Neu Fontes lança livro Som da História, em abril

28/03/2024 11:56


Neu Fontes lança livro Som da História, em abril

Dia 23 de Abril no Museu da Gente as 16:30, o Compositor, Cantor e Gestor Cultural Neu Fontes está prestes lançará seu primeiro livro, intitulado "Som da História". Com uma abordagem única e envolvente, o autor mergulha nas histórias por trás dos discos, shows e nas vidas das pessoas que moldaram e continuam moldando o cenário musical e cultural de Sergipe.

A obra não segue uma ordem cronológica tradicional, mas sim uma organização baseada nas emoções e sentimentos do autor no momento da escolha. Cada artigo é uma fusão da vivência pessoal de Neu Fontes e das pesquisas aprofundadas sobre artistas de destaque. O livro se torna, assim, uma janela para o passado, presente e futuro da música sergipana e brasileira.

Dentre as personalidades exploradas nas páginas de "Som da História", Neu Fontes destaca nomes que se tornaram referências na música popular em Sergipe. Luís Americano, João Mello, Luiz D’Anunciação (Pinduca), João Argollo, Carnera, José Augusto, Edidécio Andrade, Vilermano Órico, Lucinha Fontes, Maria Olívia, Patrícia Polayne, Doca Furtado, Pedro Luan e Joésia Ramos são alguns dos artistas que ganham destaque nas narrativas.

Ao apresentar esses ícones às novas gerações, Neu Fontes enriquece o panorama cultural, resgatando e preservando a rica herança musical. "Som da História" não é apenas um livro, é um convite para uma jornada sonora através do tempo e das memórias que moldaram a identidade musical de povo.

 

Biografia 

Irineu Silva Fontes Junior, mais conhecido como Neu Fontes, nasceu em 30 de abril de 1960, na cidade de Aracaju, Sergipe. Ele é casado e tem três filhas e dois netos.

Neu Fontes iniciou sua educação no Jardim da Infância Dr. Augusto Maynard, seguindo para o Pré-Primário no Colégio Arquidiocesano. Seu ensino primário foi concluído no Colégio Graccho e no Instituto Sagrado Coração de Jesus. No ensino médio, frequentou o Colégio Salesiano e o Colégio Visão. Prosseguiu seus estudos na área de Publicidade e Propaganda na FAZER, completando uma Pós-Graduação em Gestão da Cultura na UFBA. Além disso, buscou aprimoramento em diversas áreas, incluindo cursos em Rádio, Regência e Canto Coral, além de estudos de violão no Conservatório de Música e um curso de Iluminação com Jorginho de Carvalho.

A carreira de Neu Fontes teve início na década de 1980, quando trabalhou na COOPERMUSICA como Diretor de Comunicação. Posteriormente, de 1980 a 1982, atuou como Gerente em empresas familiares, onde se dedicou à representação comercial. Em 1983, ingressou na FUNDAÇÃO ESTADUAL DE CULTURA como Iluminotécnico e Sonoplasta do Teatro Atheneu. No ano seguinte, assumiu o cargo de Diretor Artístico e Produtor no Circo Amoras e Amores.

Nos anos 1990, desempenhou papéis importantes na FUNDESC, coordenando eventos culturais como o Festival Novo Canto e o Festival Nosso Canto de Música Junina, além de projetos como o Gonzagão Forró e Arte. Em 1992, teve destaque na criação e coordenação artística do Aracaju Festival Ponta de Mar.

Neu Fontes também contribuiu para a cultura nordestina coordenando o CANTA NORDESTE para a Rede Globo Nordeste em 1993. Entre 1995 e 1999, ocupou cargos na Secretaria de Estado da Cultura, onde dirigiu o Complexo Cultural Gonzagão e atuou como Assessor de Eventos e Edições Fonográficas, entre outras funções.

Sua trajetória inclui ainda passagens pela Secretaria de Estado da Educação do Desporto e Lazer, onde foi Assessor de Edições Fonográficas, e pela criação e gestão do Estúdio de Gravação Profissional Capitania do Som.

Na virada do milênio, foi Diretor Técnico e Coordenador Geral da FUNCAJU, além de desempenhar funções na Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, onde coordenou projetos como Sergipe é o País do Forró e o Novo Canto.

Entre 2003 e 2005, dirigiu o Teatro Tobias Barreto, consolidando sua experiência na gestão cultural. Mais tarde, na Prefeitura de Laranjeiras, ocupou cargos de destaque, como Secretário Municipal de Cultura e Secretário Adjunto do Turismo, contribuindo para a promoção de eventos culturais e a preservação do patrimônio histórico.

Sua dedicação à cultura sergipana o levou a ocupar importantes posições na Secretaria de Estado da Cultura, onde atuou como Secretário de Estado, coordenou o Encontro Nordestino de Cultura e participou de órgãos como o Conselho Estadual de Cultura e a Academia Aracajuana de Letras.

Mais recentemente, entre 2018 e 2022, contribuiu com sua expertise na Assembleia Legislativa de Sergipe, onde foi Coordenador Cultural da Escola do Legislativo, Diretor de Comunicação e membro da comissão das comemorações dos 200 anos do estado.

Atualmente, em 2023, Neu Fontes continua sua contribuição para a cultura sergipana como membro do Conselho Estadual de Cultura, mantendo-se ativo e engajado em promover e preservar as tradições culturais de sua terra natal.

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp