Por Onde Anda Você: João Gomes

26/07/2019 21:43

Por César Cabral


Por Onde Anda Você: João Gomes

João Gomes dos Santos nasceu em Propriá, no dia 8 de agosto de 1923. Filho do sapateiro Jaime Francisco dos Santos e de D. Aurora Gomes Santos. Estudou no Grupo General Valadão e, ainda garoto, começou a gostar de futebol. Ao término das aulas, era comum reunir os colegas e bater uma “pelada” na Lagoa de João Bahia, em Propriá. 

Aos 15 anos de idade, já dirigia times de futebol, na cidade ribeirinha. O seu time, o Atlético Futebol Clube, nas cores verde, vermelho e branco, revelou muitos jogadores, tais como como Zaluar (goleiro que recebeu o primeiro gol de Pelé), Pinheiro, Odílio, Cassimiro, Nelinho (que jogou no Vitória-Ba), Ciro Tavares (que se tornaria médico obstetra), e etc. 

Como seu time era bem organizado, com sede e estatuto, recebeu, no dia do seu aniversário, a visita do amigo Durval Feitosa que, acompanhado de alguns desportistas como Pedro Cardoso, João Queiroz e Miguel Apolonio, fora lhe propor a criação do América Futebol Clube, valendo-se da estrutura do Atlético, que, doravante, mudaria de nome. João Gomes concordou desde que o novo clube tivesse as mesmas cores do time por ele fundado. Assim nasceu o América Futebol Clube, no dia 8 de agosto de 1942.

Casou-se, em Propriá, com Elenita Nery Gomes, filha de Juca Nery, mecânico industrial, proprietário de uma Usina de Beneficiamento de Arroz e que foi assassinado de madrugada, dentro da sua casa, cujo crime nunca foi devidamente elucidado. João Gomes teve 20 filhos, sendo sete deles fora do casamento.

Mudando-se para Aracaju, João Gomes jogou pelo Olímpico F.C. tendo sido Bicampeão da Cidade (1946-47) e Bicampeão do Estado, no mesmo período. Amigo pessoal do General Djenal Tavares de Queiroz, foi indicado por ele, em 1948, para trabalhar na Federação Sergipana de Desportos como Protocolista. Foi árbitro de futebol tendo, inclusive, pertencido ao quadro da antiga CBD. Como funcionário da Federação,ocupou vários cargos como Diretor do Departamento de Amadores, Diretor de Árbitros, Diretor Administrativo e Chefe do Departamento Técnico.

Homenagem recebida dos amigosFoi fundador da Categoria de Juvenis numa época em que a Federação Sergipana de Desportos organizava somente os campeonatos do Primeiro e Segundo Quadros, ainda durante o amadorismo. Lembra que, para divulgar os jogos dos campeonatos juvenis, contava com o apoio do senhor Juca Barreto, proprietário do Cine Rio Branco, que lhe emprestava os “cavaletes” publicitários que eram colocados nas esquinas mais movimentadas de Aracaju. 

Foram mais de 60 anos de serviços prestados ao futebol sergipano, tempo suficiente para conviver com vários presidentes da Federação, como Policiano, Robério Garcia, Manoel Cardoso Barreto, Américo Alves, Fernando Matos, Josberto Tavares, José Carlos Oliveira, Alceuá Gonçalves, entre outros.

Prestes a completar 96 anos (em 08/08/19), João Gomes goza de boa saúde e continua bastante lúcido contando histórias marcantes do futebol sergipano. Reside no Conjunto Santa Tereza, no Bairro Aeroporto, na companhia da filha Aurora Maria Gomes.

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp