Pagar licenciamento de veículos em dia garante segurança jurídica e financeira

23/07/2024 06:33

Veículos licenciados e com documentação em dia tendem a ser mais valorizados no mercado.


Pagar licenciamento de veículos em dia garante segurança jurídica e financeira

Informe publicitário

Proprietários de veículos cujas placas terminam com o número 6, com circulação no estado de Sergipe, têm até 31 de julho para efetuar o pagamento do licenciamento. Além de ser fundamental para evitar transtornos legais e financeiros, pagar o licenciamento ainda garante a segurança jurídica e operacional do veículo.

O licenciamento de veículo é obrigatório e assegura se ele está em conformidade com as normas de trânsito estabelecidas pelos órgãos reguladores. Outro ponto crucial é a atualização dos dados do veículo junto aos órgãos de trânsito, incluindo informações sobre o proprietário, confirmação de pendências financeiras, como multas ou impostos não pagos.

Segundo o coordenador de vistoria de veículos do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE), Ciro José Silva Santos, é o licenciamento que assegura a legalidade do veículo. “Circular sem o licenciamento em dia é um perigo. Resulta em multas, apreensão do veículo e pontos na carteira do condutor. Ainda garante que o veículo passou por todas as inspeções necessárias, verificando itens como emissões de poluentes, funcionamento dos sistemas de freios e sinalização”, explica. 

Veículos em más condições representam um risco elevado de acidentes, e o licenciamento ajuda a prevenir tais situações, garantindo que apenas veículos em condições adequadas estejam nas ruas. Isso reduz a probabilidade de falhas mecânicas e, consequentemente, de acidentes.

Segurança viária

O licenciamento de veículos também é uma fonte de arrecadação importante para as vias públicas. Os valores arrecadados são revertidos em melhorias nas infraestruturas de trânsito, como manutenção de vias, sinalização e outros serviços essenciais para a segurança viária.

Valor de mercado

Outra vantagem de manter o licenciamento em dia está relacionada ao valor de mercado do veículo, como explica o coordenador do Setor de Atendimento ao Despachante (Setad) do Detran-SE, Saulo Andrade. “Com o licenciamento pago e a documentação em dia, isso transmite segurança ao comprador, que foi bem cuidado e está em condições de circular”, reforça.

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp