Coluna Radar 28 de março de 2020

27/03/2020 22:31

Por César Cabral


Coluna Radar 28 de março de 2020

Voz afinadíssima

A cantora Amorosa, ícone da Música Popular Sergipana, deu, através da sua rede social, uma grande contribuição aos nossos gestores, no momento em que todos devemos lutar contra esse mal que assola o planeta. Sempre bem antenada, a cantora itabaianense levantou a sua voz contra essa já “pandemia” que os governantes, geralmente, têm, de colocar em escanteio os artistas locais. Por conta do coronavírus, pronto, estão suspensos os festejos juninos, em Sergipe!

Voz afinadíssima 2

Alegam o governador Belivaldo Chagas e vários prefeitos (quase 40), que não é justo gastar milhões de reais com festas juninas, quando o povo precisa de mais atenção na área da saúde, neste momento. Corretíssima, a tese defendida pelos administradores. Entretanto, convém lembrar, que não é bem assim que as “bandas tocam”. Setenta por cento (ou mais) dessa dinheirama é destinada aos chamados “artistas nacionais”, cuja maioria canta de janeiro a janeiro no São João, no carnaval, nas festas da padroeira e aniversário das cidades.

Voz afinadíssima 3

Com os pés no chão, Amorosa defende que o São João, festa tão tradicionalmente nossa, seja realizado quando a poeira baixar (e vai baixar), com os nossos artistas. Somente com os nossos artistas. Tão talentosos e tão desprestigiados. Eles, diz a nossa “patativa”, esperam o ano todo por esse momento, quando à custa de muito pedir, cantam uma vez aqui, outra acolá, mediante modestos cachês. Não são eles, os nossos artistas, que custam muito. Todos sabem. E não custa nada valorizar a prata da casa. Que neste momento, de tanta solidariedade, os nossos governantes ouçam a voz, afinada, da nossa musa Amorosa. 

As mazelas do Maia

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem causado muito mal ao povo brasileiro, principalmente, à classe menos favorecida. Por conta da sua queda de braço com o presidente Bolsonaro, Maia tem deixado, propositadamente, de colocar em votação diversas MPs que, enquanto estavam em vigor, beneficiavam, bastante, significativa camada da sociedade. A gratuidade da carteira de estudante e o 13º do Bolsa Família, por exemplo, foram dois benefícios jogados na lata do lixo pelo presidente da Câmara, uma vez que as respectivas MPs perderam validade, por falta de votação, na Casa.

As mazelas do Maia 2

A “pavonice” de Maia, que tenta desesperadamente ser o rei da cocada branca, só tem causado atraso e prejuízo ao andamento das demandas que alavancam a nossa economia. Nas entrevistas, no caminhar e no modo de agir, o filho de César Maia denota uma desmedida arrogância, própria de quem quer aparecer por aparecer. Infelizmente, a maldade direcionada ao executivo termina por atingir, em cheio, aqueles que não têm nada a ver com essa briga de branco, tão idiota quanto nefasta à nossa nação. Acorda, Brasil!

Conversa fiada

O Sindpese, Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Sergipe, emitiu uma nota para justificar a não redução do preço dos combustíveis nas bombas, proporcionalmente à queda verificada nas refinarias. De janeiro até agora, a redução acumulada beira, incrivelmente, os 30%. Estoque encalhado e queda nas vendas são desculpas para enganar “os bestas”. Que tal o Governo tabelar os preços, de ponta a ponta?

Última semana

Não é placa de espetáculo circense, mas, o tempo limite para os vereadores trocarem de partido sem o perigo de perder o mandato. Aqueles que vão aproveitar a brecha estão tendo que driblar a quarentena. Para tanto, estão agendando, pela internet, o devido procedimento junto ao Tribunal Regional Eleitoral. Nunca é demais lembrar que o prazo termina na sexta, 3 de abril. 

Pelas conversas

Enquanto o prefeito de Itaporanga D’Ajuda, Otávio Sobral, troca o PSDB pelo PP, nos corredores da prefeitura tem muita gente dando mais importância à possível aliança entre os Mandarino e os Garcez. O comentário geral é que Victor Mandarino e Gracinha Garcez vão caminhar juntos na disputa pela prefeitura. Muitos apostam que os dois, juntos, são imbatíveis.

Alô EMSURB

Com o esvaziamento do centro comercial de Aracaju, por conta do Decreto Governamental, não seria a hora apropriada para a prefeitura limpar a frente do prédio do antigo Hotel Palace? O número excessivo de camelôs impede a locomoção das pessoas, uma vez que as calçadas estão tomadas por eles. Aliás, o Governo precisa resolver o que fazer com aquela “saudosa maloca”. Antes que o pior aconteça.

Ataque marginal

Ontem, sexta-feira 27, um grupo de marginais invadiu e saqueou mercadorias de uma loja de supermercado localizada no conjunto Orlando Dantas, em Aracaju, de onde levaram vários aparelhos eletrodomésticos como celulares e televisores. Não se trata, pois, de pessoas famintas que buscavam alimentos. Coisa de bandido que merece ser combatida com a rigorosidade da Lei, exemplarmente. 

Declaração da OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil está solicitando ao Governo Federal a prorrogação da entrega da declaração do Imposto de Renda, ano-base 2019, cujo prazo termina em 30 de abril. O fato é que a Ordem está invertendo a ordem das coisas. Ora, se é para ajudar o contribuinte, melhor seria pedir a prorrogação do prazo para o pagamento do imposto devido, pelos contribuintes assalariados, por exemplo. A prorrogação do prazo para a entrega da declaração só vai retardar a restituição a quem de direito. Nesse angu de caroço que estamos vivendo, todo mundo quer meter a colher.

Pegou mal

A declaração do governador de São Paulo, João Dória, afirmando que fez o teste do cornavírus no renomado hospital israelita Albert Eisntein, revoltou parte da população paulista que se manifestou nas redes sociais de forma contundente contra o grã-fino. Enquanto o povo se espreme nas Unidades Públicas, Dória esnoba a sua linhagem burguesa, na hora errada. 

Provocação petista

Provocado pela Executiva Estadual do PT em Sergipe, o Ministério Público ajuizou uma Ação Civil Pública para que o Estado de Sergipe e o município de Aracaju não permitam qualquer forma de aglomeração, carreatas ou atos de concentração de pessoas, para evitar a contaminação da Covid-19. Segundo o deputado federal João Daniel (PT-SE), presidente da Executiva, “as manifestações que estavam sendo convocadas colocariam em risco a saúde dos trabalhadores”. O caso é sério!

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp