Deputados prestigiam homenagem da Marinha ao governador do estado

11/06/2021 19:08


Deputados prestigiam homenagem da Marinha ao governador do estado

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Bispo (MDB), em companhia dos parlamentares Zezinho Sobral (PODE) e Maísa Mitidieri (PSD), prestigiou na manhã dessa sexta-feira (11), a solenidade de outorga da comenda da Ordem do Mérito Naval no Grau de Grande Oficial do Quadro Suplementar da Ordem, concedida pela Marinha do Brasil, para o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD).

Deputado Luciano Bispo e Belivaldo Chagas

A cerimônia dessa sexta-feira, na Capitania dos Portos, foi em alusão ao aniversário de nº 156 da Batalha Naval do Riachuelo, conflito ocorrido em 11 de junho de 1865, registrado no Rio Riachuelo, que foi decisivo para a vitória da Tríplice Aliança (Brasil, Uruguai e Argentina) frente às forças paraguaias.

A condecoração recebida pelo governador geralmente premia os militares da Maras finha que se tenham distinguido no exercício de sua profissão e, excepcionalmente, corporações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras.

O Capitão dos Portos de Sergipe, Guilherme Conti Padão, explicou que o 11 de Junho é a data máxima da Marinha. “Nesse dia nós cultuamos os feitos do passado e nos inspiramos para fazer uma Marinha mais moderna, sempre com visão no futuro. E nesse dia são homenageados nossos fuzileiros, nossos marinheiros e os servidores civis. Nós concedemos ao governador Belivaldo Chagas uma personalidade que tanto contribui para o desenvolvimento da nossa Marinha”.

Deputado prestigiou solenidade na Marinha

O governador Belivaldo Chagas agradeceu a honraria enfatizando a importância histórica da data pela celebração da vitória da Batalha Naval do Riachuelo. “Graças aos corajosos marinheiros do passado, nós estamos celebrando esta data hoje. Digo a você que me sinto feliz e alegre, e muito satisfeito em dizer que hoje faço parte da Marinha através desta Comenda. E divido com o grupo de guerreiros que hoje defendem o nosso Brasil”.

Para o deputado Luciano Bispo é importante que os poderes constituídos mantenham essa sintonia com as forças Armadas do País. “Sou um profundo admirador de todas as Forças e, inclusive, da nossa Marinha. A Assembleia Legislativa tem buscado apoiar e ser parceira o tempo inteiro, como também o governo do Estado. Muito justa esta homenagem ao amigo e governador Belivaldo Chagas”.

Já o líder do governo na Alese, deputado estadual Zezinho Sobral, fez uma retrospectiva sobre a vitoriosa Batalha Naval do Riachuelo e enalteceu a importância da Marinha para o Brasil. “É importante sim que nós possamos participar junto com as autoridades de Sergipe, destes atos, parabenizando sempre a Marinha pela vitória do Riachuelo, e temos que ver que aqueles homens fizeram no passado e vamos trazer para hoje em dia”.

Agência de Notícias Alese

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp