DESTAQUES do Pequeno Expediente na Alese

11/11/2019 19:49


DESTAQUES do Pequeno Expediente na Alese

A sessão ordinária da Assembleia Legislativa, nessa segunda-feira (11), em seu Pequeno Expediente, foi iniciada com o discurso do líder da bancada de oposição, deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania). Na oportunidade o parlamentar questionou a falta de apoio do governo federal e do governo do Estado para o município de Riachuelo, que entrou em Estado de Emergência no mês de Julho, após as enchentes que provocaram a extravasão da barragem Jacarecica II para o Rio Jacarecica, e deste, para o Rio Sergipe.

Deputado estadual Georgeo Passos

“A resposta do governo federal e do governo do Estado foi quase nula e lenta. Recebi informações de moradores de Riachuelo relatando que as obras da ponte principal que dá acesso à cidade foram iniciadas recentemente, após o processo licitatório e a ajuda humanitária do governo federal foi de R$ 200 mil. Já o governo de Sergipe só agora formalizou um convênio de R$ 382 mil. Não deu para resolver o problema daquela comunidade e até hoje 30 famílias permanecem sem ter onde morar”, disse Georgeo, reforçando que as famílias precisam de um lugar digno para morar.

Luciano Pimentel faz discurso na tribuna. Ele usa terno e gravata laranja

Deputado estadual Luciano Pimentel

Já o deputado Luciano Pimentel (PSB) falou da audiência pública que participou referente às regras aplicáveis a micro e mini geração distribuída proposta pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O parlamentar registrou que mais de mil pessoas participaram do evento quando ele voltou a defender a importância da energia solar fotovoltaica e questionar o desejo da Aneel de taxa-la. “A usina nuclear de Angra gera 1,3 megawatt com investimentos elevadíssimos. A energia fotovoltaica gera a mesma coisa sem investimento público”, disse o deputado, reforçando ser contrário à taxação exorbitante proposta pela agência.

Por sua vez, a deputada Goretti Reis (PSD) trouxe à tona a luta das policiais militares femininas que defendendo igualdade dentro da Corporação. “Não é querer ser superior, mas que se promova a justiça e que todos tenham acesso às promoções. O momento é de querer fazer justiça, que se faça valer os direitos que foram negados. O Comando Geral e a Procuradoria do Estado promoveram diversas reuniões tentando encontrar caminhos”.

Deputado estadual Zezinho Guimarães

Já o deputado Zezinho Guimarães (MDB) condenou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do governo federal, encaminhada para o Congresso Nacional, que determina a fusão de municípios brasileiros com até cinco mil habitantes e que não tem, sequer, 10% da arrecadação em receitas próprias, ou seja, que não se sustentam. “Me posicionei contra a ótica do governo federal que é simplesmente financeira. Querem que os municípios demonstrem que são capazes de arrecadar 10% das receitas que eles auferem. Isso é uma brincadeira! Acho que isso é um bode que botaram na sala para desviar a atenção de outra coisa”.

Fonte: Rede Alese

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp