Por Onde Anda Você: Fernando Souza

21/09/2019 22:47


Por Onde Anda Você: Fernando Souza

O radialista Fernando Souza foi discotecário e Diretor Comercial da Rádio Liberdade de Sergipe por cerca de 22 anos, quando a emissora funcionava na rua Itabaianinha e pertencia ao empresário Albino Silva da Fonseca.

Nos anos 1960, como discotecário da Rádio Liberdade

Fernando Souza nasceu em Nossa Senhora das Dores, no dia 27 de dezembro de 1936. Filho de José Francisco de Souza e D. Iria Pereira de Souza, fez o curso primário na sua terra natal e o curso ginasial na Escola de Comércio, em Aracaju.

Mudou-se para Aracaju a fim de estudar e trabalhar. Morou no Hotel Sergipe, localizado na rua Geru, no centro da capital sergipana e conseguiu um emprego de balconista na loja A Moda, de propriedade do conhecido João Hora e que funcionava no Edifício Mayara, na rua João Pessoa.

Como sempre gostou de rádio, aproveitava o intervalo do almoço para, após a refeição, frequentar os estúdios da Rádio Liberdade para assistir, ao vivo, a apresentação do “Informativo Cinzano”, apresentado pelo folclórico radialista Silva Lima. Frequentador assíduo da emissora, fez amizade com o próprio Silva Lima e outros profissionais da emissora. 

Entretanto, resolveu pedir demissão da loja A Moda e regressou para Nossa Senhora das Dores. Com o dinheiro que conseguiu juntar, foi trabalhar por conta própria, vendendo joias nas cidades de Capela, Propriá, Nossa Senhora da Glória, Aquidabã e Estância. Como as vendas estavam caindo bastante, desiste do negócio e tenta novamente a sorte em Aracaju. 

De volta à capital, foi imediatamente até a Rádio Liberdade rever o comunicador Silva Lima que o encorajou a falar com o empresário Albino Silva da Fonseca, para pedir emprego na emissora. Não deu outra. Mesmo sem nenhuma experiência nessa atividade, teve a oportunidade que tanto esperava. 

Em novembro de 1958 foi contratado para tomar conta da Discoteca da Rádio Liberdade, após o pleito feito ao seu proprietário. Confessa que pouco ou nada sabia de discoteca, pois nunca havia trabalhado no rádio. Mas, como sempre foi uma pessoa organizada, de imediato fez um minucioso levantamento de todo o acervo existente e a partir de então, passou a cadastrar todos os discos da rádio. 

Passou a ser o responsável pela programação musical da Rádio Liberdade e administrador de todo o seu acervo. Praticamente morava na rádio e a sua sensibilidade musical foi fundamental para se consolidar na nova missão. Lembra que sempre tinha o cuidado de selecionar Foi as músicas dos programas apresentados por Silva Lima em consonância com o seu gosto musical. Assim, não desagradava o “manda chuva” de então.

Conviveu com grandes nomes do rádio sergipano, tais como Silva Lima, Carlito Melo, Santos Santana, Cadmo Nascimento, Batalhinha, Valmir Mendonça, José Eugênio de Jesus, Humberto Mendonça, Alberto Lacerda e tantos outros. 

Foi divulgador das gravadoras Cantagalo, Copacabana e CBS. Depois, passou a ser representante para Sergipe e Alagoas das gravadoras CBS, Copacabana, Philips e Poligran. Durante 15 anos foi o responsável pelas praças de Aracaju e Maceió.

Como Diretor Comercial da Rádio Liberdade conseguiu bons anunciantes, a exemplo da pasta dental Eucalol e do sabonete Lever que patrocinavam programas com exclusividade e davam caixas de produtos aos ouvintes que enviavam embalagens contendo nome e endereço para concorrer aos sorteios.

Além de discotecário e representante de gravadoras, Fernando Souza também era locutor da Rádio Liberdade de Sergipe, tendo apresentado vários programas. O “Correio Musical Eucalol” foi, talvez, o de maior sucesso, chegando a receber semanalmente mais de mil cartas. O mesmo ia ao ar das 16hs às 17hs, diariamente, antecedendo o “Liberdade Às Suas Ordens”, apresentado por Batalhinha, um campeão de audiência.

Em 1980 desligou-se da Rádio Liberdade de Sergipe e foi ser Diretor-Presidente da Rádio Difusora (atual Aperipê), a convite do então governador Augusto Franco. Cumprida a missão, ainda passou um bom tempo trabalhando como representante de gravadoras.

Casado com a juíza Dra. Maria Angélica França e Souza, tem seis filhos e nove netos. Reside em Aracaju, na rua Manoel Donizetti Vieira, Conjunto Vivendas do Sul, no bairro Luzia.

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp