São Cristóvão integra programação das exposições Art In África e Orixás do Axé Ilé Obá Abassa Ode Bamire Oba Fanidê

21/11/2019 20:38


São Cristóvão integra programação das exposições Art In África e Orixás do Axé Ilé Obá Abassa Ode Bamire Oba Fanidê

Até o dia 30 de novembro, no Espaço Zé Peixe, o público poderá visitar as exposições Art In África e Axé Ilé Obá Abassa Ode Bamire Oba Fanidê, enquanto programação alusiva ao Dia da Consciência Negra (celebrado dia 20 de novembro). As peças que compõe o acervo são oriundas de terreiros do Estado e também do colecionador Guga Viana, e podem ser visitadas diariamente, das 7h às 19h. São Cristóvão estará representado através das roupas pertencentes Axé Ilé Obá Abassa Ode Bamire Oba Fanidê, terreiro localizado no Rosa Elze.

“O convite veio da amizade que tenho com Guga Viana, que nos pediu que levássemos as ferramentas do Axé pra exposição. Como trabalho na Coordenação de Igualdade Racial de São Cristóvão, que está dentro da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact), achei interessante vincular a participação à gestão, como forma de fortalecer o trabalho que realizamos no município, mostrando essa união com Aracaju, sempre enaltecendo nosso papel de luta em prol da igualdade racial”, disse Acácia Maria dos Santos.

Guga Viana, que morou em 15 anos na África, possui um acervo de três mil peças reunidas dos países africanos. As exposições contam com peças de tecelagem, estatuas e esculturas, além de artefatos e roupas. “Trouxe essa coleção para o Brasil e nós estamos apresentando para o público sergipano para dar informação e proporcionar outro nível de conhecimento sobre o continente africano, sem esquecer que temos grande parcela da nossa cultura e da nossa ancestralidade oriundas de lá”, contou Guga Viana.

Acácia contou que as vestimentas representam Exú, Ogum, Oxum e Yemanjá. “Trouxemos as roupas como forma das pessoas conhecerem as cores, o que elas representam e a riqueza dos detalhes”, frisou Acácia Maria dos Santos.7

Fonte: Ascom

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp