Por onde anda você: João Machado Rollemberg

22/11/2019 22:16


Por onde anda você: João Machado Rollemberg

João Machado Rollemberg, engenheiro civil, empresário e político, nasceu no dia 21 de julho de 1927, no Engenho e Fazenda São João, em Pacatuba-Sergipe. Filho de Agenor Heitor de Mendonça e D. Julieta Rollemberg de Mendonça, iniciou os estudos na cidade de Propriá com a professora D. Sereafina Schoucair, conhecida educadora da cidade ribeirinha, no início do século passado.

Aos 11 anos de idade, foi para Aracaju e estudou nos Colégios Salesiano e Jackson de Figueiredo. Depois, transferiu-se para o Atheneu Sergipense onde concluiu o Curso Ginasial e o Científico. A sua vida estudantil continuou em Salvador, na Escola Politécnica da Bahia, tendo se formado em Engenharia Civil, em 1952.

Em 1958, com Leandro Maciel e o engenheiro Paulo Barreto de Menezes

Como iniciou a faculdade logo após o final da segunda guerra mundial, João Machado decidiu fazer, paralelamente, o CPOR (Curso Preparatório de Oficiais da Reserva) na Arma de Artilharia, na condição de aspirante a oficial da reserva. Dessa forma, caso  a guerra fosse reiniciada e ele convocado, estaria melhor preparado para lutar pelo Brasil, diferentemente de alguns amigos que, lamentavelmente, foram para o front e tombaram em combate.

Sem guerra, ele retorna para Aracaju, em 1952, como engenheiro civil e trazendo na mala muitos projetos inovadores. Começou, então, a construir, por conta própria, casas residenciais modernas e funcionais. Passados dois anos, associou-se a Euvaldo Diniz e juntos fundaram a Diniz e Machado Ltda., construtora responsável pela implantação do primeiro conjunto residencial particular de Aracaju: Conjunto Leandro Maciel ou Conjunto dos Bancários, como popularmente ficou, também, conhecido.

Pouco tempo depois, deixa a sociedade e passa a trabalhar novamente sozinho. Construiu o Edifício Atalaia, localizado na avenida Ivo do Prado, o primeiro da capital com 11 pavimentos. Lembra que desafiou uma “lenda” existente no meio da construção civil, na época, que afirmava ser o solo arenoso de Aracaju inadequado para edificações com mais de seis andares. Conhecedor da mecânica do solo (fundações), João Machado construiu o edifício Atalaia mediante promessa de venda em construção (incorporação), sem financiamento nenhum. Foi um dos primeiros moradores do “imponente” edifício da rua da frente, um luxo da época.

João Machado foi responsável pela construção do Jaques Hotel, na rua Mariano Salmeron, e do Grande Hotel, de sua propriedade, localizado no centro comercial de Aracaju.

Sempre vocacionado para a política, ainda estudante, em Aracaju, combateu a ditadura Vargas na condição de presidente da Associação dos Estudantes Secundaristas de Sergipe. Aluno do Atheneu Sergipense, teve como professor o futuro governador de Sergipe, Luiz Garcia, de quem se tornaria amigo.

Assim, ao assumir o Governo, Luiz Garcia o nomeou como Secretário da Fazenda e Obras Públicas, dando-lhe, dentre outras missões, a tarefa de construir o Hotel Palace de Aracaju. Como o Estado não tinha recursos para tal, João Machado viabilizou a construção do empreendimento através da venda das lojas anexas e arrecadou cerca de 70% do capital necessário. Frisa que o Palace foi um empreendimento que muito contribuiu para o desenvolvimento turístico e econômico de Sergipe.

Em 1962, foi eleito deputado federal pela UDN e reeleito em 1966. Com a implantação do bipartidarismo, pelo Governo da Revolução, João Machado Rollemberg filiou-se na ARENA. Por não fugir dos seus princípios democráticos, rebelou-se contra determinados atos do Governo, dentre os quais o famoso AI-5, motivo pelo qual foi cassado, juntamente com outros 130 deputados federais.

Banido da vida pública, retorna a Sergipe e dá sequência à sua vida empreendedora nas áreas da construção civil e agropecuária. Com apoio da sua família, implantou a Mineração Grande Vale, em Pacatuba, empresa que produzia cal, vendida, tempos depois, para um grupo paranaense que a transformou numa fábrica de cimento. Essa unidade produtiva, em funcionamento até hoje, foi responsável pelo significativo aumento da arrecadação do município, que teve um salto considerável em relação aos demais do seu porte.

De volta à política, em 1986 foi eleito deputado federal constituinte como legítimo representante do Baixo São Francisco. Na Câmara Federal integrou a Comissão do Orçamento e, pela sua integridade moral, saiu ileso do episódio conhecido como os “Anões do Orçamento”, pois, como costuma dizer, nunca fugiu aos seus princípios éticos e morais. 

Durante o Governo Valadares, foi nomeado secretário de Obras, abrindo vaga para que o suplente, Lauro Maia, assumisse, por um ano, uma cadeira no parlamento federal.

Orgulha-se das muitas homenagens que recebeu ao longo da sua vida, mas destaca duas: foi condecorado pelo presidente José Sarney como Grande Oficial da Ordem do Rio Branco e pelo governador Jackson Barreto com a Medalha do Mérito Aperipê, a mais alta condecoração do Estado de Sergipe.

Viúvo, foi casado com Maria Bernadete Rollemberg Mendonça com quem teve sete filhos: Julieta, Julius, Sônia, Arabela, Silvano, Sávio e Mônica. Do segundo relacionamento tem uma filha, Krishna, que é publicitária.

João Machado Rollemberg reside em Aracaju, na rua Sônia Alves Lopes, Coroa do Meio, e, aos 92 anos, semanalmente vai à fazenda Santo Antônio, local onde nasceu. Cavalga com desenvoltura e faz exercícios de tiro ao alvo para testar os ensinamentos do curso CPOR. 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp