Em Cumbe, atiraram o pau no gato!

15/07/2024 07:44


Em Cumbe, atiraram o pau no gato!

O final de semana no município de Cumbe, distante 87km de Aracaju, foi bastante movimentado com a realização dos festejos juninos de São Pedro, promovidos pela prefeitura local. Durante três dias (sexta, sábado e domingo), vários shows foram realizados dentro do tradicional evento do município do alto sertão sergipano.

Entretanto, a realização de uma "brincadeira" denominada de quebra-pote, causou forte reação junto às pessoas e entidades protetoras dos animais. É que dentro do pote, além das balas e outras guloseimas, foi colocado um gato que deveria ser capturado pelos participantes da "brincadeira", tão logo o pote fosse quebrado.

A situação em que o animal ficou (ambiente escuro e quase sem ar) e a forma como foi perseguido pelas ruas da cidade, causaram perplexidade e revolta nos defensores e protetores dos animais, provocando a reação imediata de órgãos de segurança e entidades representativas da sociedade civil.

A Ordem dos Advogados do Brasil -Secção de Sergipe- já se manifestou publicamente sobre o episódio, repudiando o episódio que teve fortes indícios de maus tratos ao animal e corrupção de menores. Diante dos fatos, a Ordem irá tomar todas as providências para garantir a apuração do ocorrido e a responsabilização dos responsáveis. O advogado Emanuel Matias, presidente da Comissão de Direito Animal representará a OAB-SE nesse processo.

No de dia ontem, domingo (14), a Secretaria de Estado da Segurança Pública emitiu a seguinte nota:

Nota/SSP

A Polícia Civil começou as investigações sobre um caso em que um gato é colocado dentro de um pote na cidade de Cumbe, durante uma festa pública. As imagens que circulam mostram jovens e crianças quebrando o pote, de onde caem vários objetos e o animal. 
 
As imagens mostram clara situação de maus tratos contra animais, crime previsto em legislação. O delegado Regional de Nossa Senhora das Dores, Wanderson Bastos, começou o processo investigativo e na manhã desta segunda-feira (15) ouvirá na cidade de Cumbe quatro pessoas que já foram intimadas. 
 
A Delegacia Especializada de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama) dá suporte ao início das investigações. Qualquer informação complementar pode ser repassada pelo Disque Denúncia 181 ou ser relatada em boletim de ocorrência.

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp