Coluna Radar por César Cabral - 19 de junho de 2022

19/06/2022 06:42


Coluna Radar por César Cabral - 19 de junho de 2022

Crime eleitoral

Segundo o site Metrópolis, a CUT contratou empresas para disparar propaganda de Lula no WhatsApp. De acordo com a informação, dois dirigentes da central sindical, Roni Barbosa e Admirson Medeiros, orientaram membros de seu grupo sobre uso eleitoral das chamadas “Brigadas Digitais”. Não se admire pelo “Admirson” cometer tal crime. Há anos que sindicatos e a própria central se transformaram em puxadinhos do PT.

Pior do que isso...

 “Só dois disso”, como diz o ditado. O uso indevido do dinheiro dos associados em favor de campanha política é um crime terrível, pois a luta sindical deve ser somente em favor de melhores salários e condições de trabalho da categoria. Mesmo que algum candidato, por acaso, tenha a preferência da maioria absoluta dos associados, os sindicatos devem manter neutralidade política, tal qual religiosa e racial, em respeito à liberdade de escolha dos seus sindicalizados. E agora, ministro Alexandre de Moraes?

Aquele São João

Com o recurso de Valmir de Francisquinho marcado para voltar à pauta de julgamento do TSE no dia 23, podemos afirmar, sem medo de errar, que este São João não será igual àquele que passou. Nunca houve, em Sergipe, um São João tão ardente quanto este. Se nenhum ministro pedir vista, literalmente, vai haver foguete pra tudo quanto é lado.

Chuva de merda

Na última quarta-feira, 15/06, em Uberlândia-MG, um drone de pulverização agrícola jogou fezes e urina humanas em apoiadores do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), que aguardavam a chegada de Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSD) para o evento de lançamento da pré-candidatura de Kalil, a governador de Minas Gerais. Dois suspeitos de operarem o equipamento foram detidos e liberados em seguida.

Que merda!

Ainda pela manhã, antes do evento, Lula concedeu entrevista à Rádio Vitoriosa, de Uberlândia, e criticou numa única tacada três aliados. Ao falar sobre o empobrecimento da população nos últimos anos, deu como exemplo o aumento dos moradores de rua em Belo Horizonte. Segundo a estatística de Lula, em 2012 haviam duas mil pessoas que moravam nas ruas de BH e hoje, em 2022, essa população saltou para mais de 8 mil pessoas. Nesse período a capital mineira foi administrada por Márcio Lacerda e Alexandre Kalil, ambos aliados do PT. Misericórdia!

Xô chuchu

Recebido em Aracaju por seus admiradores, o ex-presidente Lula participou, ontem (18/06), de um ato no Centro de Convenções, juntamente com o seu pré-candidato a vice-presidente, Geraldo Alkmin (PSD). Quando teve o seu nome anunciado, Alkmin recebeu uma sonoríssima vaia da própria militância petista, que não consegue engolir Lula com Chuchu. Sem dúvida, é um prato bastante indigesto.

Caravanas

Várias caravanas vindas do interior foram organizadas pelos simpatizantes do ex-condenado. Teve prefeito que encheu um ônibus somente com ocupantes de Cargo em Comissão. Campanha política é assim mesmo, ou vai ou racha!

Valei-me São Cristóvão

De Aracaju Lula seguiu para a antiga capital sergipana, onde participou de um ato cultural. Apesar de ter sido recepcionado pelo prefeito Marcos Santana, muito bem avaliado pela população, a receptividade foi muito aquém do esperado. Como o evento foi realizado próximo a um museu, o ex-presidente deve ter se sentido uma peça do antiquário.

Amnésia

Em seu twitter, o jornalista Cláudio Nunes disse que o Lula sofre de amnésia moral e esquece do tal orçamento secreto, classificado por ele como sendo desonesto. Por onde anda, tem pedido para não votarem naqueles candidatos que ajudaram a aprovar o tal orçamento. Todavia, em Aracaju, pediu votos para o senador Rogério Carvalho (PT-SE). Ou seja, “Lula é um hipócrita que tem a perfídia como lealdade pública”, disse o conceituado jornalista.

Procurador de confusão

O procurador da prefeitura municipal de Maceió-AL, Tasso Marques, veio curtir o feriadão em Aracaju e fez uma postagem de vídeo classificando a capital sergipana como quintal da Bahia. Em tom de pilhéria ou não, o certo é que o vídeo causou a maior polêmica, pois muitos aracajuanos se sentiram ofendidos na sua sergipanidade. Agora, aqui pra nós, festejo junino com Bell Marques cantando, só mesmo num quintal baiano.

Orgulho ferido

O Ministério Público Federal está questionando a administração do Espetinho Aju Propriá pela reforma do prédio onde funcionou, por longos anos, o Bar e Restaurante O Mangaba, orgulho dos propriaenses. O questionamento se prende a licença ambiental, degradação do meio ambiente e construção do píer às margens do rio São Francisco. O proprietário do estabelecimento garante ter cumprido as determinações dos órgãos ambientais, além de ter recuperado parte da vegetação nativa que foi tirada para dar lugar ao píer. Frequentadores do novo cartão postal de Propriá estão receosos que o mesmo venha a ser fechado, por decisão judicial.  

Justiça lenta

O crime eleitoral que causou a cassação do deputado federal Valdevan Novena (PL-SE) foi praticado na eleição de 2018. Eleito, Noventa passou 3 anos e meio como deputado, cumprindo cerca de 75% do mandato. Essa letargia no julgamento final de casos desta ordem se repete em várias regiões do país. Não são pouco os casos de prefeitos e prefeitas que estão prestes a cumprir metade dos seus mandatos respondendo por supostos crimes eleitorais. Esse caminhar “arrastando os pés” da Justiça Eleitoral é muito ruim para a imagem do judiciário brasileiro.

Será que será?

O ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, pré-candidato a governador, esteve ontem (18/06) na Cavalgada de Aquidabã e depois seguiu para o sertão, até Canindé de São Francisco. Ele estava acompanhado de Eduardo Amorim e da vereadora de Aracaju, Emília Correa. Amorim é tido como seu candidato a senador. E a vereadora Emília, será a sua vice-governadora?

Coveiros de meia pataca

Lamentavelmente, algumas pessoas insistem em politizar as mortes de Genivaldo (em Umbaúba) assim como as do indigenista Bruno e do jornalista Dom, em plena selva amazônica. Sem a mínima cerimônia, essas aves agorentas ignoram as dores das famílias e montam palanque eleitoral e derramam lágrimas de crocodilo. A falta de respeito com os mortos e as suas famílias chega a ser repugnante, quando esse desvio comportamental é praticado por quem detém mandato eletivo.

Bem na fita

O ex-prefeito de Aquidabã, Eurico de Souza Filho, marcou presença na Cavalgada que percorreu, ontem (18/06), alguns povoados do município. Recebeu e cavalgou lado a lado com o deputado federal Fábio Mitidieri, seu candidato a governador. Euriquinho está bem cotado para disputar a prefeitura em 2024. Este ano, também votará na Dra. Lidiane Lucena (esposa do prefeito Mário Lucena) para deputada estadual.

Prefeito jeitoso

Não há como negar que o prefeito de Porto da Folha, Miguel de Doutor Marcos (PSD), sabe conviver com aliados e adversários de momento, como poucos. Foi assim que foi eleito e reeleito com votos de todas as correntes políticas do município. Corredor de vaquejada, não perde corrida de mourão. Morou?

Dúvida cruel

Faltando cerca de 100 dias para as eleições e, até agora, ninguém sabe para onde vai o MDB, em Sergipe. O senador Rogério Carvalho (PT-SE) ainda sonha em ter a sigla no seu palanque, com a turma de Clóvis Silveira. Jackson Barreto, que hoje comanda o partido, quer ser candidato a senador no bloco petista, capitaneado por Lula. Mas, o PT sergipano já tem Valadares Filho ocupando este posto. Como vai terminar esta novela, ninguém sabe.

Por dentro das eleições

Nesta segunda-feira, 20/06, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe promoverá o seminário “Por Dentro das Eleições”, destinado aos jornalistas sergipanos que atuarão na cobertura do processo eleitoral deste ano. O seminário começará às 10h e os jornalistas interessados devem comparecer ao TRE-SE com o mínimo de 30 minutos de antecedência, a fim de formalizar a inscrição. Ao todo serão três palestras que abordarão os temas Propaganda Eleitoral, Segurança das Urnas e Estrutura Logística da Eleição em Sergipe. Os participantes poderão fazer perguntas e tirar dúvidas com os especialistas do Tribunal Regional.

 

 

 

 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp