Cortejos abrem celebrações do 36° FASC nas ruas de São Cristóvão

14/11/2019 22:16


Cortejos abrem celebrações do 36° FASC nas ruas de São Cristóvão

As ruas da cidade histórica já começaram a ser tomadas pela energia do 36° Festival de Artes de São Cristóvão (FASC). Na tarde desta quinta-feira (14), a Cidade Mãe foi palco dos cortejos que animaram sancristovenses e visitantes. Um dos destaques deste primeiro dia foi a presença da ‘Banda CAPS’, composta por pacientes e funcionários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) João Bebe Água (Bairro Rosa Elze) e Valter Correia (Bairro Divinéia, Sede).

Esta foi a primeira vez que a banda fez parte da programação do FASC, e segundo a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial de São Cristóvão, Stefanie Silva Vieira, esta é uma forma de mostrar que é possível melhorar a qualidade de vida dos usuários através das ações do CAPS. “Nosso trabalho busca trazer essa autonomia, independência, falar que é possível melhorar a qualidade de vida através dessas ações que fazemos diariamente. Trazer nossa banda para o FASC é uma forma de tirar esse preconceito, o estigma dos usuários que frequentam o CAPS, e é com grande alegria que apresentamos isso, chamando os usuários, profissionais e a população em geral para fazer parte da nossa banda”, apontou a coordenadora.

O cortejo da ‘Banda CAPS’ sancristovense também contou com a participação do CAPS do Distrito Federal. A união das equipes da saúde mental de Sergipe e Brasília tem o intuito de promover a integração entre os pacientes atendidos nas duas localidades, buscando a inserção social de ambos. “No ano passado recebemos o convite de participar e começamos a sensibilizar algumas pessoas para trazer suas artes para cá. Fizemos uma vaquinha para chegar aqui, buscamos vender essa ideia para chegar até aqui, fizemos essa articulação com o CAPS de São Cristóvão para poder futuramente estar trocando mais ideias e trabalhos”, destacou Éverton da Silva Santos, nutricionista do CAPS do Distrito Federal.

Durante todo o FASC serão realizados 17 cortejos, entre filarmônicas, grupos folclóricos e de percussão, e outras representações artístico-culturais do estado. Ainda na programação da tarde desta quinta, animaram o cortejo a lira sancristovense, encontro de filarmônicas sergipanas, dentre outras.

Parcerias

O FASC conta com o apoio da RR Conect, Progresso, Thalu Esportes, Planeta Limpo e Água Mineral Imperial, além dos patrocínios da Jaguar, Stanza, Vitória Transportes, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Sergipe (ABIH) e Instituto Banese. O evento também conta com a parceria da Fecomércio SE, SESC/SENAC, Funcap, Governo do Estado de Sergipe, Universidade Federal de Sergipe, Governo Federal e Caixa Econômica Federal. A Realização é da Prefeitura de São Cristóvão.

Fonte: Ascom

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp