São Cristóvão participa de Missão de Benchmarking em Portugal

21/11/2019 20:27


São Cristóvão participa de Missão de Benchmarking em Portugal

Com o intuito de estruturar os centros de interpretação turística dos sítios culturais do patrimônio mundial no Brasil, o Ministério do Turismo e o IPHAN convocaram representantes de diversas cidades brasileiras, que possuem monumentos tombados, para participares da Missão de Benchmarking, que consiste em visitações aos mais importantes espaços turísticos de Portugal. A diretora de turismo da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact), Fabiana Almeida faz parte da comitiva, e nos próximos dias participará de uma vasta programação, que pretende provocar uma imersão na cultura portuguesa. 

A Missão de Benchmarking aos Centros de Interpretação Turística em Portugal tem como foco trazer subsídios para que as administrações locais, diretamente envolvidas com os sítios brasileiros, elaborem estratégias de fomento à instalação de centros de interpretação turística nos 15 sítios declarados Patrimônio Mundial no Brasil. A ação deverá propiciar à delegação brasileira o acesso ao conhecimento de iniciativas de interpretação de sítios portugueses inscritos na Lista do Patrimônio Mundial e de relevância para o Estado português e da gestão existente nessas localidades em prol do Turismo Cultural, como referências para orientar o estabelecimento de estratégias semelhantes para o caso brasileiro. 

Na lista de experiências que o grupo visitará estão: o Centro Histórico do Porto (Declarado Patrimônio Mundial em 1996), os Sítios de Arte Rupestre do Vale do Côa e Siega Verde (Declarado Patrimônio Mundial em 1998), a Região Vinhateira do Alto Douro (Declarado Patrimônio Mundial em 2001) e o Centro Histórico de Guimarães (Declarado Patrimônio Mundial em 2001). “São Cristóvão foi o único município de Sergipe convidado a integrar esta comitiva. Essas visitas servirão para que nós conheçamos o funcionamento dos sítios patrimoniais portugueses, tanto do Porto quanto de Portugal. Na ocasião vamos observar como essas pessoas trabalham todo o turismo e a forma de condução dos sítios. Essa missão é pra que a gente perceba as ações e que possamos multiplicar esse conhecimento dentro da cidade de São Cristóvão”, informou a diretora de turismo de São Cristóvão, Fabiana Almeida. 

Portugal contém um patrimônio cultural milenar que perpassa por períodos que vão da pré-história até a atualidade. O País tem uma estrutura organizacional institucional dedicada ao Patrimônio Cultural similar à estrutura do IPHAN, que é a Direção Geral do Patrimônio Cultural (DGPC), instância que integra o Ministério da Cultura português, e a Direção Regional de Cultura do Norte. Ao longo dos últimos anos, Portugal implantou centros de referência e interpretação de Sítios Históricos que são exemplares, e reconhecidos internacionalmente. 

“A viagem vai promover aos vários gestores dos sítios patrimoniais no Brasil o conhecimento da experiência portuguesa, que já desenvolve em seus sítios patrimoniais declarados um trabalho voltado para o turismo. Essa viagem é importante para que todos troquem informações, experiências, para que possamos fomentar no Brasil esse tipo de equipamento que é tão importante para a promoção turística”, pontuou o diretor de departamento e operação e fomento do Iphan, Marcelo Brito. 

Vale frisar que a Missão de Benchmarking faz parte da execução do plano de metas estabelecidas em reunião entre IPHAN e o Ministério do Turismo, onde foram apresentadas 10 metas que serão realizadas no contexto do Ano do Patrimônio + Turismo, em 2019. O Ano Patrimônio + Turismo é fruto do Acórdão do TCU nº 3155, decorrente de auditoria realizada no Ministério do Turismo, cujo objetivo foi de avaliar as prioridades na alocação dos recursos federais descentralizados aos municípios, recomendou a elaboração em conjunto entre Ministério do Turismo, Ministério do Meio Ambiente, o então Ministério da Cultura/IPHAN e demais órgãos afins, de uma Política Nacional de Gestão do Patrimônio Mundial. 

Segundo a diretora de ordenamento turístico do Ministério do Turismo, Silvana Nascimento, a missão (a viagem) é importante justamente pela experiência que os gestores estão vivenciando e que vão levar para o Brasil, e aplicar na promoção de seus sítios patrimoniais mundiais. “O Brasil tem muito a crescer com isto, pois a experiência de Portugal é inédita para todos nós”, concluiu. 

*Com informações do IPHAN.

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp