Por Onde Anda Você: Zé Queiroz

14/06/2019 23:35

Por César Cabral


Por Onde Anda Você: Zé Queiroz

José Queiroz da Costa nasceu em Itabaiana-Se, no dia 14 de julho de 1936. Filho único de Antônio José da Costa, funcionário da Exatoria Estadual, e de Dona Maria Queiroz da Costa. Foi aluno da primeira turma do Ginásio Estadual de Itabaiana, depois denominado Colégio Estadual Murilo Braga. Em 1956, aos vinte anos, foi aprovado no concurso do Banco do Brasil e nomeado para trabalhar na agência de Itabaiana, sendo, tempos depois, transferido (a pedido) para a agência da Praça General Valadão, em Aracaju.

Casou-se com Dona Maria do Carmo Monteiro Costa, com quem teve seis filhos: Carmem, Zezinho, Norma, Ivan, Lana e Rui. Tem 16 netos e 4 bisnetos.

Irrequieto e contestador, ainda jovem, passou a gostar de política enveredando no agrupamento que fazia oposição a Euclides Paes Mendonça em razão de que, Euclides, líder udenista, perseguia todos os adversários, inclusive o seu pai, Antônio Queiroz, que era correligionário de Djenal Queiroz, do PSD.

No dia 13 de junho de 1978, inaugurou a Rádio Princesa da Serra, a segunda emissora do interior sergipano, cuja concessão foi adquirida através do então Governador José Rollemberg Leite. A Rádio foi fundamental para divulgar as demandas da comunidade, revelar radialistas da região além de tornar-se um instrumento de apoio ao seu grupo político. Em 1982, Djalma Lobo, radialista irreverente e detentor de uma enorme audiência no agreste e sertão sergipanos, se elegeu deputado estadual, com a maior votação daquele pleito. Um campeão de votos, graças a força do rádio.

Em 1986, incentivado por Djalma Lobo, que queria Itabaiana com um deputado federal, José Queiroz foi candidato e elegeu-se para a Câmara Federal, sendo considerado pelos órgãos de pesquisa como o melhor constituinte sergipano, condição que lhe rendeu várias homenagens. Todavia, o seu ingresso na política partidária se deu no final dos anos 70, quando coordenou a criação da Arena Dois, uma sublegenda da Aliança Renovadora Nacional, partido criado no período pós-revolução.

No ano de 1988, o seu grupo político conquistou a prefeitura de Itabaiana, derrotando uma oligarquia que estava há cerca de 30 anos no Poder. Surgiu, então, um novo fenômeno político: Luciano Bispo, que seria depois deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa. Nesse ano (1988) o grupo de José Queiroz tinha o prefeito da cidade, um deputado estadual (Djalma Lobo), um deputado federal (Queiroz), o governador (Valadares) e um ministro de estado (João Alves Filho, do Interior).

Como empresário, José Queiroz foi dono do primeiro cinema de Itabaiana, o Cine Santo Antônio. Expandiu a atividade para a capital, Aracaju, tendo sido proprietário dos Cinemas Rio Branco, Aracaju e Plaza. Ele chegou a possuir 15 cinemas em todo o Estado de Sergipe.

Outras atividades empresariais que marcaram a vida empreendedora dele foram as representações da Editora Abril Cultural e do Baú da Felicidade, de Silvio Santos. Quando assumiu a Abril, Aracaju tinha apenas 12 Bancas de Revistas. Quando deixou a atividade esse número pulou para cerca de 130 pontos de venda.

No futebol, foi o responsável pela ascensão da Associação Olímpica de Itabaiana. A partir de 1969, quando o tricolor conquistou o primeiro título estadual e enquanto esteve á frente da agremiação, foram quase duas décadas de vitórias. Foram sete títulos estaduais (um penta, inclusive), um campeonato do Nordeste e um vice do Norte/Nordeste. Para isso, gastou o que tinha e o que não tinha. Literalmente, deu tudo de si à Associação Olímpica de Itabaiana, ao lado de Antônio Rezende, Mozart Fonseca, e alguns outros abnegados.

José Queiroz é aposentado do Banco do Brasil e reside à rua Campos, 810, em Aracaju. Dedica-se, exclusivamente, a administrar a Rádio Princesa da Serra AM, seu patrimônio, que cuida com muito carinho.

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp