Agricultores irrigantes de Lagarto recebem tratores e kits de irrigação que consomem menos água

19/05/2020 17:19

Equipamentos foram adquiridos através de emenda parlamentar de Fábio Reis executada pela Codevasf, e chegam ao perímetro irrigado gerenciado pela Cohidro


Agricultores irrigantes de Lagarto recebem tratores e kits de irrigação que consomem menos água

A chegada de dois tratores com arado, grade niveladora e carreta agrícola no Perímetro Irrigado Piauí, em Lagarto, tornou a produção de alimentos mais proveitosa para os agricultores da região. Juntamente com 15 kits de irrigação por gotejo, que possuem tecnologia que economiza água, a entrega dos tratores aconteceu na sexta-feira (15) e beneficia duas associações, que somam cerca de 320 produtores atendidos pela irrigação e assistência técnica da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe – Cohidro. Com investimento total de R$ 397 mil, provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Fábio Reis, a aquisição foi feita através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf.

Os tratores e os equipamentos auxiliares, que cada associação recebeu, eliminam o custo que os agricultores familiares tinham com a locação deste tipo de máquina de terceiros, conforme reforça o presidente da Associação de Produtores do Perímetro Irrigado Piauí – APPIP, Antônio Cirilo. “Esse trator turbinado e ‘cabinado’ é de grande importância para nós agricultores, é um sonho de muitos anos e que hoje está sendo realizado. Será um diferencial para que os agricultores possam produzir com um custo bem mais barato. É um momento de muita alegria e satisfação, para que possamos atender a toda nossa população da agricultura. Fico muito feliz nesse momento, só temos que agradecer”.

Para o gerente do perímetro Piauí, Gildo Almeida, os equipamentos adquiridos trazem um incentivo à produção agrícola em momento em que o escoamento está prejudicado pela pandemia do coronavírus. “Esses implementos são necessários ao preparo da terra e servem no plantio e na colheita. É mais um motivo para os produtores plantarem. Eles já recebem água diariamente em seus lotes (fornecida pela rede de tubulações e estações de bombeamento da Cohidro) e têm a assistência feita pelos nossos técnicos agrícolas. Um detalhe importante é que esses kits de irrigação doados usam a tecnologia das mangueiras de gotejamento que, comparadas com os aspersores convencionais, consomem menos água para irrigar a mesma área. Isso elimina desperdícios e preserva a nossa barragem, que é compartilhada com a distribuição de água potável da Deso”, destacou.

A associação de agricultores do povoado Mariquita, também em Lagarto, recebeu os mesmos implementos agrícolas, na sexta-feira. Em suas redes sociais, o deputado Fábio Reis afirmou que as máquinas chegaram em momento propício para o plantio e que já estão trabalhando no campo. “Mais um dia de muita conquista, de muito trabalho. Os equipamentos chegam em uma boa hora, quando o nosso inverno está próximo, pois este é o momento de agricultores prepararem sua terra, fazer o seu plantio para no futuro colherem a sua produção, sustento de sua família. Hoje, estamos entregando para a APPIP e associação do povoado Mariquita, e na semana que vem entregaremos para o do povoado Brejo, também em Lagarto”, informou o parlamentar. Também é prevista a entrega desses equipamentos para associações de agricultores de outros municípios.

Nesta semana, será a vez do Movimento Associativista do Brejo, em Lagarto, receber o trator e implementos. A associação APPIP e o Movimento Associativista do Brejo são entidades ativas, formadas por irrigantes do perímetro Piauí e que participam, desde 2010, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na modalidade ‘doação simultânea’. Nesse sistema de compra da produção rural, a companhia federal remunera os agricultores familiares à cada entrega quinzenal de alimentos, que são convertidos em doações para entidades beneficentes ou de serviço social, como asilos, creches, hospitais e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios. A Cohidro, através de sua Gerência de Agronegócios, auxilia a montagem dos projetos-proposta das associações e ajuda os produtores na prestação de contas ao programa, complementando a irrigação pública e a assistência técnica agrícola prestadas.

Fonte: Ascom Cohidro

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp