Por Onde Anda Você: Lucinha Fontes, A Voz de Ouro ABC

22/02/2022 10:50

Por César Cabral


Por Onde Anda Você: Lucinha Fontes, A Voz de Ouro ABC

A mais premiada cantora sergipana, Maria Lúcia Fontes Viana, ou simplesmente, Lucinha Fontes, nasceu em Aracaju no dia 28 de agosto de mil novecentos e tanto (não quis revelar rsss).  Filha caçula do casal João Tilemon Fontes Viana e Lindaura Fontes Viana que teve outros quatro filhos: Helena, Dalva, Ana e David. Quando nasceu, a sua família residia na rua Laranjeiras, próximo ao Hospital Adauto Botelho e, tempos depois, mudou-se para a rua Pernambuco, para, em seguida, residir na rua Goiás, vizinho ao Cine Vera Cruz.

Lucinha iniciou os estudos numa escola municipal que funcionava no prédio que deu lugar à sede do SINDIPEMA, no Siqueira Campos. Depois, transferiu-se para o Educandário São João Bosco, da famosa professora Eulina, onde concluiu o curso primário. Fez exame de admissão para o ginásio na Escola Normal, tendo concluído o curso no Colégio Tobias Barreto.

A sua mãe, D. Lindaura, natural de Lagarto, era muito amiga de Marieta D’Ávila Fontes, mãe da professora Aglaé Fontes de Alencar, e costumava encenar peças teatrais com pessoas da cidade. Nesse período, Lucinha fazia algumas participações e cantava no coral infantil. O dom artístico de Lucinha veio de berço, pois os pais eram vocacionados para a arte, já que o que o senhor Tilenon, era músico e tocava sanfona e violão.

Aos 12 anos, Lucinha Fontes participou de um programa de calouros, comandado por Luiz Trindade, na Rádio Difusora, e ganhou o primeiro lugar cantando a música “Olha Pra o Céu”, de Luiz Gonzaga. Daí em diante, passou a se apresentar constantemente e, quando Trindade se transferiu para a Rádio Cultura levou-a como integrante do seu cast.

Ainda na Rádio Difusora, Lucinha Fontes participou do concurso “A Voz de Ouro ABC”, certame que premiava cantores em todo o Brasil, criado pela Indústria e Comércio ABC S/A que depois passou a ser ABC Rádio e Televisão. Na etapa de Sergipe, em 1963, Lucinha disputou Gravatinha (Agildo Alves), Evaristo Macedo, e tantos outros, obtendo o primeiro lugar cantando as músicas “A Noite do Meu Bem” e “Vida Amargurada”.


Cantando nos palcos da vida, em um shouw apresentado pelo radialista Luiz Trindade.

Vencedora da etapa sergipana, Lucinha Fontes seguiu para São Paulo a fim de participar da finalíssima juntamente com artistas representantes de todas as regiões do país. No ano anterior (1962), Sergipe havia sido representado por Luiz Costa Ouro, o Lourão. Para se ter uma ideia da grandiosidade desse concurso, basta lembrar que em 1960 o paulista Élvio Gobbi superou o mineiro Altemar Dutra. Em 1961, o carioca David de Castro derrubou a mineira Clara Nunes. Em 1962, o paulista Oslain Galvão foi o grande vencedor.

Lucinha Fontes mesmo não obtendo o primeiro lugar ganhou a simpatia e o reconhecimento do seu talento, tantos pelos participantes quanto pelos organizadores do evento. De volta a Aracaju, continuou se apresentando nos programas de rádio e integrando as caravanas que se apresentavam pelo interior sergipano e cidades nordestinas.


Com os compositores Carlos Prado e Hunald Alencar

Em 1969, como integrante do cast da Rádio Cultura de Sergipe, Lucinha disputou e ganhou o concurso “A Mais Bela Voz de Sergipe”, realizado na cidade de Estância, pouco antes do Festival Estanciano da Canção. A Voz de Ouro ABC superou Denilza Miranda, Roberto Alves, e outros.

Naquele ano, foi defender Sergipe em Caruaru-PE, cidade escolhida para sediar o concurso “A Mais Bela Voz do Nordeste”, sagrando-se vencedora de tão importante certame. De posse do imponente título, Lucinha Fontes excursionou pelas principais cidades nordestinas a exemplo de Maceió, Recife, Natal, João Pessoa e Fortaleza, sendo bastante aplaudida por onde se apresentava.


Sendo entrevista por Santos Mendonça e Hélio Fernandes, na Rádio Cultura de Sergipe, nos anos 60.

De volta a Sergipe, carimbou o seu retorno aos palcos com uma belíssima apresentação na cidade de Estância, levada triunfalmente por Luiz Trindade.

Por anos seguidos, Lucinha se apresentou em Festivais de Música e excursionou bastante por Sergipe e pelo Nordeste. Cantou com vários grupos musicais e, durante um bom tempo, fez parceria com a professora Maria Olívia, pianista, sua amiga e mantenedora de um conjunto musical à época. Todavia, nunca cantou profissionalmente em bares ou restaurantes.

O tempo passou e Lucinha Fontes terminou se casando com Wilson, seu namorado na juventude. Convieram por dez anos até que a morte o levou em 09 de junho de 2012, um ano após o falecimento do irmão e companheiro David, que sempre lhe acompanhava nas suas viagens e apresentações.

Cabeleireira, manteve um Salão de Beleza no Siqueira Campos e depois no Conjunto dos Motoristas, atual Novo Horizonte, onde reside atualmente, na rua Luiz Cordeiro de Morais, 908.

Lucinha Fontes, “A Voz de Ouro ABC” e a “Mais Bela Voz do Nordeste” se diz uma pessoa feliz e realizada. Vive na companhia de 10 gatos, seus bichinhos de estimação.

 

 

     

 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp