Em Sergipe, 294 eleitores indígenas votarão em 2020

09/10/2020 22:40

O Povoado Ilha de São Pedro, do município de Porto da Folha, é uma comunidade indígena da tribo Xocó


Em Sergipe, 294 eleitores indígenas votarão em 2020

Cumprindo seu papel constitucional de garantir que todos os cidadãos brasileiros possam exercer o direito de escolha, a Justiça Eleitoral de Sergipe disponibiliza estrutura e pessoal para que os 294 eleitores índios do Povoado Ilha de São Pedro possam votar.

A centésima trigésima terceira (133ª) seção eleitoral funcionará na Escola Estadual Indígena Dom José Brandão de Castro, no município de Porto da Folha. A 18ª Zona Eleitoral (ZE), que possui jurisdição sobre os municípios Porto da Folha e Monte Alegre, é a responsável por organizar os trabalhos.

Segundo o chefe de cartório da 18ª ZE, Romário Gomes Santos, a seção eleitoral fica aaproximadamente 50km da cidade. “Quando chove muito, é necessário utilizar barco para atravessar o Rio São Francisco,que cerca a localidade. Nos últimos anos, o tempo tem ajudado, e o acesso tem sido feito por terra”, disse Romário.

Os mesários que atuarão na referida seção são índios da própria comunidade. Segundo o Cartório Eleitoral, eles são escolhidos pela experiência em eleições passadas e pela voluntariedade em trabalhar nas eleições. A juíza Fabiana Oliveira Bastos de Castro é a autoridade responsável pela  circunscrição.

Fonte: Ascom TRE-SE

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp