Prefeito Marcos Santana toma posse para o segundo mandato em São Cristóvão

04/01/2021 13:11


Prefeito Marcos Santana toma posse para o segundo mandato em São Cristóvão

O prefeito Marcos Santana (MDB), reeleito com aproximadamente 54% dos votos válidos na última eleição, tomou posse na tarde desta sexta-feira (01) em São Cristóvão. Na presença do novo presidente da câmara de vereadores, Diego Prado (MDB), o prefeito Marcos Santana foi empossado junto ao seu vice, Paulo Júnior (MDB), em cerimônia realizada no Museu Histórico de Sergipe seguindo os protocolos sanitários de prevenção à covid-19. 

Diego Prado, novo Presidente da câmara municipal, abriu a sessão solene convocada para dar posse ao prefeito e seu vice para o quadriênio 2021-2024 agradecendo ao apoio a ele confiado. “Como representante do poder legislativo, vou dar meu máximo para que Marcos Santana possa fazer a melhor administração de todos os tempos da nossa querida cidade mãe de Sergipe. Meus agradecimentos ao prefeito, ao vice Paulo Júnior e a todos os meus colegas vereadores pelo voto de confiança”, afirmou o presidente.

 

O prefeito reeleito Marcos Santana relembrou inicialmente as vítimas da covid-19, pedindo um momento de silêncio em respeito às vidas perdidas pelo coronavírus e em solidariedade às respectivas famílias das vítimas. “A presença de todos aqui representa a vitória diante de um dos períodos mais difíceis da nossa história. Estamos aqui celebrando a vida. No Brasil mais de 195 mil vidas foram perdidas por este mal denominado covid-19. Em São Cristóvão, em 2020 a pandemia foi responsável por vitimar 107 irmãos sancristovences”, afirmou.
 

Em seu discurso de posse , o prefeito Marcos Santana relembrou alguns avanços na área da saúde, como o investimento mensal de 600 mil reais desde 2017 que garantiu, com recursos próprios, o funcionamento da unidade de Urgência 24h no Conjunto Eduardo Gomes, além de outros investimentos na atenção básica e na saúde especializada. Citou ainda a garantia de direitos às famílias no âmbito da assistência social, e na área da educação, a conquista da 5ª colocação de São Cristóvão no Ideb entre os 75 municípios sergipanos. Fez também menção à retomada do Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), o maior evento cultural de Sergipe, após 12 anos sem ser realizado.

 

Ainda em seu discurso, Marcos Santana relembrou os feitos de sua primeira gestão, citando como exemplo a valorização dos servidores públicos do município, que recebem o salário dentro do mês trabalhado e os programas implementados no município, como o Águas de São Cristóvão, São Cristóvão Mais Iluminada, o Bolsa Atleta, a Feira São Criativos, entre outros projetos que fizeram parte dos 4 primeiros anos de governo. 

“Chegamos até aqui com a consciência tranquila de que fizemos tudo o que foi possível, canalizando todas as energias e recursos ao nosso alcance para cumprir os compromissos que foram assumidos em 2016. Muito foi feito. Mudamos a vida da população de São Cristóvão para melhor, seja na saúde, na educação, na assistência social, na segurança pública, e nas várias outras áreas da administração”, enfatizou o prefeito.

 Marcos Santana relembrou também as dificuldades que enfrentou no primeiro mandato. “Não tínhamos idéia da dimensão da destruição a que a cidade havia sido submetida sistematicamente e em diferentes aspectos. Muito tempo e energia nos foram exigidos nos primeiros anos para conseguir efetivamente começar a viabilizar as realizações que havíamos planejado. Isso em razão do caos administrativo e fiscal a época existentes”, afirmou. “O que tínhamos de fazer era trabalhar para cumprir a missão que nos fora designado, e foi isso que fizemos”, concluiu o prefeito.
 
Segundo Quitéria Barros, secretária municipal de educação, que falou representando todos os secretários, passos largos foram dados na gestão Marcos Santana. "Somos a rede de ensino com maior crescimento nos indicadores de desempenho de nosso estado. Todas as nossas conquistas tornaram-se possíveis pela ação conjunta de homens e mulheres que compõe o secretariado sob o olhar atento de um gestor que se fez educador”, enfatizou ela.
 
A cerimônia de posse contou com a presença dos vereadores eleitos, do deputado federal João Daniel (PT), do secretário Municipal da Fazenda Eldro da França e da secretária de educação Quitéria Barros, entre outros convidados. A população pôde acompanhar toda a cerimônia através de um telão colocado em frente à praça São Francisco e pelas redes sociais da prefeitura.

Ascom

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp