Coluna RADAR por César Cabral - 13 de junho de 2021

13/06/2021 06:56


Coluna RADAR por César Cabral - 13 de junho de 2021

Revitalização do Democratas

Luciano Nascimento (de Menininha) não pensa em ser candidato a deputado estadual, em 2022. O seu projeto é ajudar o empresário José Carlos Machado, que tentará uma vaga na Câmara dos Deputados. Para tanto, Luciano pensa em se tornar presidente estadual do DEM, cujo tema está sendo debatido com Machado. O ex-prefeito de Propriá garante que, como dirigente máximo do partido em Sergipe, trará políticos importantes e com boa densidade eleitoral para as disputas do próximo ano.

Somos cristãos

O ex-deputado estadual Pastor Antônio dos Santos deverá se filiar ao DC (Democracia Cristã), partido que está sendo reestruturado em vários municípios sergipanos. Em Porto da Folha, por exemplo, o DC tem como presidente da Executiva Municipal Manoel Lima, político bastante conhecido e que está se preparando para disputar a prefeitura local.

Nome aos bois

O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo (PP) acionou o ventilador ao afirmar que está sendo vítima de chantagem e tentativa de extorsão por parte de uma emissora de rádio da Grande Aracaju. Os sindicatos da categoria (radialistas e jornalistas) devem exigir que o padre dê os nomes do “fariseu”, do diretor comercial e do proprietário da emissora que estão encurralando o religioso. Enquanto não fizer isso, coloca todos os profissionais que fazem rádio numa vala comum. Aliás, todos dentro da sarjeta!

Presidente preconceituoso

O presidente da Argentina, Alberto Fernandez, praticou uma tremenda descortesia com os seus Hermanos do Brasil, ao afirmar que “os brasileiros saíram da selva e os argentinos vieram de barco, da Europa”. A afirmativa foi preconceituosa e discriminatória com a nossa “aldeia” verde e amarelo. Mas, muito pior do que a chacota do mandatário portenho, foi o silêncio dessa turma que finge gritar em defesa dos silvícolas e povos desemparados. Até agora, ninguém deu um pio. Muito estranho!

Incluído fora

Convocado para depor na CPI da Covid, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), foi salvo pelo gongo da ministra do STF, Rosa Weber, que “autorizou” o seu não comparecimento àquela Comissão. Não obstante o Amazonas ter sido palco de um caos total na saúde pública, com suspeitas de desvios de verbas públicas que deveriam ter sido destinadas ao combate da pandemia e crise no abastecimento de oxigênio, a Suprema Corte preferiu analisar a realização da Copa América, no Brasil, do que permitir o esclarecimento do colapso da saúde pública e as milhares de mortes decorrentes de possíveis crimes supostamente praticados pelos gestores daquele estado. De fato, uma incoerência absurda, se analisada pelo lado do bom senso.

Palhaçada

A operação “Maus Caminhos” deflagrada pela Polícia Federal em Manaus, prendeu a sra. Nejmi Aziz, esposa do ex-governador Omar Aziz, e mais três irmãos dele (Murad, Amim e Mansour) por desvio de dinheiro público da Saúde. Dissimulado e sem nenhuma cerimônia, tempos depois, o Omar Aziz preside a CPI da Covid e faz de conta que aquela família não lhe pertence. Senhoras e senhores, segue o espetáculo!

Mais ar

O Hospital Amparo de Maria, de Estância, passou a contar com um novo sistema de Ventilação Não Invasiva (VNI) para o tratamento de pacientes com Covid-19, internados naquela Unidade. O novo sistema foi desenvolvido por pesquisadores da UFS com a finalidade de auxiliar no tratamento de pacientes com dificuldades de respiração. Pensando em oxigenar (ainda mais) o Amparo de Maria, o governador Belivaldo Chagas já tem sobre a sua mesa o nome do novo interventor que vai administrar aquele hospital regional.

Pra onde tu vais, nenen?

Com o senador Alessandro Vieira de malas prontas para deixar o Cidadania, o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) assumirá a presidência da sigla, em Sergipe. Seu principal objetivo será manter a unidade do partido e arrumar a casa. Por outro lado, a deputada Danielle Garcia, candidatíssima a algum cargo no próximo ano, ainda não sinalizou o que irá fazer. Por hora, ninguém sabe se ele fica ou se vai acompanhar o delegado mutante.

Colcha de retalhos

Como é de praxe em todo ano que antecede eleição, o Congresso promove alguns remendos na legislação eleitoral, independentemente de se debruçar em cima de uma reforma político-partidária capaz de organizar, de forma duradoura, o sistema eleitoral brasileiro. Na última quinta-feira, 10/06, a Câmara dos Deputados aprovou a urgência do Projeto que cria a Federação de Partidos. Isso quer dizer que, na prática, as coligações proporcionais estarão de volta no próximo pleito.

Colcha de retalhos 2

O principal indício de que as coligações proporcionais estarão em cartaz na próxima eleição é que muitos políticos, sem partido, já estão articulando o ingresso em alguns chamados de “nanicos”. Isso quer dizer que quem age assim já sabe que, de um jeito ou de outro, as coligações proporcionais para deputados serão permitidas.

Má impressão

A implantação do voto impresso aprimora e dá mais segurança ao sistema eleitoral brasileiro. Engana o povo o parlamentar que diz ser o voto impresso um retrocesso, pois, na verdade, em nada tem a ver com o modelo do tempo dos coronéis. O voto impresso garante a recontagem de votos, quando necessária, dissipando qualquer dúvida de possível fraude. Simples assim.

Consulta pública

O presidente do senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), é favorável ao projeto do “Voto Auditável” e colocou no site da Casa uma consulta pública para avaliar a vontade dos brasileiros. Hoje, o placar amanheceu tecnicamente empatado (762.460 SIM e 761.934 NÃO). Quem quiser opinar deve entrar no site www.12.senado.leg.br/ecidadania/visualizaçãomatéria

Sonho de Ícaro

Tal como Ícaro, que sonhava voar com asas de cera, André Moura não tira da cabeça a ideia de se candidatar ao senador federal. Desta vez, encaminha essa sonhada empreitada compondo o bloco liderado pelo governador Belivaldo Chagas (PSD). À exceção do deputado Laércio Oliveira (PP-SE), os demais parlamentares do bloco governista incentivam André a alçar esse voo mais alto. Há quem diga que esses querem, apenas, evitar a concorrência do secretário do Governo do Rio, dando-lhe, de bandeja, um parapeito bastante perigoso.

Bolsonaro acelera com motoqueiros

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem Partido) promoveram a maior motociata do planeta, ontem (12/06), pelas ruas de São Paulo. O ato reuniu um número incalculável de motociclistas, cuja dimensão pode ser melhor observada nas avenidas Olavo Fontoura e Santos Dumont. A SSP de São Paulo informou que foram gastos cerca de R$ 1,2 milhão e utilizados aproximadamente 1.500 policiais para garantir a segurança no percurso de mais de 100 km. A polícia não estimou a quantidade de motos e a mídia anti-Bolsonaro (Globo & Cia) só captou, em suas lentes, o presidente sem máscara.

Morre Álvaro Fraga

Vítima de infarto fulminante, faleceu ontem (12/06) o conhecido advogado Álvaro Fraga, procurador do município de Aracaju. Torcedor do Clube Sportivo Sergipe, ele era frequentador assíduo do Batistão, principalmente nos dias de jogos do seu time predileto. Foi vice-presidente da Federação Sergipana de Futebol, cuja entidade decretou luto oficial de três dias, pelo seu falecimento. Bastante conceituado junto aos colegas, atuou, por algum tempo, no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe. A OAB, a sociedade e os amigos lamentam, com profunda tristeza, a sua súbita morte. A Coluna envia os sinceros pêsames à família enlutada.

 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp