marcelo Déda foram clientes do requisitado fotógrafo, cujas fotos oficiais e/ou para material publicitário foram clicadas no Stúdio Osmar.

Fotógrafo bastante premiado, Osmar Matos obteve, em 1966, o primeiro lugar num concurso de fotografias promovido pela JOVREU, entidade que reunia jovens artistas e que era dirigida por Djaldino Mota Moreno e Elias Espinheira. No ano seguinte (1967), participou do Salão Internacional de Fotografias de Bordeaux, na França, com uma foto do músico Carlos Alberto Freire Mendes, baterista dos grupos musicais Os Comanches, Os Vikings e Os Águias. A foto de Mendes, um jovem de longos cabelos loiros e encaracolados até os ombros, ganhou destaque no seleto Salão de Artes da França.

Osmar Matos participou de várias feiras e exposições, sendo premiado no VI Festival de Artes de São Cristóvão. Durante o IV Centenário da antiga capital de Sergipe, fez uma belíssima exposição dos seus trabalhos.

No jornalismo, foi colaborador de vários cronistas sociais fornecendo fotografias para ilustrar os cadernos assinados por Thais Bezerra, Pedrito Barreto, Cristina Souza, Sacuntala Guimarães, Luis (Sissi) Mendonça, Márcio Lyncoln entre outros.

Casado com Selma Oliveira Teles Matos desde 1973 (fará bodas de ouro no dia 27.01.23), tem três filhos (Sérgio, Rachel e Sarah) e três netos (Rafael, Miguel e Gabriel). 

Aposentado, mora há quase cinquenta anos em ampla e confortável casa localizada na rua Porto da Folha, no Bairro Cirurgia, em Aracaju.

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp