Coluna Radar por César Cabral - 12 de junho de 2022

12/06/2022 06:28


Coluna Radar por César Cabral - 12 de junho de 2022

E o MDB, hein?

O partido que já teve o maior número de governadores, maior bancada federal e uma quantidade enorme de prefeitos e vereadores vive, hoje, momentos de extrema nostalgia nunca visto na sua histórica trajetória. A nível nacional, o MDB anuncia, de forma dividida, a candidatura de Simone Tebet à presidência da república, cujo projeto não empolga sequer os mais fanáticos correligionários. Uma fantasia, essa pretensão emedebista, pois até o PSDB, maior aliado, apoia de “meia boca”, dividido. Em Sergipe, analistas afirmam que, novamente, o partido não elegerá um só parlamentar estadual ou federal. Majoritariamente, Jackson Barreto tenta viabilizar uma candidatura ao senado federal aliada ao presidenciável Lula, mas o PT anunciou Valadares Filho como pré-candidato à vaga. No agrupamento governista, Belivaldo Chagas tem criticado a situação em que recebeu o Estado, exatamente administrado por JB. Tais críticas decorrem do recente indicativo de que o MDB, sob nova direção, apoiaria a candidatura de Rogério Carvalho (PT-SE), a governador. Pra onde vai o MDB, ninguém sabe. Ficar onde (e como) está, é muito pior.

Lula em Sergipe

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai estar em Sergipe no próximo dia 18. O anúncio foi feito durante a Plenária da Militância do PT, realizada na última sexta-feira, no Cotinguiba, em Aracaju. Durante o ato, foi confirmada a pré-candidatura do senador Rogério Carvalho (PT-SE) a governador e Valadares Filho como pré-candidato ao senado, tendo como suplente o atual deputado federal Márcio Macedo (PT-SE). A vaga de pré-candidato a vice-governador deve ser anunciada no dia 18, com a presença de Lula.

Casa de Noca

Presidindo a Sessão da Alese, o deputado Francisco Gualberto (PSD) não teve pulso para fazer cumprir o Regimento da Casa, ante o comportamento nada civilizado que alguns professores protagonizaram nas galerias. Aos gritos de moleque e mal-educado, o deputado Rodrigo Valadares (PTB) foi “ovacionado” pelos educadores, ao tentar usar a tribuna. A reação da plateia foi decorrente de uma comparação relacionada ao SINTESE, feita pelo parlamentar. Chiquinho Gualberto botou “panos quentes” e contornou, meio sem jeito, a algazarra.

Marcando Marcos

O presidente da Câmara Municipal de Itabaiana, vereador Marcos Oliveira (PL) será candidato a deputado estadual com o apoio do ex-prefeito Valmir de Francisquinho e do seu agrupamento político. Isso é o suficiente para colocar o vereador em situação privilegiada como pré-candidato e, em contrapartida, provocar ciúmes entre os demais “concorrentes”. Quem fala pelos cotovelos está curtindo uma tremenda dor de cotovelo.

Pela bola 7

Segundo o jornalista Adiberto de Souza, os vereadores de Aracaju, Fábio Meireles e Sávio de Vardo da Lotéria (ambos do PSC), ganharam um fio de esperança após o TSE julgar improcedente uma Ação similar de investigação contra 14 vereadores de Garuva (SC), por supostas candidaturas femininas fictícias. A decisão do TSE abre caminho para que o TRE de Sergipe tenha o mesmo entendimento. Tal jurisprudência será o principal argumento da defesa, sem dúvida. Assim sendo, os vereadores poderão se livrar dessa sinuca de bico, antes da cartada final, evitando a terrível “bola sete”, em Brasília.

Festa no Interior

Uma das maiores festas do interior sergipano, a Festa dos Caminhoneiros, segue bombando em Itabaiana, com uma programação de primeiríssima qualidade e que envolve os itabaianenses e moradores da região. Desde o dia 9/06, que a cidade serrana está, literalmente, transformada na Capital Nacional do Caminhoneiro. Neste domingo, 12 de junho, último dia da programação social, tem Jânio Linhares, Xande Avião,Saia Rodada, Maiara e Maraísa, Alma Gêmea e Nattan.  Amanhã, 13 de junho, Dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade, Itabaiana receberá milhares de devotos que acompanharão uma das maiores e mais tradicionais procissões religiosas, em louvor ao Santo casamenteiro.

Sorria, você está sendo filmado!

Durante a festança, a prefeitura de Itabaiana contou com o uso de várias câmeras inteligentes, que permitiram à segurança identificar importunadores dos forrozeiros presentes. O prefeito Adailton Souza (PL) comemorou a utilização do novo equipamento, que se compara somente àquele utilizado pela prefeitura de Aracaju. Pelo sim, pelo não, a Festa dos Caminhoneiros deste ano foi uma das mais tranquilas.

Atenção prefeitos!

Os gestores dos 75 municípios sergipanos têm até o dia 22 de julho para responder ao questionário do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), ciclo 2022, disponibilizado pelo Tribunal de Contas, na última quinta, 9/06. O objetivo é medir e acompanhar o desenvolvimento da gestão pública e instrumentalizar o controle social. As informações referentes ao ano-base 2021 vão possibilitar a avaliação de políticas públicas nas áreas de Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação. O atraso e o não envio das informações são passíveis de multa. Se liguem!

Na Moita

Luciano de Menininha (PP), pré-candidato a deputado federal, andou percorrendo o agreste e foi recebido pelo empresário Tiago da Moita, em Moita Bonita. Empresário bem sucedido na área de transportes, Tiago tem se destacado como uma nova liderança política do município e já declarou apoio ao candidato progressista.

Municipalistas

Durante o Diálogo Municipalista promovido pela FAMES, que reuniu todos os pré-candidatos a governador, João Fontes (PTB) garantiu que, se eleito, irá recriar a Secretaria de Articulação Com os Municípios. Já Valmir de Francisquinho (PL) disse que não será um governador que só recebe os prefeitos no final do mandato. Só pra lembrar: a FAMES é a Federação dos Municípios do Estado de Sergipe.

E agora, doutor?

O ministro Luiz Fux, presidente do STF, disse na última sexta-feira (10/06), que ninguém pode esquecer que houve corrupção no Brasil e que decisões judiciais anularam processos na Lava-Jato por questões formais. O magistrado reconhece, também, que o dinheiro roubado era real. Em suma, foi categórico ao afirmar que houve roubo, sim, e que ninguém foi inocentado. Apenas o processo foi anulado. Entendeu?

Chapa quente

Também na última sexta-feira, o ministro da Defesa, General Paulo Sérgio Nogueira, encaminhou um documento no qual, em duras palavras, manifesta e cobra o atendimento das propostas feitas pelas Forças Armadas ao Tribunal Superior Eleitoral. O ofício foi encaminhado ao ministro Edson Fachin, presidente do TSE, e cita as propostas feitas para o aperfeiçoamento do sistema eleitoral.

Excesso de velocidade

A Companhia de Policiamento de Trânsito tem um novo equipamento de monitoramento eletrônico de velocidade de veículos. Trata-se do famoso radar portátil que já está sendo usado na fiscalização das rodovias estaduais. Para pegar uma multa, você não precisa ir muito longe: basta trafegar pela rodovia José Sarney, com velocidade acima do permitido.

Se ligue na pesquisa

Segundo o site jornaldacidadeonline.com.br, uma pesquisa realizada pelo IPESPE e divulgada na semana passada aponta Luiz Inácio Lula da Silva à frente de Jair Bolsonaro, na corrida presidencial. O site revela que o tal instituto de pesquisa é de propriedade de Antônio Lavareda, marqueteiro pernambucano, ex-sócio de Duda Mendonça, um dos réus do mensalão. Segundo o IPESPE, Lula, mesmo “descondenado”, é considerado o mais honesto entre todos os presidenciáveis. É mentira, Terta?

Homenagem

O advogado Cristiano César Braga de Aragão Cabral foi um dos homenageados na última sexta-feira (10/06), pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-20), com a Ordem Sergipana do Mérito Trabalhista. A condecoração foi instituída no ano de 1993 e homenageia personalidades que se destacam no exercício das suas profissões e que são exemplos para a coletividade. Por conta da pandemia, há dois anos que o evento não acontece e, nesta sua recente edição, outras 38 personalidades também foram destacadas, por conta das suas atividades durante o período pandêmico.

Acorda, ENERGISA

Na Chácara do Gaúcho, no Loteamento Itacanema, localizado no Parque dos Faróis, existe uma mangueira (pé de manga) que está se enroscando na rede de alta tensão, tornando-se num iminente perigo para moradores e transeuntes. Há mais de um ano que o proprietário solicitou a poda e, até agora, nada. Se fosse para cortar a luz...

Arrepare!

Segundo o advogado João Fontes, pré-candidato a governador, a reforma da previdência do presidente Lula feriu de morte a cláusula pétrea do inciso XXXVI do artigo 5º da Constituição, onde afirma que “a Lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada”. O presidente do STF, na época, Nelson Jobim, conseguiu aprovar essa aberração na Corte Suprema e os aposentados passaram a descontar 11% dos seus subsídios para a previdência. Posteriormente, Jobim foi nomeado ministro da Defesa no Governo Lula. No mesmo tom, foi mantido no cargo pela presidanta Dilma

Dose dupla

Sobre a cassação de Valdevan Noventa, um internauta, lá de Japoatã, disse à Coluna que, de fato, São Paulo perdeu um deputado e Sergipe se livrou de outro. Sendo assim, a dosimetria passou dos limites, literalmente.

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp