Vereador de Aracaju destaca boa aceitação da Lei dos Canudos entre empresários e consumidores

22/02/2021 10:04


Vereador de Aracaju destaca boa aceitação da Lei dos Canudos entre empresários e consumidores

Em vigor há dois anos, a Lei que proíbe o uso de canudos de plásticos em estabelecimento comerciais de Aracaju, cujo projeto é de autoria do vereador, Vinícius Porto, tem uma boa aceitação por empresários, como por consumidores por conta da diminuição do impacto ambiental. No primeiro ano, alguns estabelecimentos foram atuados pelo descumprimento. Já no segundo ano, todos os 200 fiscalizados estavam em conformidade com a lei, segundo dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“É muito gratificante perceber esta mudança de comportamento e como isso trará benefícios ao meio ambiente. É preciso que as pessoas analisem nas consequências que o simples ato de pegar ou aceitar um canudo plástico tem em suas vidas e nas vidas das futuras gerações. O canudo normalmente é usado por alguns minutos quando se toma uma bebida, mas demora até 200 anos para decompor-se. Estou muito feliz em poder contribuir para esta mudança de mentalidade”, disse Vinícius Porto ao reforçar a necessidade de se pensar sempre em novas soluções e formatos para reduzir o impacto que as embalagens plásticas causam no meio ambiente.

O parlamentar ressalta que o uso consciente do plástico é um dos maiores desafios para o século 21, uma vez que, anualmente, são descartadas 8 milhões de toneladas do material nos mares e oceanos. Para piorar, 91% do plástico produzido no mundo não é reciclado, fazendo com que apenas 9% ganhe uma “segunda chance” de uso.

Para quem descumprir a Lei municipal é prevista multa que varia de R$ 1mil a R$ 5mil. Se houver reincidência por mais de seis meses, o estabelecimento poderá ser fechado.

Assessoria de Imprensa 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp