Por onde anda você: Arivaldo Carvalho

28/09/2019 20:37


Por onde anda você: Arivaldo Carvalho

Arivaldo Carvalho nasceu em Aracaju, no dia 6 de setembro de 1923. Filho de João Alves de Carvalho e D. Altina Moura Carvalho, se destacou como grande empresário ligado ao comércio de madeiras e, também, como notável desportista, praticante de esportes radicais.

O seu pai fundou a Serraria Carvalho, localizada na Avenida Coelho e Campos, no ano de 1935, quando ainda existia a linha férrea por onde o trem chegava até a estação do Mercado, no centro comercial de Aracaju.

No escritório, algumas condecorações na parede.

Arivaldo casou-se com a senhora Iara Sobral Carvalho (falecida), tem três filhos (Ronaldo, Renato e Arivaldinho) e oito netos e cinco bisnetos.

Desde cedo, começou a praticar atividades esportivas bem diferentes daquelas desenvolvidas pelos jovens da sua época. Aos 17 anos já frequentava o Aeroclube de Aracaju e logo se aventurou em voos panorâmicos sobre a capital sergipana. Fez curso de pilotagem para comandar pequenas aeronaves.

Enquanto esteve servindo o Exército, por ser membro do Aeroclube, integrou o grupo de salvamento das vítimas dos naufrágios ocorridos na costa de Sergipe, durante a II Guerra Mundial. 

Após o fim da guerra, deixa o Exército e começa a trabalhar com o seu pai, dono da Serraria Carvalho. Comprou um caminhão para trazer madeira que compraria no Pará para abastecer a empresa, em Aracaju. Foram quase dois anos até assumir o comando da serraria, sequenciando o vitorioso empreendimento, de pai para filho.

Sempre com espírito jovem, Arivaldo Carvalho dividia o seu tempo entre a Serraria Carvalho e a prática dos seus esportes preferidos. Inovador, gostava de esportes que elevassem o nível da adrenalina.

Amante do automobilismo, participou de diversas provas nas mais diferentes categorias. Representou Sergipe na II Prova dos 500km da Bahia, em 1967, evento realizado pelo Governo Luiz Viana Filho. Em Sergipe, foi um dos organizadores e vencedor da Corrida Cristinápolis/Aracaju, pela BR-101, pilotando um Simca Chambord. Para fechar a BR e possibilitar a corrida, foi necessária a intervenção do governador Lourival Baptista.

Em julho 1971, participou do Rally da Integração Nacional, cujo percurso foi do Oiapoque ao Chuí, passando pelas principais capitais como Fortaleza, Recife, Salvador, São Paulo e Curitiba. Fez a prova pilotando um Corcel GT, incrementado. 

A velocidade sempre foi a sua fiel companheira. Dessa forma, em 1968, juntamente com Fernando Melo e Eduardo Pina vai a São Paulo e compram três Karts, os primeiros de Sergipe. Fundam, então, a Associação Sergipana de Kart. As primeiras provas foram realizadas na praia de Atalaia e na Praça Fausto Cardoso, entre o Palácio Olímpio Campos e o Tribunal de Justiça de Sergipe. Com o esporte em ascensão, Arivaldo consegue com o governador Paulo Barreto de Menezes a cessão de uma área, desmembrada do Aeroclube, para que fosse construído kartódromo de Aracaju, na avenida Maranhão. Durante os anos 70 diversos campeonatos, nas mais diferentes categorias, foram realizados.

Amante de esportes náuticos, Arivaldo Carvalho foi fundador do Iate Clube de Aracaju e do CPAM (Clube de Pescadores Amadores de Molinete), tendo participado de duas equipes de pesca (Gelo e Sercar).

Membro do Aeroclube de Sergipe, foi dele o primeiro aparelho Ultraleve de Aracaju. 

Arivaldo Carvalho sempre esteve ligado à aventura, à velocidade e à emoção. Praticou e difundiu o esporte, como poucos. Um desportista nato, ao pé da letra.

Como empresário foi uma referência no ramo de madeiras. Dirigiu a Serraria Carvalho por cerca de 50 anos, gerando emprego e renda, contribuindo, de maneira singular, para a construção de Sergipe. 

Prestes a completar 100 anos, tem problemas com a visão e com a fala. A saúde ficou debilitada após o falecimento, recente, da sua esposa. Mora na Chácara Iara, no Mosqueiro, sob os cuidados dos filhos e cuidadores.

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp