Canindé comemora Dia Nacional contra o Abuso e Exploração Infantil

20/05/2022 14:26

Prefeitura de Canindé de São Francisco realiza Seminário Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com os Órgãos da Rede de Proteção no Município.


Canindé comemora Dia Nacional contra o Abuso e Exploração Infantil

Conscientizar a população sobre a importância do tema e discutir os meios de combate à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Este foi um dos objetivos do Seminário realizado, na última quarta-feira (18), pela Prefeitura de Canindé de São Francisco, por meio da Secretaria de Inclusão, Trabalho e Desenvolvimento Social, para apresentação do Protocolo de Fluxograma de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Abuso, Violência ou Exploração de qualquer natureza. No Brasil, apenas 10% dos casos de violência sexual são denunciados.

A Programação fez parte do Maio Laranja, mês voltado para a discussão de políticas públicas voltadas para coibir este tipo de crime, e reuniu os principais Órgãos ligados à temática, como as equipes responsáveis pelo CRAS e CREAS, além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Polícia Civil, além de outras autoridades. 

Para a secretária municipal de Inclusão, Trabalho e Desenvolvimento Social, Edilma Lins, o momento serviu para mobilizar todos os envolvidos da rede proteção. “O evento contribuiu significativamente para a mobilização e engajamento dos atores do Sistema de Garantia de Direitos no enfrentamento da violência sexual e exploração contra crianças e adolescentes. Momento de socialização de conhecimentos e fortalecimento para um trabalho cada vez mais integrado”, destaca. 

Atualmente, em Canindé de São Francisco, estão sendo acompanhados cerca de 33 casos envolvendo situações de abuso e trabalho infantil. A coordenadora do Conselho Tutelar, Nathália Leite, reforça a importância da população não ter medo e nem receio de realizar as denúncias. “Queremos tranquilizar os denunciantes que tudo é feito de maneira anônima e sigilosa. Precisamos combater esses tipos de crime e para isso são disponibilizados vários canais de atendimento para a devida efetivação da denúncia”, explica. Os principais canais de atendimento para a realização de denúncias são: o Disque 100, 181 ou até mesmo o 190.   

Presenças

Estiveram presentes no evento, o prefeito de Canindé de São Francisco, Weldo Mariano; a primeira dama, Maria Leila; o delegado de Polícia Civil, Dr. Douglas Lucena; a secretária municipal de Saúde, Rosacy Alves; a secretária de Administração e Finanças, Jacyanna Vieira; a secretária  adjunta de Educação, Maria Ramos; o vereador André da Saúde; o representante do CMDCA, Ednaldo Cavalcante; conselheiros tutelares; equipes e coordenadores do CRAS e CREAS e da secretaria de Agricultura, Água e Meio Ambiente.

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp