Live do sergipano Barata do Cavaquinho acontece neste domingo (24)

23/05/2020 15:42

A live terá um convidado especial: Henrique Cazes


Live do sergipano Barata do Cavaquinho acontece neste domingo (24)

O artista Barata do Cavaquinho brinda os amantes da música popular brasileira com uma live imperdível, neste domingo, dia 24 de maio, às 15 horas. Um repertório cuidadosamente escolhido com os melhores sambas, choros e modinhas que se eternizaram no cancioneiro popular brasileiro executados pelo consagrado artista sergipano. Sem dúvida, uma rara oportunidade para conhecer um pouco mais do talento desse consagrado Barata do Cavaquinho.

 

Quem é Barata do Cavaquinho

Carlos Henrique Santos Luciani, Barata do Cavaquinho, nasceu em Aracaju-Sergipe no dia 13/04/1975. Filho de músico, iniciou seus estudos em 1984, quando foi aluno de violão de João Pires Argollo.  Em 1986 entrou para Camerata de Violões, sob a regência do Prof. Luiz Alberto e, no mesmo ano, foi para o Conservatório de Música de Sergipe, incorporando o cavaquinho em 1990 enntrando para o mundo do choro e do samba.

Em Aracaju gravou com os principais artistas sergipanos, sendo que em 2003 fez uma participação no show do violonista Yamandú Costa com o grupo regional Rabo de Gato. Com o mesmo grupo atuou ao lado de Moreira da Silva e Dona Ivone Lara e gravou o CD de choro do grupo Bondenós.  

Em outubro e novembro de 2012 esteve no Rio de Janeiro, sendo convidado por Ronaldo do Bandolim (Trio Madeira Brasil e Conjunto Época de Ouro) para uma apresentação em Niterói. Logo após, também foi convidado especial do Conjunto Época de Ouro (conjunto de Jacob do Bandolim) no programa da Rádio Nacional “Época de Ouro” que é realizado ao vivo na Sala da FUNARTE “Sidney Miller”.

Tocou no Carioca da Gema a convite de Paulão 7 cordas (Diretor Musical de Zeca Pagodinho), na cidade de Niterói. Foi convidado pela dupla Zé da Velha e Silvério Pontes a participar do show no Bar Candongueiro, onde acompanhou a dupla, em setembro de 2010.

Tocou junto com a dupla novamente no lançamento do CD Ouro e Prata em Aracaju e em Maceió. Em 2014 fez turnê na Europa tocando em três países: Áustria, Eslováquia e Portugal. Em abril de 2019 tocou com Hamilton de Holanda, junto com seu grupo Brasileiríssimo, em um projeto de música instrumental da prefeitura de Aracaju. E atuou ao lado de Ronaldo do Bandolim no final de 2019 no SESC Rio Vermelho em Salvador. 

Já tocou e gravou com diversos artistas de Sergipe como Amorosa, Chiko Queiroga e Antônio Rogério, Antônio Carlos Du Aracaju, Joésia Ramos, Nino Karvan, Patrícia Polayne dentre outros, e artistas nacionais como Moreira da Silva, Dona Ivone Lara, Yamandú Costa, Armandinho Macedo, Hamilton de Holanda, Conjunto Época de Ouro, Zé da Velha e Silvério Pontes. 

Atualmente está preparando o repertório para o seu primeiro CD como solista de cavaquinho. TRIBUTO A WALDIR AZEVEDO.

A live do Barata do Cavaquinho terá um convidado especial: Henrique Cazes

Henrique Cazes estreou profissionalmente em 1976 com o Conjunto Coisas Nossas, que realizou ampla pesquisa sobre a música brasileira dos anos 1920 e 30. Em 1980 passou a integrar a Camerata Carioca, onde trabalhou em contato direto com Joel Nascimento e o maestro Radamés Gnattali, duas influências decisivas.

Iniciou sua carreira de solista de cavaquinho em 1988, com o duplo lançamento do LP "Henrique Cazes" e do método "Escola Moderna do Cavaquinho", que se tornou o mais utilizado livro didático do instrumento. Lançou outros discos marcantes como "Tocando Waldir Azevedo" de 1990, "Desde que o Choro é Choro" de 1995, "Relendo Waldir Azevedo" de 1998, e "Uma história do cavaquinho brasileiro" de 2012.

Publicou em 1998 o livro "Choro, do Quintal ao Municipal", que resume a história de 150 anos de Choro. É autor de outros livros como "Suíte Gargalhadas" de 2002 e "Monarco, voz e memória do samba" de 2003, além das pequenas biografias de Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo, elaboradas para a coleção "Raízes da MPB" em 2010.

Dedicou-se a projetos de ampliação das fronteiras do choro como "Bach in Brazil", a série de 4 CDs "Beatles’n’Choro" e "EletroPixinguinha XXI".

Lançou em 2019 a coleção "Música Nova para Cavaquinho", composta de livro de partituras, CD e 12 clips para a internet com os "12 Estudos para Cavaquinho Solo".

Em 2011 obteve o título de Mestre e em 2019 concluiu o Doutorado em Música, ambos pela Escola de Música da UFRJ, na qual é professor desde 2013 e onde participou da implantação do Bacharelado em cavaquinho. 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp