Começa hoje julgamento de cassação do governador do Rio

17/05/2024 06:56


Começa hoje julgamento de cassação do governador do Rio

O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio) começa hoje o julgamento dos pedidos de cassação dos mandatos do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), do vice, Thiago Pampolha (MDB), e do presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio), Rodrigo Bacellar (União Brasil).

Os sete desembargadores do TRE-RJ irão analisar os pedidos feitos pela Procuradoria Regional Eleitoral e pela chapa do candidato derrotado em 2022 Marcelo Freixo (PT), que foram unificados em um mesmo processo. Ambos argumentam que a chapa de Castro foi beneficiada eleitoralmente pelo escândalo das "folhas secretas".

Uma série de reportagens mostrou que dezenas de milhares de pessoas foram contratadas sem transparência pela Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) e pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). As reportagens trouxeram indícios de uso político dos projetos tocados pelas duas instituições e contratação de cabos eleitorais de aliados do governador.

Além de Castro, Pampolha e Bacellar, que foi secretário de Governo no período do escândalo, outros dez aliados do governador também são réus. O julgamento está marcado para começar às 14h e pode não ser encerrado hoje. Após as argumentações de acusação e defesa e o voto do relator, desembargador Peterson Barroso Simão, poderá haver pedido de vista, o que interromperia a sessão.

Para as procuradoras Neide Cardoso de Oliveira e Silvana Batini, o esquema das "folhas secretas" serviu para a contratação de cabos eleitorais "indevidamente utilizados para promover as candidaturas e cooptar votos para as respectivas vitórias, nas urnas, atendendo a interesses pessoais escusos e a perpetuação dos referidos políticos".

Fonte: www.uol.com.br

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp