Prefeitura de São Cristóvão inaugura Centro de Especialidades

15/01/2020 11:15


Prefeitura de São Cristóvão inaugura Centro de Especialidades

A população de São Cristóvão ganhou nesta terça-feira (14), mais um equipamento para os cuidados com a saúde. Isto porque, na manhã de hoje foi inaugurado no bairro Rosa Elze, o Centro de Especialidades Lurdes Vieira Araújo. Localizada na Rua Horácio de Souza Lima, N° 156, o espaço conta com serviços de especialidades médicas e não médicas, e demandou um investimento de R$ 104.940,16.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Marcos Santana destacou os avanços que a saúde do município vem conquistando nos últimos anos, ressaltando a importância do trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em prol dos moradores da cidade. “Esse é um momento muito importante para nós, onde entregamos esse novo equipamento para a comunidade. Este equipamento simboliza o resgate ao respeito à cidadania, ao serviço público nessa cidade no que toca a área da saúde e que não existia na cidade. Nós estamos fazendo uma revolução na saúde em São Cristóvão, assim como estamos fazendo na educação, assistência social, e em todas as políticas públicas do município”, afirmou o gestor.

De acordo com a secretária de saúde, Fernanda Santana, a SMS tem trabalhado para potencializar a Atenção Primária à Saúde e o Centro funcionará como suporte a esse serviço. “O Centro de Especialidades é uma unidade que vai prestar serviços ambulatoriais, e, portanto, complementar aquilo que já é ofertado nas unidades de saúde, e tem por objetivo fazer a integralidade do sistema e a integralidade da assistência à saúde da população. Para nós é um momento de realização. Esse é o primeiro Centro que entregamos e ainda neste primeiro semestre estaremos entregando o Centro de Especialidades do Centro Histórico, que será especializado em reabilitação física e não física”, declarou.

Atenção especializada

O Centro de Especialidades Lurdes Vieira Araújo funcionará das 07h às 16h, de segunda a sexta-feira, contando com os seguintes especialistas: pediatra, fonoaudiólogo, psiquiatra, psicólogo, médico ultrassonografista, oftalmologista e ginecologista. Segundo a coordenadora da Atenção Especializada, Ingrid Santos, a população continuará tendo como referência às unidades de saúde. “O médico da atenção básica vai atender os pacientes nas unidades de saúde, e quando necessitar de algum encaminhamento ele irá referenciar o paciente para Centro de Especialidades, que será atendido aqui e retornará com a conduta do médico especialista”, explicou.

“Tudo ocorrerá por meio da Atenção Básica. O paciente passará por uma avaliação com o médico na unidade de saúde e vem para o Centro onde terá todo o suporte necessário. Antes boa parte desses pacientes precisava ir para outros municípios para buscar o serviço, e agora não será mais necessário”, reforçou a gerente do Centro, Ana Cristina Acioli.

Para a médica especialista em pediatria, Acla Talita Lima, o trabalho dos profissionais será qualificado, gerando melhor atendimento e resolubilidade dos casos. “Antes nós tínhamos um atendimento fragmentado, então em alguns casos nós tínhamos o desejo de discutir com outros profissionais sobre o assunto e não era possível, e agora nós poderemos fazer uma ação integrada em prol do usuário, buscando uma melhor solução para os usuários que precisam do serviço. Isso sem dúvidas vai melhorar os indicadores de saúde”, acrescentou.

Presenças

A cerimônia de inauguração contou com a presença do vice-prefeito Adilson Júnior e dos vereadores: Rafael Oliveira, Edson Pereira, Vanderlan Correia, Nal do Maria do Carmo e Regis do Rosa Maria.

Fonte: Ascom PM São Cristóvão

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp