Por Onde Anda Você: Erotildes Araújo

07/06/2019 09:17

Por César Cabral


Por Onde Anda Você: Erotildes Araújo

O pernambucano Erotildes Araújo nasceu em Vitória de Santo Antão, no dia 23 de setembro de 1936. Filho do alfaiate Gregório Araújo e D. Maria José Araújo, é o segundo filho de uma família de oito irmãos. Quando tinha apenas seis anos de idade, foi morar em Aracaju, pois o seu pai participava ativamente do Movimento Integralista e, fugindo da repressão de Getúlio Vargas, optou por morar na capital de Sergipe.

Seu Gregório Araújo era um exímio alfaiate e trouxe na bagagem a experiência de muitos anos de corte de camisas de mangas curtas e macacão top de linha, para a época. Montou uma Alfaiataria na rua José do Prado Franco, vizinho ao Café Império, com o slogan “Adão não se vestia porque Araújo não existia”. Ao chegar na loja, o cliente já encontrava algumas camisas prontas, fato novo para a população aracajuana.

Foi na alfaiataria do seu pai que Erotildes Araújo começou a trabalhar, no atendimento aos clientes. Com a morte do senhor Gregório, a loja passa a ser comandada pelo irmão Geraldo, muito mais afeito ao comércio de roupas.

Erotildes foi aluno dos Colégios Jackson de Figueiredo e Tobias Barreto, tendo sido, portanto, aluno dos mestres D. Judite e Alcebíades Vilas-Boas, respectivamente.

Após deixar a alfaiataria e já adulto, Erotildes foi procurar emprego na Petrobrás, que estava fichando trabalhadores para atuarem em Neópolis, na área de geologia. Foi auxiliar de geólogo por um ano, tempo de duração do seu contrato de trabalho.

De volta a Aracaju, encontrou-se com o jornalista Raymundo Luiz, que lhe fez um convite para trabalhar no Diário de Aracaju, como corretor de publicidade. Era meados dos anos 60 quando foi vender anúncios para o matutino que tinha como diretores Paulo Macedo e Odorico Tavares.

Lembra que a primeira grande venda foi o anúncio em uma página inteira, da Casa da Lavoura, vendida a José Figueiredo, sócio da empresa. Daí por diante, conseguiu bons anunciantes por longos 10 anos.

A sua entrada no ramo imobiliário se deu quase que por acaso. Ao publicar, no Diário de Aracaju, o anúncio da venda de uma casa, descobriu que melhor do que vender propaganda era vender imóveis. A partir do início da década de 70 se tornou um corretor por excelência, passando a dedicar-se, de corpo e alma, a essa nova atividade.

Paralelamente, vendia um pouco de tudo, na rua João Pessoa. Desde relógios e joias da Relojoaria Fontes até ações do Banco Dantas Freire, do seu amigo Murilo Dantas.

Como a profissão de Corretor de Imóveis já era regulamentada e em Aracaju não havia representação do CRECI, ele liderou um grupo de seis corretores, entre eles o Coronel Renir Reis Damasceno, Jorge, Augusto e Sandoval e foram a Salvador para obter o devido registro. Meses depois, o Conselho enviou uma equipe para Aracaju, a fim de qualificar todos aqueles que já atuavam no ramo.

Erotildes Araújo é conhecidíssimo no mercado imobiliário de Aracaju e, até hoje, faz ponto no Calçadão da rua João Pessoa, sempre cercado de velhos amigos, contando histórias da vida real e vendendo imóveis.

Sempre trabalhou sozinho e, sozinho, enfrentou as primeiras grandes imobiliárias de Aracaju como a Decide Imobiliária, Norcon, Comlar, Cosil e tantas outras. Lembra que vendeu cerca de 90% das salas do Edifício Norcon Shopping Center, na rua João Pessoa, e recebeu como prêmio a sala 101.

Faz questão de demonstrar sua gratidão à senadora Maria do Carmo por ter sido através dela que ocupou um Cargo em Comissão, no Governo do Estado, desde o primeiro mandato de João Alves Filho e depois continuou com Valadares, Albano Franco e novamente João Alves. Irreverente, diz que a sua função era abrir e fechar portas do Palácio Olímpio Campos para aqueles que por lá apareciam.

Casado com D. Izaíra Araujo, tem quatro filhos e nove netos. Mora na rua Teófilo Otoni, 76, bairro 13 de julho, em Aracaju.

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp