Artigo: Isaías de Oliveira, uma lenda no comercio sergipano - Por Igor Salmeron

02/03/2024 13:53

Isaías de Assis Oliveira: 90 anos de contribuições ao progresso e comércio sergipano.


Artigo: Isaías de Oliveira, uma lenda no comercio sergipano - Por Igor Salmeron
Hoje, dia 03 de março do corrente ano, um dos nomes mais importantes da seara do comércio e desenvolvimento do Estado de Sergipe está completando 90 anos. Estamos falando do Sr. Isaías de Assis Oliveira. Nascido em 1934 na cidade de Santo Amaro das Brotas/SE, é o filho de Giraldo Ferreira Oliveira e D. Amália de Assis Oliveira com quem apreendeu os valores da garra e honestidade, lições que levou para o lado dos vitoriosos negócios.
Isaías Oliveira e Pedro Paes Mendonça
 
Iniciou sua carreira profissional em 1951 junto ao eminente Grupo Pedro Paes Mendonça, que depois veio se tornar a Rede Bompreço. Em 1989 foi um dos que participaram ativamente tanto da criação quanto do aperfeiçoamento da Fundação Pedro Paes Mendonça localizada na Serra do Machado, em Ribeirópolis.
 
Homem sagaz, de coragem e pulso firme, passou por entidades de relevo, como é o caso da Associação Sergipana de Supermercados (ASES). Por lá foi Presidente no início da década de 1990, mais precisamente entre os anos de 1992 a 1996 donde fez exímio trabalho. Foi contemporâneo de vultos empresariais como Gentil Barbosa, Noel Barbosa, José Alcides Vasconcelos, Manuel Prado Vasconcelos dentre outros enlevados.
Com João Carlos Paes Mendonça
Vale dizer que a Família Paes Mendonça sempre se confessou grata pela lealdade de Sr. Isaias pois constituiu-se num Executivo correto e íntegro, que acompanhava Seu Pedro Paes Mendonça desde os tempos pioneiros dos negócios gestados em Ribeirópolis até a consequente expansão para Aracaju e além-fronteiras. 
 
Ao longo do tempo se mostrou figura confidente, parceira e de contumaz vigilância no que se referia aos interesses do seio familiar Paes Mendonça. Trabalho fez-se seu sinônimo, jamais vindo a se aquebrantar perante os desafios, e era costumeiro cumprir com excelência as missões que lhe eram atribuídas, sendo indivíduo de absoluta confiança.
 
Sr. Isaias Oliveira foi um dos que acompanharam os primeiros passos de cada bloco erigido junto às obras da Fundação.   Companheiro de uma vida do notabilizado empresário sergipano Pedro Paes Mendonça, Isaías Oliveira atuou também como Presidente da Fundação que possui notável trabalho social e extensa folha de serviços prestados a sociedade.
Ao lado de Reginaldo Paes Menonça
 
Se destacou como Diretor-Executivo da referida entidade donde exerceu papel primordial para que se estabelecessem ações sociais de notabilizada envergadura em Sergipe, principalmente na Serra do Machado que sempre foi exemplo de investimentos maciços em prol da população mais carente.
 
Moradias foram entregues a diversas famílias necessitadas, praças e campos de futebol foram edificados, saúde, cultura, lazer e educação passaram a ser pautas essenciais, além da instalação de equipamentos urbanos tudo em prol do bem-estar coletivo aos desassistidos.
 
Na afável esfera doméstica contraiu belo matrimônio com D. Ivone Almeida Oliveira. Seus filhos são: Virginia e Marcelo, além do filho de coração Luiz Douglas Lima. É avô de 5 netos e bisavô de 4, seus maiores tesouros. Dos depoimentos emocionados colhidos, nota-se que Sr. Isaías se evidencia marido, pai, avô e bisavô devotado, enfim, um genuíno homem-família.
Nos anos 60, com Zica (representante comercial) e Eduardo Menonça
 
Isaías Oliveira passou mais de 7 décadas junto às empresas Paes Mendonça (Grupo Bompreço), sendo parceiro fundamental para a consolidação do referido Grupo Empresarial. Foram mais de 73 anos de serviços prestados a toda sociedade sergipana, pois progresso e avanços sociais passam por aqui pelo seu importante crivo.
 
Atualmente dedica-se a atividades ligadas à Pecuária e Cultura de Milho possuindo Fazendas em Sergipe e na Bahia. Vale ressaltar, que no Agronegócio possuía como maior incentivador seu grande Amigo e Compadre Antônio Messias.
 
Conclui-se que homens assim do seu quilate devem ser reconhecidos de forma contínua, pois é modelo a ser seguido pelas presentes e futuras gerações. Saibamos valorizar nossos sergipanos de coragem!
 
Igor Salmeron - Doutor em Sociologia pela UFS, escritor, articulista e biógrafo. Membro da ALCS e do MAC da Academia Sergipana de Letras (MAC/ASL).  Contato: [email protected]
 
 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp