Coluna Radar 07 de novembro de 2020

06/11/2020 23:14

Por César Cabral


Coluna Radar 07 de novembro de 2020

Deu na Telha

Um caso bastante inusitado acontece, este ano, nas eleições municipais do pequeno município sergipano de Telha, localizado às margens do rio São Francisco. É que pelo Censo Demográfico produzido pelo IBGE, o município possui, em 2020, 3.249 habitantes, apenas 292 a mais do que as vivas almas que lá moravam no ano de 2010, que somavam 2.957. Ocorre que, este ano, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, 3.424 eleitores estão aptos para votar no dia 15 de novembro próximo. Daí, se deduz que 175 eleitores não moram na localidade. Curiosamente, eleição na Telha é igual ao famoso Jogo de São Severino, onde se joga homem, mulher e menino. 

Saindo pelo ladrão

A expressão “saindo pelo ladrão” é usada para exemplificar que o quantitativo de alguma coisa está transbordando do seu recipiente. Pois bem. No caso acima, pode-se dizer, sem medo de errar, que, em Telha, tem eleitor saindo pelo ladrão. Esse contingente excedente mora em diferentes cidades e irá lá, dia 15, apenas para eleger esse ou aquele candidato. De boa, nas barbas da Justiça, como se fosse tudo normal. 

Concurso investigado

O Ministério Público Estadual recebeu, aproximadamente, duzentas denúncias de candidatos que se dizem prejudicados com a desorganização do concurso público realizado pela prefeitura da Barra dos Coqueiros. Atraso do horário de início das provas, descumprimento de normas sanitárias para evitar a covid-19 e uso de aparelho celular por candidato dentro do local da prova foram algumas das reclamações apresentadas à promotora Ana Paula Souza Viana, que está analisando o caso. O concurso teve cerca de 70 mil candidatos que disputam as 586 vagas ofertadas pela prefeitura. Uma barra!

Notificação

O CEBRASPE -Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos- (nome bonito) já foi notificado pela 1ª Promotoria de Justiça da Barra dos Coqueiros e terá 10 dias para apresentar esclarecimentos à Ouvidoria do Ministério Público Estadual, sobre as denúncias apresentadas.

Nova Mesa

O Pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe, elegeu, durante a sessão da última quarta-feira, 04/11, a nova Mesa Diretora que vai gerir a Corte no biênio 2021/23. Por aclamação, foram eleitos, para presidente, o Desembargador Edson Ulices; para Vice-presidente, a Desembargadora Ana Lúcia Freire de Almeida dos Anjos e para Corregedor Geral de Justiça, o Desembargador Diógenes Barreto. Já o Desembargador Luis Mendonça foi reconduzido ao cargo de Ouvidor Geral.

Mãos à obra!

A Câmara Municipal de Aracaju aprovou a redução das férias dos vereadores, ou seja, o período do chamado recesso parlamentar. A medida reduz de 93 para 37 dias, apenas. Quem for eleito este ano irá trabalhar mais e descansar muito menos. 

Apoio de peso

O dono do Grupo Maratá, ex-deputado estadual José Augusto Vieira, entrou de vez na campanha de reeleição da prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro (SD). Quando faltavam, exatamente, 10 dias para a eleição, Vieira colou adesivo no para-brisa do seu carro numa demonstração de que não está para brincadeira. José Augusto Vieira é casado com uma tia do candidato a prefeito, Fábio Reis (MDB), e sempre apoiou o grupo dos Saramandaia, por questões familiares. Este ano, entretanto, poderá fazer a esperada diferença para a reeleição de Hilda Ribeiro. Bola pra frente!

Novos tempos

Recentemente, o deputado federal Gustinho Ribeiro (SD) disse que Lagarto vive um novo momento na política, onde uma nova geração substitui os antigos e históricos adversários. Nessa nova temporada, ao que tudo indica, o seu grupo caminha para largar na frente. Quem viver, verá.

Calma, gente!

Não é agora que o governador Belivaldo Chagas (PSD) vai nomear o novo procurador-geral do Estado. Em cima da sua mesa já está a lista tríplice contendo os nomes dos três mais votados na eleição realizada pelo Ministério Público Estadual. Pela ordem, Manoel Cabral Machado Neto (80 votos), Etélio de Carvalho Prado Júnior (72 votos) e Nilzir Soares Vieira Júnior (71 votos). Belivaldo somente assinará o Decreto de nomeação após as eleições municipais e não, necessariamente, é obrigado a escolher o mais votado. 

Pouso forçado

Como Paulo Afonso-Ba não tinha condições para o pouso da aeronave presidencial, Jair Bolsonaro acabou fazendo escala em Aracaju, antes de seguir, de helicóptero, para Piranhas-Al, na quinta-feira, 5/11. Imprevisível, Bolsonaro atravessou a rua à pé e foi comer um pastel na lanchonete Shalon. Foi o bastante para que o empreendimento, bastante simples, se tornasse conhecido, nacionalmente. Agora, muitos passageiros, antes de embarcar, fazem uma boquinha no local, aumentando, consideravelmente, o lucro da proprietária. 

Só você não vê

Contrariando aqueles que dizem que a campanha de Márcio Macedo (PT) está sendo um fiasco, a vice-governadora, Eliane Aquino (PT) tem uma visão totalmente diferente e otimista. Para ela, Aracaju “avermelhou”, de vez, referindo-se ao crescimento da campanha petista. Os ainda “incrédulos” acreditam que a moça precisa ir, urgentemente, a um oftalmologista, pois, avaliam, que além de trocar as bolas, ela está trocando as cores.

Quebra-molas

São inúmeras as reclamações por conta do excessivo número de quebra-molas instalados nas rodovias estaduais, em Sergipe. Para se ter uma ideia, na Rota do Sertão, até chegar a Canindé de São Francisco, o viajante tem que passar por cima de uns 120 redutores. Só dentro da cidade de Ribeirópolis, são 19. Quebra-molas no interior já serve até de referência para endereços residenciais. Para informar onde mora, muita gente dá a localização dizendo... “moro ali, bem pertinho do quebra-molas”. Alô DER, vamos trabalhar?

Uma sugestão

Como o quebra-molas é um recurso para evitar acidentes, do jeito que estão sendo colocados, a sua função está sendo inversa, pois está pondo em risco a vida dos condutores e passageiros, uma vez que a sinalização é precária e muitos deles são feitos nas coxas, sem critério nenhum. Seria interessante que o DER colocasse frisos no asfalto a cada 150 metros antes desses equipamentos, para melhor alertar os motoristas. Fica a dica.

E tudo deu em nada

Ao que tudo indica, não deu em nada aquele flagrante, mostrado pelas redes sociais, em que o Padre Inaldo, candidato à reeleição em Nossa Senhora do Socorro, dá dinheiro a uma eleitora e promete quitar o seu cartão de crédito. Do crime eleitoral praticado de forma escancarada pouco se sabe e dele não se tem mais notícia. Até parece que a batina do padre é de aço, pois nada lhe atinge. 

Haja caridade

Está dando muito o que falar a decisão do Tribunal de Contas de Sergipe em fazer uma rigorosa fiscalização no convênio firmado pela prefeitura de Laranjeiras e a Associação de Caridade que mantém um hospital na cidade de Lagarto. A decisão da Corte de Contas decorre de informações divulgadas pelo site NE Notícias, indicando um suposto prejuízo aos cofres da prefeitura de Laranjeiras em torno de R$ 10 milhões. O TCE vai trabalhar em sintonia com o DEOTAP, Departamento da Polícia Civil de Sergipe, especializado em investigar desvio de recursos públicos. Em Lagarto e em Laranjeiras não se fala em outra coisa. 

Papa na língua

O Papa Francisco admite a união entre pessoas do mesmo sexo, mas, não aceita que o padre case uma mulher. Interessantes, são algumas atitudes do sumo pontífice. Recentemente, andou se manifestando acerca das queimadas na Amazônia enquanto várias igrejas eram queimadas, no Chile. Calado estava, assim ficou. Não deu um pio, sequer. Que saudade do Pio XII.

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp