Coluna Radar 11 de julho de 2020

10/07/2020 19:44

Por César Cabral


Coluna Radar 11 de julho de 2020

Salve a mineira da Bahia

A médica mineira Raissa Soares, que se notabilizou por curar centenas de pessoas da covid-19 usando a hidroxicloroquina, no sul da Bahia, virou celebridade mundial após o presidente Jair Bolsonaro ter declarado que está se tratando com o medicamento e atendendo as recomendações da referida médica. Os principais veículos de comunicação do planeta, sediados nos Estados Unidos, Inglaterra, França, Itália e Portugal imediatamente, passaram a dar destaque ao trabalho da médica brasileira. Por conta disso, Dra. Raissa Soares participou numa só noite de 150 lives transmitidas para todo o Brasil. Por outro lado, o governador baiano Rui Costa (PT), que avalizou a sua demissão do Hospital Luis Eduardo Magalhães, de Porto Seguro, passou mais uma noite em “brancas nuvens”. O motivo da demissão da médica foi o uso da hidroxicloroquina. Que droga!

Segure as pregas, Pastor!

O pastor da Igreja Presbiteriana, Milton Ribeiro, é o novo ministro da Educação. O religioso tem ligações com a Universidade Mackenzie, tem doutorado em Educação registrado no currículo e é uma indicação do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira. Desde que a Portaria foi publicada no Diário Oficial da União, que os “arapongas” estão vasculhando a vida do presbítero.   

É ferro na boneca

O padre Edson Adélio Tagliaferro, da Igreja Católica Vermelha e pároco da cidade de Artur Nogueira-SP, ganhou a fama que tanto procurava ao ver publicado na revista IstoÉ o comentário preconceituoso que fez do presidente Bolsonaro. O padreco, durante uma Missa, trocou o sermão por um discurso de baixo calão, revoltando os fiéis apolíticos e crentes na palavra de Deus. O “religioso”, além de xará do marginal que atentou contra a vida do presidente é da família dos “Tagliaferro”.  Como diziam Os Novos Baianos, “é no gogó, nenen”! 

Aonde a vaca vai

Terminou ontem, (10;07) o prazo para que os pecuaristas encaminhassem para a EMDAGRO a declaração de vacinação dos rebanhos contra a Febre Aftosa, com a devida NF da compra da vacina. A partir de hoje (11/07) o criador que não apresentou a documentação está sujeito a receber algumas sanções como impossibilidade de obter financiamento rural, vender seus animais, etc. Os retardatários que quiserem salvar a pele do rebanho terão que pagar uma “merreca” de multa no valor de R$ 3,04 por animal.

Entrave ambiental

O Brasil precisa, urgentemente, quebrar as amarras que os órgãos ambientais impõem aos setores produtivos que atuam no país. Não se trata, evidentemente, de abdicar da produtividade sustentável. Mas, afastar de vez a imperiosa burocracia que atrasa e emperra o crescimento do agronegócio, principalmente. Os sergipanos que plantam milho, por exemplo, estão na mira de uma Portaria da Adema, tão devastadora quanto a praga do gafanhoto. Incrível!!

Ervas daninhas

Há muito que esses órgãos ambientais dificultam as atividades econômicas, muito mais para agradar às Ongs internacionais do que mesmo para preservar o meio ambiente. Há quem afirme que, pelas regras atuais, nenhum governante conseguiria duplicar a avenida Beira Mar, em Aracaju. O Dr. Paulo Barreto ficaria totalmente frustrado. Não é à toa que querem derrubar o ministro Ricardo Sales, que defende a flexibilização do órgão.

Safra de boatos

Em tempo de eleição os boatos correm soltos, mundo afora. À boca miúda, o que se comenta é que o PSDB bateu o martelo pelo apoio à candidatura da delegada Daniele Garcia, mas com uma condição: sem a presença do senador Alessandro Vieira. Paralelo a esse, correu um outro (boato) dando conta de que a delegada teria desistido e que o candidato seria o Dr. Emerson Ferreira. A “notícia” foi desmentida pelo senador Alessandro. Não é boato.

Água mole...

A Coluna RADAR continua insistindo: se o sistema eleitoral brasileiro é, realmente, seguro, nada mais oportuno do que o Tribunal Superior Eleitoral avançar um pouco mais nessa modernidade, aprimorando o processo para permitir que o eleitor, já em 2022, vote em casa, utilizando o seu celular. Simples e seguro, tal qual uma operação bancária, provocaria uma economia de milhões e milhões de reais, além de dispensar mesários, auxiliares de mesários, ajudantes de juízes, segurança, lanche e a repetida utilização de bens móveis e imóveis públicos e privados. A ideia é de graça!

Pelas conversas

Um grupo de empresários, almoçando em um restaurante localizado próximo à ponte de Propriá (BR-101), foi unânime em afirmar que o médico Valberto Oliveira está muito bem cotado para ganhar as eleições para prefeito. Todavia, todos concordaram que se Luciano de Menininha resolver ser candidato dificilmente perderá a eleição. No momento, Luciano tem 99% de possibilidade de sair candidato.

A tendência é essa

A conclusão que se chega é que Luciano fez uma administração austera e organizou a cidade, diferentemente do todos que lhe sucederam. O Dr. Valberto Oliveira tem a seu favor o melhoramento da pasta da saúde, enquanto foi Secretário de Estado. Luciano teve uma conversa bastante demorada com Orlando Melo (PSB), Orlando do Tênis, o principal articulador da campanha do atual Iokanaan Santana. Em Propriá, a disputa será entre Luciano e Valberto. 

Sarapatel apimentado

O deputado federal João Daniel (PT) colocou bastante pimenta no sarapatel de coruja que envolve a reeleição do prefeito Edvaldo Nogueira e a candidatura própria do Partido dos Trabalhadores. O deputado se manifestou publicamente pelo apoio ao prefeito Edvaldo Nogueira enquanto Márcio Macedo, candidato do PT à prefeitura de Aracaju, desceu a lenha no episódio do Hospital de Campanha da capital. O filho do deputado, Camilo Lula, continua como Assessor de Gabinete do prefeito e, dizem, pode voltar a ser vereador, ainda neste mandato, pelas mãos de Edvaldo Nogueira. Como diz o velho deitado, “política é arte do cão”.

Mano a mano

O irrequieto advogado Nelson Araújo, candidato a vereador de Aracaju pelo DC, está “por aqui” com o irmão, Chiquinho Boaventura, por ter sido nomeado no último dia 1º de julho para o cargo de Assessor Especial I, da Secretaria Municipal de Esportes, de Riachão do Dantas. Nelson só acredita porque anda com o Diário Oficial na mão e, indignado, mostra para todo mundo. Política no interior tem dessas.

Valeu, boi

A oposição em Porto da Folha continua apostando na vitória do candidato a prefeito, Dr. Júlio. Jogam todas as fichas num suposto elevado índice de rejeição do atual prefeito, Miguel de Doutor Marcos. Segundo o ex-prefeito Manoel de Rosinha (PT), na próxima quarta-feira (!5/07), o advogado do grupo dará a segurança jurídica que garante a candidatura do também ex-prefeito, Dr. Júlio.

Descendo a ladeira

Quem, algum dia, poderia imaginar que a poderosa Rede Globo de Televisão passasse os maus bocados que está amargando nos últimos tempos? De sã consciência, acredita-se que nenhum fariseu. Pois bem. Desde que o Governo Federal (Bolsonaro) fechou as torneiras que o “plin-plin” anda meio que engasgado. Depois de demitir significativa parte dos seus jornalistas e atores, a emissora perdeu as finais do campeonato carioca, está com a exclusividade da Copa do Mundo ameaçada e já anunciou que não dará dinheiro para as Escolas de Samba (do Rio e São Paulo), jogando no mato a exclusividade da cobertura do carnaval. Há quem diga que outras dificuldades já estão batendo à porta da emissora, que já sente falta de “respiradores” durante a pandemia. 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp