Aumento da vazão do Velho Chico vai a 4.000m/s e poderá causar inundações

12/01/2022 09:23


Aumento da vazão do Velho Chico vai a 4.000m/s e poderá causar inundações

Aumento da vazão do Velho Chico vai a 4.000m/s e poderá causar inundações

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco emitiu uma nota no dia de ontem, 11/01, alertando as populações ribeirinhas sobre o aumento da vazão do rio em Sobradinho e Xingó, a partir de hoje (12/01), podendo causar cheias na bacia.

De acordo com informações do Operador do Sistema Nacional Elétrico (ONS) e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), as vazões defluentes serão elevadas de forma gradual nos barramentos citados (Sobradinho e Xingó), até alcançar os 4.000m/s, na próxima segunda-feira, dia 24 de janeiro.

Em nota, O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco alerta a população ribeirinha para não ocupar o leito do rio, nem tão pouco as suas ilhas, visto que vazão como essa somente foi visto em 2009, época em que as condições da calha do rio eram completamente diferentes.

Diante do grande volume de água que será liberado por Sobradinho e Xingó, o Comitê recomenda às populações residentes no Submédio e Baixo São Francisco que, imediatamente, realizem um plano de emergência junto à Defesa Civil dos seus municípios e Estados e/ou outros órgãos similares, a fim de minimizar os possíveis danos causados pelo expressivo aumento da vazão. 

A partir de hoje, 12/01, Xingó passa a liberar 1.000m/s e a cada dois dias aumentará a vazão em 500m/s até atingir os 4.000m/s no dia 24/01.

A nota é assinada pelo presidente da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, José Maciel Nunes de Oliveira, que finaliza dizendo que o Comitê estará constantemente reunido com a ANA, CHESF, ONS e outros órgãos a fim de manter a população informada sobre a situação nos próximos dias.

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp