Alunas do Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto são credenciadas para exposição científica nos Estados Unidos

09/11/2020 19:29

Equipe do Projeto “Plastleite” ganhou credencial internacional para a Genius Olympiad, que acontecerá em 2021 em Nova York, nos Estados Unidos


Alunas do Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto são credenciadas para exposição científica nos Estados Unidos

Os alunos do Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto, de Canindé de São Francisco, continuam se destacando na participação em feiras científicas em todo o país. Desta vez a conquista foi ainda mais longe, e uma equipe formada por três alunas e um professor está com apresentação garantida em uma exposição científica internacional. O projeto é o “Plastleite”, coordenado pelo professor Alex Alves Cordeiro. Com esse trabalho foi possível realizar práticas experimentais que consistem na retirada da proteína caseína e, por meio de processos físico-químicos, obter um bioplástico feito a partir do soro de leite, abrindo a possibilidade para o desenvolvimento e utilização de filmes comestíveis e biodegradáveis.

As alunas da equipe, todas do 3º ano do Ensino Médio, são as jovens Thayrlla Rayssa Teixeira Barboza, Vitória Soares dos Santos e Maria Eduarda Inácio da Conceição. Elas, juntamente com o professor Alex Cordeiro, participaram da 5ª edição da Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), sendo contempladas em 2º lugar na categoria Ciências Agrárias. Com isso, a equipe ganhou uma credencial internacional para a Genius Olympiad, que acontecerá em 2021 em Nova York, nos Estados Unidos. O evento ainda não tem data definida para acontecer, e não está definido se será presencial ou virtual. Os alunos também ganharam credenciais para participar da Muestra Científica Latinoamericana (MCL), que acontecerá em 2020, no Peru.

De acordo com o professor de Biologia Alex Alves Cordeiro, orientador das alunas, essa é uma grande conquista para toda a comunidade escolar. “A participação delas é uma forma de motivar e engajar os alunos, além de mostrar, na prática, que os seus conhecimentos e pesquisas podem solucionar problemas do cotidiano, sejam ambientais, sociais ou até pessoais. Além disso, colocar essas três alunas em contato com outras culturas é de um engrandecimento incrível, abre para elas um maior leque de possibilidades. Isso também motiva os outros alunos a quererem fazer esse tipo de pesquisa. A gente vê os olhos brilhando a cada degrau que conseguem subir”, disse.

A equipe do Plastleite já participou, com destaque, em outras exposições científicas, como a Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC), Feira Nacional de Ciência e Tecnologia do Colégio Dante Alighiri (FeNaDANTE), Feira Científica de Sergipe (Cienart), Mostra Científica de Inovação e Tecnologia – Arapiraca (Mocit), e participará, em dezembro, da Mostra Científica do Cariri (Mocica), no Ceará.

Para a aluna Vitória Soares dos Santos, participar de feiras científicas é uma das melhores experiências que os jovens cientistas podem ter. “O sentimento sempre é o mesmo, de muita alegria e também surpresa, pois não imaginávamos que ganharíamos tamanha repercussão. O nosso credenciamento para participar do Genius Olympiad foi recebido com muita gratidão e satisfação de sabermos que o nosso projeto está, cada vez mais, indo longe. A nossa vontade de melhorar as condições do mundo em que vivemos também está na posição de crescimento. Estamos muito felizes e realizadas”, declarou.

Black White

Outra equipe de destaque do Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto é a do projeto “Black White: adaptando-se ao sertão”, composta pelos alunos Éltony Teixeira Gomes, Jamyle Feitosa Domingos e Lorena Daiana Silva da Paixão, todos do ensino médio. O trabalho, orientado pela professora de química Lark Soany Santos, busca a purificação de água do barreiro (considerada imprópria para atividades rotineiras), utilizando espécies típicas da região, a exemplo de agentes coagulantes, como cactáceas e o quiabo.

A equipe também participou da 5ª edição da Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic) e ganhou credenciais para exporem o projeto na próxima edição da Feira de Ciências no Pará (Mocitec Jovem). A professora Lark Soany comemora mais um feito dos seus alunos. “Sempre ficamos muito felizes com cada conquista, seja qual for o credenciamento, destaque ou classificação. Para nós, todas são importantes. E ganhar mais um credenciamento agora foi muito legal, porque nos permitirá ter a possibilidade de levar o nosso projeto para outro estado, para outro público, e assim divulgá-lo ainda mais. Todas essas premiações só nos fazem crer que estamos no caminho certo. Nós, do Black White, estamos muito felizes com os resultados que o nosso projeto vem alcançando”, afirmou.

A aluna Lorena Daiana Silva da Paixão mostrou-se bastante entusiasmada com a classificação para mais uma exposição científica. “Participar das feiras de ciências é muito gratificante para nós, pois isso nos mostra uma realidade diferente da que estamos acostumados na escola. Sempre nos sentimos muito felizes e realizados com cada feira que participamos, e dessa vez não foi diferente. Com o credenciamento para a Mocitec Jovem, nós vemos que temos uma bela oportunidade de mostrar a outras pessoas uma forma de ajudar a mudar a realidade do meio onde vivemos”, declarou.

Fonte: ASN

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp