Coluna Radar 26 de setembro de 2020

25/09/2020 21:00

Por César Cabral


Coluna Radar 26 de setembro de 2020

A ignorância que atravanca

A prefeitura de Aracaju está executando um importante serviço de reordenamento das avenidas Hermes Fontes e Adélia Franco, colocado nova camada de asfalto, implantando corredor exclusivo para ônibus e facilitando os seus acessos através das vias transversais e perpendiculares. Como se trata de um dos principais corredores de tráfego, tais intervenções vão tornar o trânsito mais célere, facilitando a vida dos aracajuanos. O projeto, estudado tecnicamente por engenheiros de trânsito, prevê a implantação de mão única nas ruas Nestor Sampaio e Nelson Hungia/Abgail Ferreira Ramos a fim de facilitar, sobremaneira, a interligação entre a Hermes Fontes e a popularíssima avenida Rio de Janeiro, além de evitar os costumeiros e estressantes “engarrafamentos” nas citadas ruas.

A ignorância que atravanca 2

Para não perder o costume (e para variar), como sempre acontece, eis que apareceram uns quatro “gatos pingados” que, por não terem coisa melhor para fazer, foram protestar contra a implantação da mão única na Nestor Sampaio, esquecendo-se, esses “felinos”, do benefício que a medida causará a todos que por ali trafegam. Já está provado por a+b vezes c, que toda via com mão única dá fluidez ao trânsito. Infelizmente, os tais protestantes preferem ficar sentados na calçada, nos fins de tarde, se divertindo com o estresse de quem pega engarrafamentos que vão desde a Francisco Moreira até a Hermes Fontes. Literalmente, estão na contramão de uma via, infinitamente, preferencial. 

Hoje é o último dia

Termina neste sábado, dia 26 de setembro, o prazo para que os partidos políticos e as coligações solicitem à Justiça Eleitoral o registro dos seus respectivos candidatos a prefeito e a vereador. Vale salientar que os requerimentos podem ser enviados até às 8h, via internet, ou entregues presencialmente nos cartórios eleitorais até as 19h. 

Fique de olho

Os candidatos que tiveram os seus nomes escolhidos em convenção partidária e, por acaso (ou propositadamente) não tiveram os seus nomes incluídos nos requerimentos de registo junto ao TRE, emitidos pelo partido ou coligação, têm até o dia 1º de outubro para, individualmente, requerer à Justiça Eleitoral a inclusão dos seus nomes. Não custa nada ficar de olho pois esse filme de vez em quando entra em cartaz. Desde o tempo dos cinemas Vera Cruz, Vitória e Rio Branco. 

Fique de olho 2

Para concorrer a cargos de prefeito ou vice-prefeito, o candidato precisa ter 21 anos. Já para disputar uma vaga de vereador, deve ter 18 anos. É importante lembrar que a idade mínima para ocupar o cargo é verificada tendo como referência a data da posse. No caso de prefeitos e vereadores toma-se como referencial o dia 1º de janeiro de 2021. Nesse dia, todos os eleitos somente poderão tomar posse se tiverem completado a idade mínima exigida.

Chapa quente

A chapa esquentou na Ilha de Santa Luzia, nos últimos dias. Tudo porque um conhecido publicitário foi escanteado da campanha do candidato do prefeito, Ailton Martins (MDB) e alardeou pela Ponte Construtor João Alves que iria abrir o bico e contar certos segredos não tão republicanos envolvendo Tinho Martins, sobrinho do alcaide. Depois de muita conversa, o publicitário caiu na “real” e foi reintegrado à campanha de Alberto Macedo, candidato apoiado pelo prefeito. De vez em quando, a Barra dos Coqueiros se transforma numa “ilha da fantasia”.

Boa notícia

A partir do próximo dia 1º de outubro, a prefeitura de Cedro de São João irá depositar todo lixo produzido no aterro sanitário da Estre Ambiental. Até então, todo esse material estava sendo encaminhado para o lixão de Telha, com quem dividia a administração dos resíduos. Espera-se que o prefeito de Telha, Flávio Dias, siga o exemplo de Neudo Alves, prefeito do Cedro, a tome idêntica providência. O povo e o rio São Francisco ficarão agradecidos.  

“Ô de casa!”

Está demorando quase quatro anos para a Justiça apurar uma suposta compra de votos nas eleições de 2018, em Tobias Barreto. Ontem, sexta-feira 25/09, a Polícia Federal bateu na porta de três suplicantes que foram acordados de supetão. Se a PF der um “rolé” na feira da Coruja, que acontece na noite e madrugada de domingo para a segunda, quem sabe se, com um pouco de sorte, não descobre compra de votos para a eleição deste ano? 

Caso antigo

Na eleição de 1994, o então governador Belivaldo Chagas (PSD) era candidato pelo PSB, de Valadares, e ficou na suplência, em virtude de uma “armação” feita na apuração (manual) dos votos, em Tobias Barreto. O galeguinho pediu recontagem e o TRE negou. Em recurso ao TSE, Belivaldo teve o pedido aceito e, na recontagem, conseguiu garantir o mandato outorgado pelo povo

Menino boçal

Durante a votação do pedido de intervenção do Estado no município de Canindé de São Francisco, na quinta-feira 24/09, o jovem deputado Rodrigo Valadares (PTB) viajou na maionese e, ao votar contra o decreto, assinou um atestado de imaturidade política e revelou ser péssimo aluno na matéria Conhecimentos Gerais. Isto porque, justificou o seu voto sob a alegação de que não conhecia nada sobre o técnico Edgard Mota, escolhido interventor. 

Menino boçal 2

Ora, nenhum brasileiro vivo da atualidade conheceu Pedro Álvares Cabral. Mas, com certeza, todos conhecem o seu feito. Pelo menos um, que o consagrou. Se o garoto tivesse o cuidado de perguntar ao porteiro da Casa Legislativa, certamente, teria recebido uma informação convincente para fundamentar melhor o seu voto. Edgar tem uma invejável folha de serviços prestados ao Estado, inclusive no Governo do seu tio-avô, Antônio Carlos Valadares, que fez um bom governo graças à sua competente equipe técnica. Baixe a bola, menino!

Sob nova direção

Desde ontem, sexta-feira 25/09, que o município de Canindé de São Francisco está sendo administrado pelo interventor Edgard Mota. Um da após ter o seu nome aprovado pela Alese, ele se dirigiu para o sertão e sentou na cadeira que até então estava sendo ocupada por Ednaldo Vieira Barros, o Ednaldo da Farmácia. O interventor tem até o dia 31 de dezembro para concluir o saneamento das falhas administrativas citadas no relatório do TCE.

Fatalidade

Ednaldo da Farmácia foi eleito vice-prefeito na chapa liderada por Orlandinho Andrade, que faleceu no início do mandato em 2017. Orlandinho era um líder admirado por todos e fez gestões muito bem avaliadas pelos canideenses. Para tanto, contava na retaguarda com o seu irmão, Kaká Andrade, que era responsável pela organização administrativa e financeira do município. Foi graças a austeridade de Kaká que Orlandinho conseguiu executar várias obras e estender programas sociais para os menos favorecidos. Kaká é candidato a prefeito e, em tempos de intervenção, traz no seu currículo o diploma de gestor altamente qualificado.

Sérgio Reis não é candidato

Ontem, sexta-feira 25/09, penúltimo dia para o registro de candidaturas a prefeito e vereador junto ao Tribunal Regional Eleitoral, o candidato Sérgio Reis anunciou, através das redes sociais, que estava retirando a sua candidatura a prefeito de Lagarto e colocando o seu irmão, deputado federal Fábio Reis (MDB) em seu lugar. Em nota, Sérgio disse que “forças ocultas” de Lagarto atuaram em Brasília e impediram que ele continuasse a sua caminhada.

Profecia de Cabo Zé

Ao saber da notícia, José Raimundo Ribeiro, o famoso Cabo Zé, histórico adversário do grupo denominado Saramandaia, soltou intermináveis gargalhadas e disse que essa pedra ele já havia cantado há muito tempo. Segundo o Cabo, Sérgio sabia, desde o início doa no, que não poderia ser candidato por estar inelegível. “Ele tentou, mais uma vez, enganar o povo”, disse Cabo Zé, que é defensor da candidatura do sobrinho Jorge Ribeiro Prata, do Podemos. 

Amigo do peito

Um deputado da Câmara da Argentina foi flagrado beijando os seios da esposa, durante uma sessão virtual da Casa Legislativa. O fato aconteceu na última quinta-feira (24/09) e o vídeo viralizou pelos pampas. O nome do parlamentar é Juan Emílio Ameri que agora está correndo sério risco de ser cassado. A defesa do “Don Juan” alega que o beijo foi dado, apenas, para comemorar os implantes mamários que a madame havia feito, há dez dias, e que o deputado não percebeu que estava ao vivo. Pode ter havido falta de decoro, mas, nunca falta de categoria do beijoqueiro. 





Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp