Do povoado Matapuã à prefeitura de Estância. Conheça a trajetória do médico e prefeito Gilson Andrade

29/12/2020 18:34

Prestes a assumir o segundo mandato como prefeito da capital do "Barco de Fogo", ele fala sobre os planos para a próxima gestão.


Do povoado Matapuã à prefeitura de Estância. Conheça a trajetória do médico e prefeito Gilson Andrade

Prazer em conhecer, Gilson Andrade

Natural de Itabaiana, município localizado no agreste sergipano, Gilson Andrade nasceu no povoado Matapuã onde estudou o curso primário. O curso ginasial e o científico ele fez no Colégio Murilo Braga, em Itabaiana. Começou a trabalhar no Banco do Estado de Sergipe, agência local, no ano de 1980. No ano seguinte, foi para Aracaju, ainda como funcionário do BANESE. Como trabalhava à noite, resolveu fazer curso preparatório para o vestibular de medicina, tendo sido aprovado no ano de 1982. Conseguiu conciliar o trabalho noturno com as aulas da faculdade pelo dia até o ano de 1986, ano em que pediu demissão do banco para concluir o curso de medicina, formando-se em 1988. Como médico, começou a trabalhar na Clínica Santa Lúcia, com os médicos Ciro Tavares e Raul Rollemberg. Especialista em ginecologia, trabalhou com vários colegas de faculdade a exemplo de Luiz Mitdidieri, Adriano Brito Seixas, José Pinheiro de Britto. 

A sua chegada a Estância foi por acaso. Como surgiu uma vaga de médico plantonista no Hospital Amparo de Maria, ele resolveu aceitar o desafio e passou a frequentar semanalmente aquela unidade de saúde. Logo montou um consultório e se estabeleceu, de vez, na cidade jardim. Em 1994, fez concurso para o Ipesaúde e foi aprovado para ocupar uma das duas vagas reservadas para Estância. Começava, assim, a fixar definitivamente residência na cidade que o recebeu de braços abertos.

O gosto pela política

A sua identificação com a política partidária surgiu um pouco antes, em 1988, quando trabalhou como médico estagiário, em Simão Dias. Atendendo ao pedido de alguns amigos, resolveu colocar o seu nome como pré-candidato a vereador, ideia que logo foi descartada pois ele entendeu que, caso fosse eleito teria que residir na cidade, coisa que não poderia fazer pois ainda tinha vínculos empregatícios na capital sergipana. O sonho da política ficou, então, para mais adiante.

Somente a partir de 1994, quando fixou residência em Estância e começou a trabalhar, também, em Umbaúba e Cristinápolis é que despertou, de vez, para a política partidária. Em 2003 recebeu o título de cidadão estanciano e, ano seguinte (2004), filiado ao PFL e pensando em ser candidato a vereador, foi convidado por Ivan Leite para ser candidato ao seu lado, na condição de vice-prefeito. Eleitos, procurou desenvolver a sua atividade de vice-prefeito ocupando somente o espaço político que lhe dizia respeito.

Em 2008, por incoerência partidária, não pode continuar como candidato a vice-prefeito na reeleição de Ivan Leite, mas, mesmo assim, apoiou a sua candidatura. Em 2010, deixa o PFL e se transfere para o PTC formando uma “chapinha” com outros pequenos partidos. Essa coligação elegeu três deputados: Capitão Samuel, Gilson Andrade e Mundinho da Comase.

Em 2012 foi candidato a prefeito de Estância, mas não obteve êxito. Continuou trabalhando politicamente, preparando-se para a reeleição de deputado estadual, em 2014. Elegeu-se deputado, mais uma vez, aumentando consideravelmente a quantidade de votos em relação a eleição anterior. Saltou de 15.300 para 26.100 votos, fato que considera extraordinário. Em 2016 é eleito prefeito de Estância, assumindo o cargo em 1º de janeiro de 2017, cujo mandato se encerra no próximo dia 3. 

O PRIMEIRO MANDATO COMO PREFEITO

A difícil relação com a vice-prefeita

Tendo sido vice-prefeito de Ivan Leite, Gilson Andrade foi prefeito tendo como vice-prefeita Adriana Leite, esposa de Ivan Leite, antigo correligionário. Na sua reeleição na eleição de 2020, Gilson trocou a vice-prefeita em razão do desgaste da relação entre ambos, durante os quatro anos da gestão. Avalia que a função de vice deve ser restrita à própria nomenclatura do cargo, caracterizada pela substituição do titular nos seus impedimentos. Acredita que faltou à sua vice-prefeita o entendimento dessa prerrogativa aliada à falta constante de diálogo entre ambos. Acrescente-se, segundo Gilson Andrade, a dificuldade de se dialogar com Ivan Leite, que apesar de ser uma pessoa bastante inteligente é de difícil diálogo. Isso é notório para quem o conhece. Esse foi o motivo pelo qual Adriana Leite não ter sido mantida na chapa da reeleição. “Política é a arte de dialogar, sem diálogo não há entendimento”, conclui Gilson Andrade.

Sobre candidatura a governador em 2022

Recentemente, alguns prefeitos declaram apoio a dois possíveis candidatos a governador (Fábio Mitidieri e Ulices Andrade), pelo PSD, partido ao qual o prefeito está filiado. Perguntado se tem preferência por algum desses, Gilson foi taxativo ao afirmar que o futuro governador de Sergipe sairá das hostes do Partido Social Democrático. Para ele, o partido está bem estruturado, com um bom número de prefeitos e vereadores. Sobre Ulices Andrade, o prefeito alertou para o fato de que caberá ao mesmo se afastar das funções de conselheiro do TCE e revelar esse desejo. Já o deputado Fábio Mitdidieri já declarou que pretende ser candidato. Todavia, disse Gilson, tudo depende do diálogo que será travado, daqui para a frente. Contudo, foi taxativo ao afirmar que não acredita, em hipótese alguma, que Belivaldo Chagas vá apoiar um outro candidato que não seja do PSD. Acha praticamente impossível que essa hipótese se torne realidade.

As principais obras dessa gestão

Ao falar sobre esses quatro anos da sua administração, Gilson Andrade disse se dar por satisfeito pelas obras até agora realizadas no município de Estância. Citou as praças construídas ou revitalizadas, como a Orlando Gomes, são espaços importantes que ofereceu à população. As unidades de saúde que construiu ou aquelas que foram reformadas, a cozinha comunitária, que hoje oferece 100 refeições por dia para pessoas carentes, as quadras poliesportivas que possibilitam a prática do esporte pelos jovens adolescentes de Estância, são algumas referências. Entretanto, a maior delas, sem dúvida, foi a instalação da Faculdade de Medicina, conquista do povo estanciano mediante o esforço da prefeitura municipal. Trata-se de uma obra de cunho social muito relevante cujos resultados estarão sendo visíveis daqui a alguns anos. Um fator interessante é que 10% das vagas para os acadêmicos de medicina serão reservadas para alunos de Estância egressos da rede pública, com renda per capita abaixo ou igual a um salário e meio. Acrescente-se a tudo isso os investimentos que já estão sendo feitos em Estância a partir da instalação do Curso de Medicina, o que gera um aumento considerável de emprego e renda para a população local. As aulas já estão acontecendo de forma virtual e a partir do próximo ano a segunda turma de medicina terá aulas presenciais. A partir de 2021, a Faculdade de Medicina de Estância estará oferecendo, obrigatoriamente, dois cursos anuais de residência médica. Com isso, médicos graduados de todo Brasil virão se especializar na faculdade estanciana.

Sobre a pandemia

Como médico, o prefeito Gilson Andrade disse que o município se preparou para enfrentar o vírus, adotando os protocolos determinados pelas autoridades sanitárias do país. Estância foi um município pioneiro em criar um Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus. Inicialmente, ainda em março, destinou uma unidade de saúde para atender aos possíveis casos que apresentassem quaisquer sintomas da doença. Essa unidade atuou como uma espécie de sentinela da população, trabalhando 24 horas por dia, com profissionais especializados, para atender os casos suspeitos. Ele lembra que no início da pandemia, Estância esteve entre os primeiros em número de casos da Covid-19, exatamente porque foi um dos primeiros municípios a realizar os testes da doença. De lá para cá, a situação foi controlada mediante a aquisição de testes e distribuição de medicação indicada para tratamento ou prevenção, além da realização de campanhas educativas visando o isolamento social e os cuidados pessoais. Também foram distribuídas máscaras para a população e profissionais da saúde, além da fiscalização dos locais de possíveis aglomerações para evitar a propagação da doença.

A vacina

O prefeito Gilson Andrade se mostrou otimista com a notícia divulgada pelo ministro da Saúde acerca dos contatos avançados que o país está mantendo objetivando a aquisição da vacina. Quanto a Estância, ele foi taxativo ao afirmar que o município seguirá, rigorosamente, todo o plano do Governo Federal. Mas, os servidores da saúde e os idosos serão os primeiros a serem vacinados.

Planos para a próxima gestão

A prefeitura de Estância, ao longo dos últimos quatro anos, procurou empresários do sul do país numa tentativa de atrair investidores para o seu parque industrial. Desde 2017, que um grupo que explora energia fotovoltaica vem demonstrando interesse de instalar uma unidade no município. Tanto é assim, que o município já destinou uma área para esse fim. Entretanto, com a transição do governo federal, houve um recrudescimento natural, mas, há ótima perspectiva que o projeto se torne realidade. É pensamento do prefeito buscar investidores da área do turismo e da indústria têxtil. Apesar das dificuldades de investimentos na praia do Saco, o município dispõe de uma área litorânea muito grande abrangendo a praia do Abaís e Porto do Mato, onde a prefeitura já dispõe de um amplo projeto para tornar uma parada obrigatória daqueles que usam a linha verde. Gilson lembra que Estância já é a segunda opção de turismo em Sergipe e o objetivo é trabalhar para Estância se tornar a primeira opção para o turista que chega a Aracaju.

Novo secretariado

Perguntado sobre o novo secretariado que seria anunciado no último dia 25 e, depois, adiado para o dia 30, o prefeito Gilson Andrade (PSD) saiu pela tangente e disse que o mesmo somente será anunciado no dia 1º de janeiro de 2021, após a sua posse. 

Por César Cabral

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp