Coluna RADAR por César Cabral - 23 de janeiro de 2022

23/01/2022 06:57


Coluna RADAR por César Cabral - 23 de janeiro de 2022

Chá das cinco

Tal como aquela velha tradição inglesa, quando senhoras da realeza se reuniam para tomar o chá às 17h e falar de amenidades, o governador Belivaldo Chagas (PSD) vai convidar alguns aliados para a esperada (por eles) reunião de janeiro. Como a Coluna previu dias atrás, ele não irá tratar da sucessão estadual. O assunto não estará na pauta e somente será discutido no mês de março. Ou, talvez, quem sabe, pode ser, é possível, tudo indica que ficará mesmo para o mês de abril, como BC planejou, desde o início do ano passado.

Enquanto isso...

Fábio Mitidieri continua mais animado do que nunca, fazendo campanha diariamente com o objetivo de consolidar a sua candidatura ao governo. Laércio Oliveira reafirma o seu desejo de ser o escolhido pela base governista. Edvaldo Nogueira, percebendo que nada será definido este mês, alardeou que “desistiu de desistir”. Correndo por fora, Ulices Andrade, como quem não quer nada, viajou para fora do estado. Sem dúvida, em “home office”, ligado 24 horas por dia.

Curto e grosso

“Se acharem que atrapalho, é só avisar que saio do processo e vou cuidar apenas da administração. Não aceito recadinhos”. Esse foi o recadão de Belivaldo, vindo lá do sertão, enquanto visitava a rodovia que liga Monte Alegre a Porto da Folha.

Conte comigo

O empresário José Ormânio dos Santos (Maninho), político bastante conceiturado em São Cristóvão, tem enorme simpatia pela candidatura do conselheiro Ulices Andrade ao governo do estado. Mesmo sem ter sido candidato nas últimas eleições, Maninho continua gozando de grande prestígio junto ao eleitorado saocristovense, sendo um político bastante acreditado na “velha cap”, onde mantém as suas atividades empresariais. Tal como o “mano”, várias lideranças interioranas tem manifestado idêntico desejo, fortalecendo, cada vez mais, a possível candidatura do conselheiro.

Todo mundo junto

O Partido Republicanos já definiu que formará um grupo de nove candidatos a deputado federal. A chapa que já está praticamente fechada, terá como candidatos, nada mais nada e menos do que Heleno Silva, Jony Marcos, Gustinho Ribeiro, Fábio Henrique, Thiago de Joaldo (Itabaianinha) e um outro cujo nome não foi revelado, ainda. Três candidatas mulheres completarão o time, a fim de atender a legislação eleitoral.

Se for verdade, neguem

Eles podem até negar que exista esse acordo, de martelo batido. Mas, a decisão ocorreu durante um almoço num restaurante de Aracaju. O fim das coligações proporcionais é responsável por essa arrumação que abre perspectivas de eleição de dois ou três candidatos. Se ficarem onde estão, Gustinho Ribeiro e Fábio Henrique não terão a mínima chance de se reelegerem. Gustinho, pela falta de nomes no Solidariedade capazes de ajudar na legenda. Fábio Henrique, apesar de dirigir o PDT, não contará com o apoio do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.

Mudanças à vista

O deputado federal Fábio Henrique (PDT) já definiu a saída do partido que ele próprio comanda em Sergipe. A sua ida para o Republicanos foi acertada com a direção nacional, em Brasília. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), com isso, passa a ter aumentada a sua área de comando. Se antes se restringia somente a Aracaju, agora administrará o PDT em todo o estado. Recentemente, ele convidou José Carlos Machado para se filiar e ser candidato a deputado federal pela agremiação pedetista. Machado está pensando...

E os outros?

Com a saída de Fábio Henrique do PDT, Edvaldo Nogueira está mais à vontade para rearrumar a sigla e formar bons quadros para as eleições deste ano. Independentemente se será ou não candidato a governador, Edvaldo tem que arregaçar as mangas e dar vida ao partido. Caso contrário, o PDT será enterrado na mesma cova do MDB que, na eleição passada, sequer elegeu um vereador na capital.

Quem apaga a luz?

O outrora robusto MDB sergipano está caindo pelas tabelas, ano após ano. Na última eleição municipal, não conseguiu eleger um só vereador em Aracaju e não apresentou candidato a prefeito da capital. Os deputados estaduais Garibaldo Mendonça e Zezinho Guimarães já estão encostados na janela que vai se abrir em março, para pular fora do barco. Jockson Barreto, pretenso candidato nas próximas eleições, não ficará na sigla, nem amarrado. Como fica a situação do deputado federal Fábio Reis (MDB-SE)? Acompanha o amigo JB ou vai desligar o interruptor?

Filha de peixe

Amigos próximos da jornalista Yasmin Deda advogam a tese da sua candidatura a deputada estadual, pelo Partido dos Trabalhadores. Discreta, a filha do ex-governador Marcelo Deda poderia, muito bem, representar a juventude do PT neste momento em que o partido trabalha pela reconstrução da sua imagem junto ao eleitorado brasileiro. O nome é bom, é sergipana, tem credibilidade e pedigree político.

Gol contra

O time sub-17 do Esporte Clube Propriá foi campeão sergipano na terça-feira, 18/10, ao vencer o Confiança, por 1x0. Após a partida, a FSF fez a entrega das medalhas douradas aos jovens campeões. Tentando pegar carona na euforia dos atletas, o prefeito de Propriá, Valberto Lima (MDB), ao subir ao pódio, recebeu uma sonora vaia da galera que estava nas cadeiras do Batistão. Na cidade ribeirinha, a população de baixa renda cobra o pagamento do aluguel social, atrasado há cinco meses, e os servidores contratados ainda não viram a cor do salário de dezembro.

Estradas de Canindé

O DER está fazendo a recuperação das estradas que cortam o município de Canindé de São Francisco. Segundo Kaká Andrade, a recuperação da pista que dá acesso à divisa com a Bahia está quase concluída. A próxima etapa será a roçagem das margens da rodovia que liga Pedra D’Água a Capim Grosso e das estradas do Projeto Califórnia. Esses serviços são importantes para a segurança de quem trafega por aquela região.

Como é que pode?

Ninguém consegue entender como a prefeitura de Canindé de São Francisco, com uma receita anual em torno dos R$ 150 milhões, ainda não tenha pago salário de servidores referente ao mês de dezembro do ano passado. Tão esperando o que? Que a enxurrada do rio São Francisco traga mais dinheiro para os cofres da prefeitura? Só se for!

Chega de reboque

O presidente Jair Bolsonaro efetuou uma mudança no Código Brasileiro de Trânsito que vai livrar muita gente de ter o dissabor de voltar pra casa à pé, ao ser parado numa blitz com documento do carro vencido. De acordo com a Lei nº 14.229, o “atrasadinho” pagará uma multa, terá 15 dias para regularizar a documentação e o carro não será guinchado. Beleza!

As águas vão rolar

O Ministério Público Federal acionou a CHESF solicitando informações sobre as prevenções sugeridas pela Companhia aos ribeirinhos para se precaverem diante da cheia programada, mediante a abertura de comportas das hidrelétricas de Sobradinho, Paulo Afonso e Xingó. Segundo a CHESF, o alerta foi dado desde o dia 11/01 a 33 municípios do submédio e baixo São Francisco, localizados nos estados de Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe.

As águas vão rolar 2

No comunicado, a Companhia do São Francisco pediu aos avisados municípios que acionassem as suas Defesas Civis para que, juntamente com as Defesas estaduais, organizassem planos de contenção e fuga das áreas de risco. Todo ribeirinho sabe que, de tempos em tempos, a cheia do rio acontece. Ninguém domina a força da natureza. O problema é que, mesmo sabendo desses fenômenos cíclicos, muitas pessoas insistem em morar, construir bares e criar gado no leito do rio. O Velho Chico não vai até a casa de ninguém e, desde que foi descoberto, há mais de 500 anos, o seu curso continua sendo o mesmo. Até bater no meio do mar.

Errou feio

Estranhamente, o release da CHESF informando aos municípios sobre o tal aumento da vazão inclui Nossa Senhora da Glória e Monte Alegre de Sergipe dentre aqueles que poderão sentir os efeitos das possíveis inundações. É preferível acreditar que o redator viajou numa canoa furada do que imaginar que o rio chegará na capital do sertão sergipano. É preciso muita calma nessa hora! Não custa passar o “rabo do olho” no mapa de Sergipe.

Ômi, vão rezar!

“Nós, padres da Paróquia de Santa Luzia do Alto da Boa Vista – Lagarto/SE, entendemos que a nossa cidade e o meio ambiente são “CASA COMUM”. Assim, solicitamos das autoridades do executivo e do legislativo o cumprimento da forma legal do descarte de lixo na cidade de Lagarto, uma fiscalização e logística mais inteligente na lida com o lixo da cidade". Com este comunicado, os padres de Lagarto fingem defender o meio ambiente, mas, na verdade, se posicionam politicamente diante do altar. Isso não fica bem para a Igreja, principalmente num município onde a política é, literalmente, coisa do diabo.

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp