Coluna RADAR 6 de junho de 2021 - Por César Cabral

06/06/2021 06:48


Coluna RADAR 6 de junho de 2021 - Por César Cabral

Porteira que passa um boi...

O baculejo que a Polícia Federal fez, recentemente, em Manaus, somente aconteceu graças ao STJ que deu aval para a operação vasculhar a casa do governador Wilson Lima (PSC) e prender o secretário de saúde Marcellus Campêlo e outros suspeitos de roubar o dinheiro destinado ao combate ao coronavírus. A Justiça ainda autorizou a quebra do sigilo bancário e telefônico dos dois. A ação policial, cirurgicamente, foi direta no câncer amazonense responsável, de fato, pelas mortes naquele estado. Os indícios de desvios de recursos são cristalinos e saltam aos olhos de qualquer criança, exceção feita, apenas, aos “meninos” da CPI do senado. O presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), que teve a mulher e um irmão presos acusados de roubar o dinheiro da Covid-19, finge que não sabe de nada e que os dois meliantes não têm nada a ver com ele.

Porteira que passa um boi... 2

Malandramente, depois que a PF jogou duro em Manaus, o senador Omar Aziz quis dar uma de bom moço e antecipou a convocação do governador amazonense para depor na tal CPI. Isso é um sinal de que todos os demais governadores e prefeitos de localidades onde aconteceram ações da federal farão o mesmo percurso. Até porque, é inadmissível que o STF acate o “salvo conduto” pedido por eles, após o STJ liberar a operação em Manaus. Seria um contrassenso jurídico sem precedentes e nenhuma fundamentação minimamente plausível.

O começo do fim

A ida desses gestores para depor na CPI, escancara, de vez, a porteira para que a “boiada” passe, de passagem, como se diz no futebol. O tiro no pé dos comandantes da comissão passa a ser uma questão de tempo. Aqueles que querem, apenas, defenestrar o presidente Bolsonaro vão ter que aturar a presença de amigos (e até parentes) sendo acossados, com a faca na garganta, vítimas do mesmo “modus operandi” a que foram submetidos vários integrantes do atual governo, que por lá passaram. Quem com ferro fere, com ferro será ferido. Eh!, vida de gado!

Perplexidade

O ministro Marco Aurélio de Mello disse ter ficado perplexo pelo Exército ter inocentado Pazzuello. Como ele acha que nós ficamos por ele ter soltado o André do Rap, o maior traficante do Brasil, valendo-se de uma fundamentação pífia, cuja decisão monocrática foi derrubada 24h após, pelo colegiado? Brincadeira tem hora, ministro!

Barbas de molho

O governador Belivaldo Chagas (PSD) e a vice Eliane Aquino (PT) têm motivos de sobra para conviverem com uma preocupação a mais. Depois que o TSE sinalizou o período que deverá julgar o processo de cassação da chapa, cujo processo repousava em berço esplêndido, evidentemente que o céu de brigadeiro sumiu da cabeça deles. Por mais que estejam confiantes na vitória e que acreditem na tese do “bom direito”, cabeça de juiz é uma terra onde habita o desconhecido. Ninguém sabe o que se passa naquela “caixola”. Por outro lado, como política é arte do cão, nunca é demais lembrar que o fogo amigo arde muito mais do que as labaredas das profundezas do inferno.

Na pauta

A perspectiva de a reeleição de Luciano Bispo (MDB) como presidente da Assembleia Legislativa ser analisada pelo pleno do STF, nos próximos dias, pode ser um divisor de águas na sucessão estadual, a depender do resultado do julgamento. Luciano permanecendo no cargo, tudo seguirá como dantes, no quartel de Abrantes. Caso contrário, a água mudará como vinho. Na surdina, não falta quem já esteja tomando vinho, por conta.

Banho maria

Os principais caciques políticos continuam conversando e desconversando a respeito da sucessão estadual e das eleições majoritárias e proporcionais. Por enquanto, tudo não passa de “conversa fiada”, pois, a maioria (experiente) empurra o assunto com a barriga até a definição das mudanças na regra das eleições de 2022, prevista para o final de setembro. Até lá, tudo pode acontecer... inclusive, nada!

Cartas na mesa

O deputado federal Fábio Henrique (PDT-SE) está apostando todas as suas fichas no já bem encaminhado acordo entre Carlos Lupi (presidente nacional do partido) e Lula, visando o apoiamento da candidatura do ex-presidente à presidente da república. Batido o martelo, Fábio contaria com o apoio do senador Rogério Carvalho (PT-SE), candidatíssimo ao governo do estado. Fora disso, as chances de reeleição do ex-prefeito de Socorro reduzem-se a quase zero.

Cinzas

Na última quarta-feira, 02/05/ a família do ex-governador João Alves Filho, falecido no último dia 24 de novembro de 2020, participou de uma Missa na Igreja de Nossa Senhora Rainha do Mundo, localizada no Conjunto Médici, em Aracaju. Na oportunidade, um receptáculo contendo a urna com as cinzas do líder politico foi instalado naquele templo e ali ficará permanentemente. Enquanto governador, João Alves contribuiu bastante para a construção daquela igreja.

Olhos vesgos

Os locutores da rede Globo continuam insistindo nas críticas contra a realização da Copa América, no Brasil. Para eles, nenhuma competição transmitida pela emissora dos Marinho dissemina o coronavírus. Todavia, o torneio das seleções sul-americanas é um perigo mortal para a população. Lamentavelmente, a informação distorcida tem sido, nos últimos dias, a marca jornalística da maior rede da TV brasileira.

Fora Tite

O falastrão Tite, técnico da seleção brasileira, que até agora não ganhou nada e sequer obteve algum resultado expressivo, virou alvo de boa parte da torcida brasileira após ter tomado partido político na questão da Copa América. A turma que pede o “fora Tite” já insinua que ele tem participação num esquema financeiro que envolve a convocação de jogadores e a realização de jogos da seleção, sempre em gramados estrangeiros. Os “arapongas” não perdem tempo. Tem pra todo gosto!

Bancários parados

O Sindicato dos Bancários anuncia para a próxima terça-feira, 8/05, uma paralização de 24 horas como forma de protesto porque a categoria, apesar de exercer atividade essencial, ainda não foi incluída no plano de imunização do governo. Ontem (sábado 5/06), o sindicato fez carreata para alertar a população sobre a paralização.

Inferno astral

O cantor Devinho Novaes, literalmente, foi do céu ao inferno em tempo recorde. Depois de ser escolhido pela TV Sergipe para representar o estado no São João do Nordeste, teve que amargar uma grita geral contra a sua indicação. Não pelo seu talento, mas, pelo estilo que não tem nada a ver com o forró. Desconvidado (ainda bem!), foi detido pela polícia numa madrugada recente, acusado de promover aglomeração e som alto dentro de um condomínio. Que fase!

 

 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp