Por Onde Anda Você: Chico da P. Franco

17/08/2019 17:37

Por César Cabral


Por Onde Anda Você: Chico da P. Franco

Francisco Pimentel Franco, Chico da P. Franco, nasceu em Aracaju, no dia 14 de dezembro de 1931. Filho de Derbeval do Prado Franco e Dona Rosa Amélia Sobral, é casado com D. Maria Helena Melo Franco. Tem cinco filhos (Rosa Amélia, Denise Maria, Ana Suely, Ana Paula e Ricardo), nove netos e três bisnetos .

Foi aluno dos Colégios Jackson de Figueiredo e do Salvador, nos quais estudou o curso Primário. O seu pai, Derbeval Franco, era sócio da empresa P. Franco & Cia. Ltda. untamente com os empresários Dantas e José Arnoivo Campos, cuja sociedade possuía duas lojas de eletrodomésticos: P. Franco, em Aracaju, e Bahia Elétrica, em Salvador.

A loja de Salvador era administrada pelo seu Derbeval que, residindo na capital baiana, ficava dividido entre Salvador e Aracaju, onde os filhos passavam a maior parte sob os cuidados da esposa, Rosa Amélia.

Depois de concluir o Curso Primário, seu Chico decide se mudar para Salvador, a fim de cursar o Ginásio. Concluída essa etapa, no Colégio Marista, passou a estudar Contabilidade, no Campo Grande, à noite. A partir de então, começou a trabalhar na Loja Bahia Elétrica, do seu pai, que funcionava na Cidade Baixa. Assim, uniu o útil ao agradável, pois a teoria contábil que aprendia à noite, exercitava, na prática, durante o dia, ao lado do seu pai.

Ao lado da equipe Music Som

Os anos se passaram e ele foi adquirindo experiência e gosto pelo comércio. Concluídos os estudos contábeis, seu pai o manda de volta para Aracaju, a fim de assumir o comando da Loja P. Franco, uma vez que a sociedade existente acabara de ser desfeita.

Cheio de fôlego e disposto a mostrar tudo o que aprendeu na Bahia, seu Chico tratou de modificar o lay-out da loja, tornando-a bastante atraente aos olhos dos transeuntes que, com frequência, andavam pela rua João Pessoa, centro comercial de Aracaju.

Em pouco tempo, a Loja P. Franco se transformou na mais bonita, mais charmosa e mais reluzente de todo o comércio de Aracaju. Na época do Natal, por exemplo, ninguém hesitava em visitar as luxuosas e atrativas vitrines da loja. Luzes incandescentes, modernos eletrodomésticos, produtos com tecnologia de ponta deixavam a clientela com água na boca. 

Fachada da loja P. Franco

Durante os anos 60, todos os domingos à noite, aconteciam memoráveis retretas ao longo da rua João Pessoa, e as lojas caprichavam para atrair os olhares e a atenção dos consumidores. Tanto era assim, que até contratavam decoradores para organizar as suas vitrines numa salutar competição que muito agradava aos que por lá passeavam. Magazine dos Móveis, A Elétrica, Larbelo, A Moda, Lojas Satélite, Livraria Regina, A Diamante, A Sugestiva e tantas outras se espelhavam no jeito renovado de expor, caracterizado pela P. Franco. 

Seu Chico, com aquele seu “jeitão”, cativava cada vez mais a sua clientela que tinha no gerente Araken a referência do bom atendimento e reponsabilidade comercial. P. Franco se tornou sinônimo de qualidade em eletrodomésticos, material elétrico, lustres, radiolas, discos e bicicletas. 

Seu Chico da P. Franco foi responsável pela implantação da primeira repetidora de TV (Canal 2 do Recife), no Morro do Urubu. Juntamente com Irineu Fontes, montou uma torre (cedida pela prefeitura de Riachuelo) e o sinal passou a ser captado pelos aracajuanos. Participou, ao lado de outros empresários locais, da criação e instalação da TV Sergipe, a primeira TV sergipana. 

Sempre inovador, passou a oferecer o serviço do BIP, aparelho que ajudava a localizar pessoas e transmitir recados através do telefone. A Central emitia um “bip” para o usuário (que usava um aparelho tipo celular) e este telefonava para a atendente a fim de receber alguma informação.

Outro empreendimento idealizado por ele foi o Music Som, serviço que fornecia música ambiente e outros gêneros, 24 horas por dia, através as linhas telefônicas da Telergipe.

Bem antes de tudo isso, Seu Chico da P. Franco e o pai, senhor Derbeval, foram distribuidores da cerveja Antarctica para todo o Estado de Sergipe. O produto chegava de navio e era estocado num armazém na Av, Ceolho e Campos, de onde seria distribuído para os comerciantes. 

Membro da Associação Comercial, CDL, Lions Club e sócio do Iate Clube e Associação Atlética de Sergipe, Francisco Pimentel Franco, Seu Chico da P. Franco, mora na Praça Camerindo, em Aracaju. Diariamente vai ao seu escritório e é frequentador assíduo dos bancos do Calçadão da rua João Pessoa, onde encontra velhos amigos, para colocar os assuntos em dia.

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp