Por onde anda você: Aerton Silva

24/08/2019 17:48


Por onde anda você: Aerton Silva

Aerton Menezes Silva nasceu em Aracaju, no dia 2 de setembro de 1941. Filho do empresário Albino Silva da Fonseca e de Dona Josefina Menezes. Estudou o ensino fundamental nos Colégios Tobias Barreto e Jackson de Figueiredo, onde foi aluno da professora Serafina Shoucair. Fez o segundo grau no Colégio Marista, em Salvador.

De volta a Aracaju, fez vestibular na Faculdade de Direito, mas foi reprovado na prova de Francês, por 0,5 ponto. Ato contínuo, foi tentar a sorte em Recife, tendo sido aprovado no Curso de Direito da Universidade Federal de Pernambuco, em 21º lugar. Quando estava no terceiro ano, conseguiu transferência para a UFS, formando-se em 1972 na turma de Nilo Jaguar, Joubert Uchoa, e tantos outros.

Em 1962, foi eleito deputado estadual juntamente com o seu irmão, Aécio Menezes Silva (falecido), numa clara demonstração da força e prestígio político que o seu pai (Albino Silva), dono da Rádio Liberdade de Sergipe, tinha naquela época. Dois irmãos eleitos numa mesma legislatura é fato raríssimo, no Brasil. 

José Carvalho, Américo Alves, Aerton Silva e Aloisio Menezes

Em 1966 foi reeleito deputado estadual com uma expressiva votação, em Aracaju. Foram 1.572 votos somente na capital, quando a média para a eleição estadual girava em torno de 2.000 votos. Acredita que a condição de presidente do Confiança favoreceu, sobremaneira, esse marcante sufrágio. Nesse pleito, o seu irmão Aécio não conseguiu se reeleger. Tempos depois, Aerton Silva, Primeiro Secretário, foi cassado e preso juntamente com o deputado Gilton Garcia, presidente da Assembleia. Ambos ficaram 34 dias no Quartel do 28 BC, em Aracaju. 

Lembra que o pai de Gilton, Luiz Garcia, era deputado federal e vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados. Mesmo assim, teve dificuldades para falar com o presidente Costa e Silva a fim de tentar a liberdade de ambos. Finalmente, após um mês, ao encontrar o presidente e lhe relatar os fatos, este determinou ao comando do 28 BC a soltura dos mesmos e que o processo fosse encaminhado para a Justiça. Julgados, foram absolvidos e indenizados com pedidos de desculpas e o pagamento de uma determinada quantia em dinheiro.

Desportista, Aerton Silva foi presidente da Associação Desportiva Confiança tendo sido campeão em 1965 e super-campeão em 1968. Lembra que a decisão de 1968 foi diante do C.S. Sergipe e aconteceu logo após ele ter sido posto em liberdade. Foi carregado pelos torcedores que lhe creditaram a conquista proletária. Receosos com alguma reação do Governo Militar, os Conselheiros do clube não permitiram que ele continuasse presidente, não lhe dando condições de uma reeleição. Vitorioso em campo e derrotado nos bastidores, Aerton decidiu afastar-se dos campos de futebol.

Aerton Silva,, Eduardo Abreu e o baiano Osório Vilas-BoasEntretanto, essa sua decisão demorou pouco tempo. Surpreso, recebeu, em casa, a visita do amigo Eduardo Abreu, mandatário do Club Sportivo Sergipe, que foi, pessoalmente, lhe comunicar que havia indicado o seu nome para conselheiro do clube rubro e que ele seria o novo presidente. Abreu lhe disse que um desportista do seu nível não podia ser abandonado daquela forma e que, naquele momento, o Sergipe abria as suas portas e o Conselho Deliberativo lhe entregava o posto de Presidente. Aerton pegou o time sem bola, meia, calção e nem chuteira e logo arrecadou dinheiro junto aos empresários e montou uma equipe vitoriosa.

Foi tri-campeão (1970/71/72) com um time que jogava por música, comandado pelo competente técnico Dequinha. Ailton, Zé Pequeno, Naninho, Duda, Cipó e Rocha era a metade do time que a torcida sabia de có e salteado. 

Aerton Silva casou-se quatro vezes. A primeira, com Marta Cruz, filha do educador Acrísio Cruz, com quem conviveu por sete anos e teve uma filha, Isabela Maria Cruz Silva. Separado, casou-se no Rio de Janeiro, na Igreja Brasileira, com a ex-Miss Sergipe, Cláudia Toscano, numa solenidade bastante badalada com transmissão, ao vivo, pela Rádio Liberdade. Essa união durou 10 anos e gerou as filhas Aretusa e Amanda, já falecida.

Novamente separado, Aerton conheceu a paraibana Gorete com quem conviveu por 11 anos e com ela teve a filha Bianca Josefina, jornalista e apresentadora de TV. Atualmente, está casado com a comerciante Norma Sueli Costa Melo. Com ela não teve filho, mas desde os 7 anos de idade que trata como filha a enteada Mirela Metidieri, médica, casada com Mateus Sena. 

Super Campeão pelo Confiança, ao lado do técnico RubinhoAerton Silva foi, durante muito tempo, Diretor-Geral da Rádio Liberdade de Sergipe, quando a emissora funcionava na rua Itabaianinha. Nomeado Procurador do Estado de Sergipe foi, em dado momento, requisitado para trabalhar no Tribunal de Contas de Sergipe, pelo então presidente Heráclito Rollemberg, tendo sido Chefe do Setor Jurídico da Corte.

Na administração do prefeito de Aracaju, Wellington Paixão, foi o primeiro Procurador Geral do Município, transformando a Secretaria de Assuntos Jurídicos em PGM. Ainda na mesma gestão, foi superintendente da SMTU (atual SMTT). De volta à Procuradoria do Estado, foi Corregedor e Sub-Procurador. Presidente da Associação dos Procuradores, por duas vezes, continua participando, ativamente, das decisões da referida Associação. 

Advogado atuante, reside na Avenida Beira-Mar, no Edifício Ville de Paris, em Aracaju.

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp