Por Onde Anda Você: Laonte Gama

08/09/2019 09:09


Por Onde Anda Você: Laonte Gama

Laonte Gama da Silva nasceu em Aracaju, no dia 16 de dezembro de 1938. Filho de João Gama da Silva e D. Zalba Barreto Gama da Silva, tem seis irmãos (Glaucia, José Augusto, João Augusto, José Tomaz, Ana Amélia e Carlos Eduardo).  Casou-se com D. Gilda Vasconcelos Gama da Silva, tem uma filha, Denise (viúva), um neto (David) e um bisneto (André).

Formou-se ainda jovem como Engenheiro AgrônomoLaonte fez o curso primário no Colégio Salesiano e Atheneu Sergipense. Fez vestibular e cursou engenharia agronômica na Escola de Agronomia do Nordeste, na Paraíba, turma de 1960. Sempre dedicado ao ensino agrícola, em 1970, a convite do Governo norte-americano fez especialização em Educação Vocacional Agrícola, na Universidade de Porto Rico, com estágio prático no Estado de Kutenck.  Em 1974, concluiu, em três etapas, o Curso de Pedagogia, na Universidade Federal de Pernambuco.

Ingressou no serviço público no ano de 1964, aprovado em Concurso para Engenheiro Agrônomo do Ministério da Agricultura. Quando convocado, optou para ficar lotado no Colégio Agrícola Benjamim Constant, no Quissamã, município de São Crsistóvão, instituição que à época era vinculada ao M.A.

Foi Diretor do Colégio por 16 anos (1966 a 1982) e, enquanto esteve trabalhando na instituição foi colega de renomados professores, tais como Zaldo Lima, Vanderley Barreto, Tenysson Aragão, Alberto Campos Silva, Abelardo Monteiro, Mathias Paulino, Thomaz Vicente Caldas, Emmanuel Franco, Jonofon, e etc. Conduziu a mudança estrutural da Entidade que passou a se chamar Escola Agrotécnica Federal de São Cristovão, atual Instituto Federal de Sergipe.

Lembra, com satisfação, que, enquanto foi Diretor, a Escola praticamente produzia todos os alimentos consumidos pelos alunos. Carne (bovina, suína e avícola), vegetais, hortaliças e até o pão eram produzidos pelos estudantes, cujo lema era “Aprender a fazer, fazendo”.

Ministrando palestra sobre ensino profissionalizante

Emociona-se ao enumerar vários professores, médicos, advogados, empresários e políticos que passaram pela Escola, sob a sua direção. Muitos alunos que preferiram seguir a carreira de técnico foram trabalhar no sistema ABCAR, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Banese, Órgãos Governamentais, empresas e indústrias ligadas ao agronegócio. 

A Escola do Quissamã sempre foi uma referência nacional. Por isso, quando o BIRD – Banco Interamericano de Desenvolvimento-  selecionou sete instituições no Brasil para receber recursos para reconstrução física e aquisição de equipamentos modernos, Sergipe foi contemplado ao lado de estados como Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. 

Laonte Gama foi designado pelo Ministério da Educação para realizar supervisão escolar nas unidades similares existentes no Nordeste, pois era Diretor de uma Escola Modelo, em Sergipe.

Foi nomeado pelo Governador João Andrade Garcez para integrar o Conselho Estadual de Educação, tendo, inclusive, sido seu presidente. 

Laonte Gama foi deputado estadual pelo MDB, por dois mandatos (1983/86 e 1987/90). Foi sócio da notável Associação Atlética de Sergipe e é Sócio Benemérito do Iate Clube de Aracaju, tendo sido Comodoro por duas gestões (1974/75 e 1977/79). Foi Conselheiro do ICAJU por vários anos.

No futebol tem duas paixões: o Clube de Regatas do Flamengo e o Club Sportivo Sergipe, do qual é Conselheiro.

Participando da comemorações do Dia do Saldado

Administra a empresa David Auto Service, de propriedade do seu neto, que funciona à rua Mariano Salmeron, 516, no Bairro Siqueira Campos, em Aracaju.

Reside no Edifício St. Michael, localizado na Rua Celso Oliva, bairro 13 de Julho.

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp