População do bairro Ademar de Carvalho em Lagarto, ganha sistema de abastecimento

10/08/2020 20:32

Sistema fica em área do 7º BPM, beneficia comunidade e atende complexo esportivo que abriga projeto social


População do bairro Ademar de Carvalho em Lagarto, ganha sistema de abastecimento

Na última sexta-feira (07), foi entregue à comunidade do bairro Ademar de Carvalho, no município de Lagarto, um sistema de abastecimento instalado pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), para aproveitar o excedente hídrico decorrente da boa vazão [2.731 litros por hora] e da qualidade da água de um poço perfurado nas dependências do 7º Batalhão de Polícia Militar (7º BPM). A partir dele, bomba e tubulação possibilitam o acesso livre da comunidade a três chafarizes para a coleta de água. Neste ano, quase R$ 50 mil foram investidos pelo Governo de Sergipe em Lagarto, em ações de infraestrutura hídrica a partir de poços.

Marina Leão, moradora de Lagarto há 56 anos, ficou feliz em acompanhar a instalação e pretende economizar com a compra de água mineral. “Essa água é muito boa, a gente usa para beber e fazer outras coisas. Foi ótimo para a nossa comunidade, a gente ficou muito satisfeito!”, destaca. Neste sistema, perfuração, bombeamento, instalação do poço e sistema de abastecimento somam o valor de R$ 20.816,20 investidos em benefício do bairro com mais de 5.000 habitantes, e das comunidades vizinhas. Manoel Messias, autônomo, morador no bairro há mais de 20 anos, também comenta sobre a qualidade da água para o consumo, e afirma que toda a comunidade está satisfeita. “A água é muito boa para beber e a gente aqui do bairro Ademar de Carvalho fica muito agradecido, vem todo mundo pegar a água aqui, porque fica bem perto da gente”, considera.

A demanda da população do Ademar de Carvalho chegou ao Governo do Estado por intermédio do deputado federal Fábio Reis. Segundo o parlamentar, a água do sistema vai servir às mais de 300 famílias da comunidade, ao próprio Batalhão e a um projeto socioassistencial que atua no local, em forma de escolinha de futebol para crianças e adolescentes. “Esse é um bairro carente, então vai ter grande utilidade. Além de estar servindo à comunidade, serve ao complexo esportivo do Batalhão, que tem papel fundamental na localidade”, avalia. O parlamentar destaca atenção dada pela Cohidro à região. “Aqui na nossa região Centro Sul, Paulo Sobral [presidente da Cohidro] deu um gás extraordinário à Cohidro, principalmente na cidade de Lagarto”, completa.

Segundo o presidente da Cohidro, em 2020 a companhia estadual implantou mais dois novos sistemas de abastecimento no município, nos povoados Quipé e Açu Velho; e realizou nove serviços de recuperação de sistemas de abastecimento com poços, beneficiando os povoados Carcará, Candeal da Tapera, Quilombo, Pau d’Arco da Mariquita, Tapera do Modesto, Poção, Limoeiro I e II. No mesmo período, foram realizadas ações de manutenção em outros 10 poços, atendendo os povoados Oiteiros, Fazenda de Cima, Piabas, Olhos d’Água, Quilombo, Saboeiro, Quipé, os assentamentos Palestina e Santo Antônio. “Ao todo, neste período de sete meses, o Governo do Estado beneficiou quase de 6.500 pessoas no município, com o fornecimento de água para consumo humano, uso residencial, dessedentação animal e irrigação, no caso do Açu Velho”, destacou Paulo Sobral.

Fonte: Ascom Cohidro

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp