Coluna RADAR por César Cabral - 19 de setembro de 2021

19/09/2021 05:57


Coluna RADAR por César Cabral - 19 de setembro de 2021

No Poder

O PSD é o partido com mais prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do estado de Sergipe. Além disso, tem o governador do estado, expressiva representação na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, onde, aliás, atua destacadamente o deputado Fábio Mitidieri, um dos nomes mais cotados para ser candidato a governador nas próximas eleições.

No Poder 2

Conscientes dos serviços que prestam ao povo sergipano, as lideranças partidárias e comunitárias do PSD estão subscrevendo um manifesto a seus dirigentes pedindo que não abram mão da indicação de um correligionário para o governo do estado. Reconhecem a grande importância dos demais partidos da base aliada, mas consideram o PSD o pilar básico dessa estrutura política.

No Poder 3

Todas essas lideranças políticas consideram o deputado Fábio Mitidieri como um nome altamente qualificado para ser candidato a governador, vencer as eleições e realizar em seguida um governo inovador, ético e operoso, dando prosseguimento e nova dimensão às conquistas econômicas e sociais alcançadas pelo atual governador Belivaldo Chagas.

No Poder 4

Outra alternativa para ser candidato a governador em 2022 - ainda segundo os líderes do PSD e também de outros partidos aliados - é o conselheiro Ulices Andrade. Mesmo sem partido e sem fazer pré-campanha eleitoral, o nome de Ulices continua sendo insistentemente mencionado como pessoa respeitável, homem de palavra, figura pública reconhecidamente digna e competente para o exercício do próximo mandato de governador do estado.

Cala-te, Boca Aberta!

O deputado federal Boca Aberta (PROS-PR) foi cassado pela Mesa Diretora da Câmara que formalizou uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que, recentemente, havia cassado o mandato do parlamentar por ele estar inelegível por quebra de decoro parlamentar, pela Câmara Municipal de Londrina, em 2017. Metido a valentão, o Boca invadiu um Posto de Saúde e ameaçou bater num funcionário da prefeitura de Londrina.

Boca maldita

Mesmo já inelegível, em 2018, o vereador Boca Aberta conseguiu registrar candidatura a deputado federal, valendo-se de uma “boquinha” proporcionada pelas inúmeras brechas da Justiça brasileira e, dessa forma, elegeu-se deputado federal. A Justiça tardou, mas, finalmente, calou essa boca destoante da Câmara dos Deputados.

Chumbo grosso

O Ministério Público Federal ingressou com denúncia na 1ª Vara Federal de Sergipe pedindo a condenação de três servidores da prefeitura de Aracaju e mais o empresário Téo Santana, dono da empresa que montou o Hospital de Campanha, no estádio João Hora de Oliveira. Segundo a procuradora Eunice Dantas, o relatório da Polícia Federal traz conversas, via WhatsApp, entre o empresário e um representante da prefeitura de Aracaju, sobre a arrumação da licitação. Segundo o MPF, a ação criminosa causou um prejuízo de aproximadamente R$ 770 mil aos cofres públicos. Vem petardo pesado por aí.

Livre, leve e despreocupado

Finalmente, o Supremo Tribunal Federal concluiu o julgamento da Ação movida pela Procuradoria Geral da República, acerca da eleição da atual Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe, que tem o deputado estadual Luciano Bispo (MDB), como seu presidente. Como o acórdão que proíbe a recondução de membros de Mesas Diretoras na mesma legislatura ocorreu em 6 de abril de 2021, o mesmo não alcança a eleição da atual Mesa da ALESE, ocorrida bem antes, em fevereiro de 2020. Dessa forma, Luciano Bispo está livre dessa preocupação e, solto na buraqueira, pavimenta o seu futuro político.

No ritmo da preguiça

Após ter praticado crime de improbidade administrativa há dez anos atrás, somente agora é que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato do vereador de Riachão do Dantas, Ivan Macedo (PSD), que será substituído pela correligionária Ana Fôrras. O detalhe é que a moça é aliada da atual prefeita, Simone Andrade, do PCdoB, adversária de Ivan. O vereador foi cassado por ter deixado de repassar a contribuição devida ao Sindicato dos Professores.

Comando de quem?

Segue em processo acelerado a fusão entre o DEM e o PSL. Os dirigentes nacionais, praticamente, já acertaram a pisada, a nível nacional. O que ainda está pegando são as composições estaduais, pois ainda há indefinições sobre quem comandará a nova sigla. Em Sergipe, por exemplo, José Carlos Machado não está convencido se fica ou se vai. Experiente e articulador, Machadão espera que na reunião da próxima terça-feira, 21 de setembro, tudo seja esclarecido, definitivamente.

Novo Código Eleitoral

Aprovado na madrugada da última quinta-feira, 17 de setembro, pela Câmara dos Deputados, a PEC do novo Código Eleitoral, que traz, entre outras aberrações, a volta das coligações proporcionais, já está no senado para ser apreciada. Para valer nas eleições do próximo ano, a mesmo deve ser votada e aprovada até o dia 2 de outubro. A senadora Simone Tebet (MDB-MS), relatora da PEC na CCJ, é contra a ressurreição das coligações. A votação está suspensa por pedido de vista. A volta das coligações proporcionais seria tremendo um retrocesso no processo eleitoral brasileiro.

Semana do Trânsito

A prefeitura de Nossa Senhora do Socorro realizará um drive-thru de conscientização sobre ações no trânsito. A ação faz parte das atividades alusivas à Semana Nacional do Trânsito e será realizada nos dias 20, 21 e 22 de setembro, sempre a partir das 14h, no estacionamento do Shopping Prêmio. A Semana Nacional do Trânsito tem o objetivo de alertar a população sobre a importância da mudança de atitude no trânsito, reafirmando que todos são responsáveis pela segurança no trânsito.

Digo e afirmo

O prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa (PL), ratificou que o ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL) reúne todas as condições para colocar o seu nome como pré-candidato ao Governo do Estado nas eleições 2022. Segundo Adailton, a avaliação positiva dele para que Valmir entre na disputa majoritária se dá pelo fato da popularidade que tem conquistado em todo estado.

Digo e afirmo 2

Para Adailton, é necessário colocar na cadeira de governador alguém que percorra o estado de domingo a domingo para saber as necessidades do povo, e ninguém melhor que Valmir para executar esse trabalho. O gestor ainda afirmou que Valmir não recuará às pressões que tem recebido dos adversários políticos.

Tragédia em Gararu

No início da tarde de ontem, 18/09, dois irmãos gêmeos de apenas 4 anos, Igor e Hugo, morreram carbonizados enquanto dormiam, dentro da Mercearia Dois Irmãos, de propriedade dos seus pais. Um incêndio no interior da loja causou as mortes, sem que a mãe, Daniela Fróis, que estava trabalhando no caixa, pudesse salvar as suas vidas.

Tragédia em Gararu 2

O fato causou uma comoção total nos seus moradores que conheciam os pequenos comerciantes, brutalmente atingidos por essa fatalidade. Entretanto, a dor aumentou, ainda mais, pela demora da chegado do IML para recolher os corpos, do local. Infelizmente, em Sergipe só existe uma unidade do Instituto localizada na capital. A falta da interiorização deste serviço continua causando constrangimento junto às famílias e amigos de pessoas que morrem de forma violenta, cujos corpos permanecem por horas a fio, estendidos no chão e nas estradas da vida. Lamentável!

Janier se movimenta

Lembrada como uma possível candidata a vice-governadora na chapa governista, a deputada estadual Janier Mota (PL) convidou o secretário estadual do turismo, Sales Neto, para visitar o município de Itabaianinha, base eleitoral da deputada, a fim de conhecer as riquezas culturais da localidade. Durante o “famtour”, Sales pode ver o potencial turístico do município e a deputada conseguiu vendeu dois peixes de uma tacada só: divulgou o seu município e mostrou serviço para os eleitores da região.

Voo rasante

Moradores da região do aeroporto de Aracaju ficaram assustados na última quinta-feira, 16/09, com os sucessivos voos rasantes de uma aeronave, em níveis muito baixos, sobre as suas cabeças. Somente depois é que ficaram sabendo tratar-se de uma operação do Grupo Especial de Inspeção em Voo, que estava fazendo uma avaliação do sistema, equipamentos e procedimentos para garantir segurança às aeronaves no nosso espaço aéreo. Os moradores, já assustados com a “estória” do tal tsunami africano, ficaram de cabelo em pé, tremendo de medo.

 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp