Curiosidades e fatos: Museu Histórico de Sergipe completa 60 anos

04/03/2020 19:20


Curiosidades e fatos: Museu Histórico de Sergipe completa 60 anos

Nesta quinta-feira (5), o Museu Histórico de Sergipe (MHS) celebra 60 anos de existência. Trata-se de um marco na vida cultural sergipana, sendo referência para museus do Brasil inteiro, justamente por reunir um acervo valiosíssimo sobre o patrimônio cultural do Estado. Foi criado em 1960 e apresenta linhas arquitetônicas no estilo barroco. Antigo Palácio do Governo Provincial, o local já serviu como: cadeia, hospital e escola, e até hoje carrega a identidade de seus curadores, os irmãos Junot Silveira e Jenner Augusto.

 Fundado pelo governador Luís Garcia, o MHS compôs seu acervo inicialmente, a partir de doações feitas pelos próprios sergipanos, e também de aquisições do governo. Os jornais da época solicitavam que os sergipanos doassem objetos que tivessem relação direta com a formação cultural e artística do Estado, por exemplo. Vale pontuar que essa forma de montar o acervo se classificou como um ato inovador.

“Temos que comemorar este feito e celebrar também a memória de José Augusto Garcez, o sancristovense tido como mentor deste projeto, de salvaguardar a nossa história. Garcez é considerado o primeiro museológico e colecionador de Sergipe. O acervo do Museu Histórico de Sergipe é composto por móveis dos séculos XIX e XX, quadros artísticos variados, bustos de personalidades sergipanas, coleções de moedas, medalhas, louças, objetos antigos, que marcaram a trajetória de Sergipe desde o período colonial”, disse o historiador, Adailton Andrade.

Ao todo, o MHS oferece 13 salas para visitações, sendo alguns espaços permanentes e outros temporários (com exposições itinerantes). A sala exclusiva composta por peças sobre o Cangaço (contendo punhais, utensílios e roupas) pode ser classificada como uma das mais visitadas. Outra área que também chama a atenção ao visitar o MHS é o espaço dedicado à obra do pintor sergipano Horácio Hora (que estudou e viveu em Paris), sendo um dos pintores brasileiros mais conhecidos do mundo, por seus trabalhos relacionados ao Romantismo. “Sua obra mais destacada, a pintura intitulada “Ceci e Peri” é uma homenagem ao romancista José de Alencar, em seu romance “O Guarani”. É interessante destacar que Horácio Hora utilizou nesta obra elementos de sua própria vida, tais como o cenário e, até mesmo, a imagem de sua irmã para representar Ceci”, informou o historiador.

Outro detalhe sobre Horácio Hora, que pode ser visto no MHS, foi o desenho em grafite feito por ele retratando o assassinato de Maria da Conceição, onde o autor do crime, o desembargador José Cândido Pontes Figueroa, seu amante, usou requintes de crueldade para executá-la. O caso chocou o Brasil, tanto que Horácio Hora desenhou, em estilo revista em quadrinhos, o passo a passo do ocorrido. A riqueza dos detalhes chama atenção dos visitantes.

Curiosidades sobre o Museu Histórico de Sergipe

 

A primeira Composição Expográfica do MHS foi realizada pelo renomado artista plástico, Jenner Augusto (dando ao local um Know-how já em seus primeiros dias de vida). 

A presença do portal da Ordem dos Carmelitas, localizado praticamente na porta do MHS, da boas-vindas aos visitantes assim que estes adentram o museu, e chama a atenção pela magnitude da obra. 

O tapete vermelho da entrada do MSH simboliza a visita de D. Pedro II à São Cristóvão em 1860. 

É possível ver alguns canhões usados na Guerra de Canudos (e que passaram recentemente por um processo delicado de restauração). 

Para entrar no MHS, o visitante precisa usar as tradicionais pantufas, para não desgastar o assoalho que por si só já uma obra de arte.  Conhecer o MHS é a certeza de uma deliciosa viagem. Venha conhecer! 

 

Programação Festiva do Museu Histórico de Sergipe

(evento organizado pelo Governo de Sergipe para celebrar os 60 anos)

 

9h30: Circo Rapadura e Cacá Sena, do Rio Grande do Sul, apresentaram o “Espetáculo de Bonecos” - (30 minutos de duração, classificação livre, entrada gratuita). 

15h30: Circo Mínimo, de São Paulo, apresenta o “Espetáculo Quixote” (60 minutos de duração, classificação livre, entrada gratuita).

 

Horário de Visitação do Museu Histórico de Sergipe

 

De terça a sábado – 10h às 16h.

Domingo – 9h às 13h.

(segunda-feira o MHS é fechado para manutenção e limpeza).

Valor do ingresso: R$ 5 (sendo que moradores de São Cristóvão, professores, militares, estudantes e pessoas acima dos 60 anos pagam meia-entrada).

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp