Coluna Radar por César Cabral - 26 de junho de 2022

26/06/2022 06:58


Coluna Radar por César Cabral - 26 de junho de 2022

O efeito Valmir

A inelegibilidade de Valmir de Francisquinho (PL) decorrente do julgamento do TSE, na última quinta-feira (23/06), provocou, indubitavelmente, uma mudança radical no cenário político sergipano, não só no plano das candidaturas majoritárias, mas, também, na possível planilha da totalização dos votos para deputado estadual. Candidaturas proporcionais sem candidato para o executivo, geralmente, ficam à deriva e tendem a naufragar pela falta de um comandante que puxe votos. É voz corrente que os pré-candidatos a deputado estadual passaram o São João um tanto quanto “pagãos” pela falta do importante padrinho, agora inelegível.

O efeito Valmir 2

Com Valmir candidato, o Partido Liberal já fazia contas para eleger de três a quatro deputados estaduais, não apenas pela capacidade individual de cada pretendente, mas, principalmente, pelo fenômeno eleitoral que estava se preconizando na figura do ex-prefeito de Itabaiana. Dentre os pré-candidatos a deputado estadual pelo PL, José Carlos Machado, Gilmar Carvalho, Gracinha Garcez, Neto Guimarães, Marcos Oliveira (presidente da Câmara Municipal de Itabaiana) e Pato Maravilha (irmão do prefeito de Umbaúba, Humberto Maravilha) despontam como os mais cotados para conquistar uma ou mais vagas na ALESE.

O efeito Valmir 3

Com Valmir de Francisquinho fora do pleito, “bacalhau muda de panela”, como se diz na gíria. Isso porque, sem o puxador de votos na disputa do Governo, a missão do partido para atingir o coeficiente eleitoral para eleger o primeiro deputado estadual fica muito (e bote muito nisso) mais difícil. Afinal, calcula-se que para eleger o primeiro parlamentar estadual serão necessários mais de 40 mil votos. E, teoricamente, para eleger três estima-se o mínimo de 120 mil votos.

Não é bem assim

Todavia, contudo e entretanto, alguns apoiadores de Valmir de Francisquinho ainda não jogaram a toalha, em relação à sua candidatura a governador. Alegam, de forma bastante otimista, que os embargos de declaração que serão apresentados pela defesa darão fôlego e tempo suficientes para que a candidatura se mantenha, sub judice, até o dia das eleições. Essa é uma conjectura que está posta na mesa da executiva estadual do PL, que analisa se toma esta decisão, se apoia um dos outros pré-candidatos já definidos ou, em última análise, se opta pelo plano B, que seria a escolha de outro nome, dentro do bloco, para substituir Valmir de Francisquinho. O jogo é jogado, lambari é pescado e o tempo urge!

Fora de combate

O deputado federal e pré-candidato a governador, Fábio Mitidieri (PSD-SE), testou positivo para a Covid-19, ontem, 25 de junho. O exame foi realizado no Centro de Síndrome Gripal de Aracaju, unidade da rede municipal de saúde da capital. Imediatamente, Fábio suspendeu todos os seus compromissos e se recolheu em sua residência, conforme recomendação médica. Esta é a segunda vez que ele contrai o vírus. Mais uma, terá direito a pedir música no Fantástico.

Pau de sebo

A corrida para senado está virando um verdadeiro “pau de sebo”, num sobe e desce dos diabos. E nesse escorrega lá vai um, Valadares Filho (PSB), Laércio Oliveira (PP), Jackson Barreto (MDB), André Moura (União Brasil), Mendonça Prado (PTB) e Henry Clay (Psol) vão se acotovelando, de forró em forró, em busca de apoio popular.

Sangue novo

Depois da vinda do ex-presidente Lula a Aracaju, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) criou novo ânimo na sua campanha rumo ao Governo do Estado. A declaração de Lula, dizendo que ele (Rogério) é o seu candidato em Sergipe, deixou o senador muito mais estimulado e fortalecido. Ficou claro, também, que Lula não está magoado com algumas posições que o senador sergipano tem tomado no senado federal. Para a turma do “Sergipe Pode Mais”, agora é bola pra frente e vamos que vamos.

Briga de foice

Não será fácil a disputa no Partido dos Trabalhadores por uma vaga na Câmara dos Deputados. Pelos cálculos, seguramente, o partido conseguirá eleger um deputado federal por Sergipe. Como João Daniel (PT-SE) e a vice-governadora Eliane Aquino serão candidatos, se esse cálculo estiver correto, essa disputa será acirradíssima e de dificílimo prognóstico. Quem viver, verá.

Eleição cara

Um pré-candidato a deputado estadual revelou à Coluna que está muito preocupado com o andamento do pleito eleitoral deste ano. Foi taxativo ao afirmar que já participou de vários embates, mas, nunca experimentou o que se configura neste ano. A maioria dos "apoiadores" que se aproximam dos pré-candidatos, antes mesmo de externar o seu potencial, falam, abertamente, de quanto precisam para apoiar este ou aquele candidato. O negócio está escancarado, vergonhoso e pelos olhos da cara. Ave-Maria!

Velho terno novo

Finalmente, Robson Viana (PT) vai poder usar o terno que comprou para a sua posse como deputado estadual, em fevereiro de 2019. Naquele tempo, momentos antes de assumir uma cadeira no parlamento, foi surpreendido com uma decisão judicial que manteve Luciano Bispo (MDB, à época), como deputado. Agora, com a cassação do mandato de Talysson Costa (PL), Robson Viana (PT) deve tirar o paletó que estava guardado há três anos e meio e usá-lo, provavelmente, a partir de amanhã.

Conte outra

O ministro Luiz Roberto Barroso, do STF, foi interrompido e chamado de “mentiroso” durante uma palestra que realizara, neste final de semana, durante o “Brazil Forum UK 2022”, promovido pelas universidades Oxford e LSE (London School of Economics and Political Science. A reação ocorreu no momento em que o ministro classificou de “abominável retrocesso” uma volta ao voto impresso, com contagem pública manual. Aos gritos, os manifestantes disseram que não é isso o que está se discutindo no Brasil. Depois da intervenção dos organizadores do evento, Barroso pode então concluir a sua palestra.

Candidata saia justa

A senador Simone Tebet (MDB-MS) foi obrigada a usar uma saia justíssima quando questionada por um repórter sobre a sua pré-candidatura à presidência da república. Com o seu partido dividido entre ela e Lula, meio sem jeito, ela disse que faz parte do MDB que não é corrupto. Ficou muito difícil de esconder que a sua candidatura não passa de uma fantasia e que não irá a lugar algum. Quando participou da CPI da vergonha, que foi criada para apurar desvio de recursos durante a pandemia, a distinta senadora ajudou a desqualificar, humilhar e destratar mulheres honradas que foram depor naquele circo.

Trocando bombas

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) estão fazendo campanha pelas redes sociais para que os consumidores não abasteçam seus veículos nos postos PETROBRÁS, durante os meses de junho, julho, agosto e setembro. Alegam que a política de preços da empresa, determinada pelo Conselho de Administração, visa atingir a imagem de Bolsonaro e quebrar o país. Arre!

E tome forró

Depois de transformar o Forró em Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, o presidente Jair Bolsonaro veio sentir o clima do São João nordestino. Em Campina Grande (PB), participou de uma gigantesca motociata e em Caruaru, a Capital do Forró, foi aplaudido quando subiu no palco principal da festa.

Máquina de lavar

A operação realizada pela Polícia Federal juntamente com o Ministério Público Estadual e o GAECO, na semana passada, nos municípios de Aracaju, Ribeirópolis, Poço Redondo e Canindé de São Francisco, está longe de acabar. A ação criminosa, alvo dos agentes fiscalizadores, vai muito além daquilo que foi divulgado. Aliás, oficialmente, pouco foi dito acerca do que está sendo investigado e daquilo que já foi encontrado. Por debaixo dos panos, comenta-se que a coisa é muito mais séria do que se imagina.

Pau miúdo

Pré-candidata a deputada Federal por São Paulo, Juju Ferrari promete lançar um projeto inusitado para beneficiar os homens. A modelo e bacharela em Direito defende que o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibilize, de graça, uma cirurgia de aumento de pênis. Ela justifica a iniciativa alegando que os seus seguidores nas redes sociais pedem para aumentar o equipamento, mas dizem que isso é caro. No fundo, no fundo, há de se reconhecer que o projeto visa promover a igualdade das pessoas, deixando os eleitores “pau a pau”, literalmente. Criativo, o povo já fez várias rimas com a Juju.

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp