Coluna Radar por César Cabral - 18 de fevereiro de 2024

18/02/2024 06:52


Coluna Radar por César Cabral - 18 de fevereiro de 2024

Jogo embolado

A disputa pela sucessão de Edvaldo Nogueira, dentro do bloco governista, está mais embolada do que bucha de bombril. O governador Fábio Mitidieri já disse (e tem repetido) que votará em Luiz Roberto, candidato de Edvaldo. André Moura, aliado de Mitidieri, está eufórico com a pré-campanha da filha Yandra Moura, deputada federal, pelo União Brasil. Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD (partido de Fábio Mitidieri), lançou a candidatura da deputada federal Katarina Feitoza à prefeita de Aracaju. A também delegada Danielle Garcia, filiada ao MDB, está de “stand by” prontinha para entrar nessa parada. E para apimentar ainda mais esse angu de caroço, eis que surge uma história de que Belivaldo Chagas pode ser o vice de Yandra. 

Jogo embolado 2

O PP, de Laércio Oliveira, tem uma bala na agulha que se chama Fabiano Oliveira, vereador da capital. O Cabeça tá doido pra pular de cabeça, nesse bloco. É o nome do partido para ser candidato a prefeito ou a vice. Ou seja, o governador vai votar no candidato de Edvaldo, mas os seus amigos, não. Como Emília Corrêa lidera todas as pesquisas, a pergunta que continua “incalável” é: quem irá enfrentar a vereadora no segundo turno? Ninguém pode esquecer que a Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) terá candidato(a) e a tendência é de vir forte.

PSB fortalecido

Sob nova direção, o PSB, agora comandado pelo vice-governador Zezinho Sobral, também fará parte do arco de alianças da base governista. O partido trabalha para montar uma chapa competitiva para a Câmara Municipal de Aracaju e dará ao vereador Elber Batalha toda estrutura necessária à sua campanha pela reeleição. A possibilidade do PSB votar em Luiz Roberto é de pouco menos que zero.

Esperança 

A Federação Brasil da Esperança, formada pelos partidos PT, PCdoB e PV, vai ter muito o que discutir nas plenárias que antecederão às eleições municipais, em Aracaju. Isto porque, pelo menos três pré-candidatos desejam disputar a prefeitura. Dois pelo PT (Candisse Carvalho e Clóvis Barbosa) e um pelo PCdoB (Dr. Emerson Ferreira). O embate inicial será dentro do Partido dos Trabalhadores para definir o seu representante. Pelo que se sabe, o PCdoB considera o seu militante como o mais preparado para concorrer à sucessão de Edvaldo Nogueira. O PV tem uma carta na manga que se chama Reinaldo Nunes. Como se vê, tem muita água pra rolar.

Deputados querem prefeituras

Três deputados estaduais decidiram que vão disputar as eleições para prefeito em seus municípios. Samuel Carvalho (Federação PSDB/Cidadania) e Carminha Paiva (Republicanos) serão candidatos a prefeito de Nossa Senhora do Socorro, enquanto Georgeo Passos (Federação PSDB/Cidadania) está decidido a disputar a prefeitura de Ribeirópolis. 

Suplentes na moita

Três suplentes estão interessadíssimos nessas disputas, uma vez que dois deles poderão ser deputados a partir de janeiro. Em Socorro, qualquer resultado abrirá vaga para um suplente. Ganhando Samuel Carvalho, a suplente Priscilla Costa Pinto herdará a vaga. Se der Carminha, a cadeira de deputado ficará com Fábio Chagas, filho do ex-prefeito de Poço Redondo, Júnior Chagas. Em Ribeirópolis, caso Georgeo Passos vença a eleição para prefeito, a vaga na ALESE ficará para Priscilla Costa Pinto (caso Carminha Paiva não vença em Socorro) ou para o vereador de Aracaju, Ricardo Marques.

Carminha vem com tudo

O grupo político de Nossa Senhora do Socorro liderado pelo prefeito Padre Inaldo esteve reunido ontem (17) e decidiu bater o martelo em favor da candidatura da deputada estadual Carminha Paiva. Com base nas últimas pesquisas para consumo interno, o agrupamento chegou à conclusão de que a deputada é a melhor candidata para vencer o pleito. Hoje, segundo pesquisas, o deputado Samuel Carvalho venceria, com folga, todos os possíveis candidatos apresentados. A partir de agora, a ordem do Padre é sebo nas canelas, para mudar o quadro,

Disse me disse

A decisão da Dra. Maria Diorlanda Castro Nóbrega, juíza titular da 2ª Vara Cível de N.S. do Socorro, condenando o ex-prefeito Fábio Henrique à suspensão dos seus direitos políticos por 4 anos e pagamento de multa não o torna inelegível, de forma imediata. Isto porque ainda cabem recursos em segundo e terceiro graus. A notícia divulgada como “favas contadas” não passou de uma “barrigada” proposital, considerando-se que até estudantes de direito sabem até onde vão os efeitos das decisões de primeira instância. No caso em tela, há uma notável diferença entre fake e fofoca.

Ato positivo

O ato de filiação de Eurico Souza ao PSD, ocorrido ontem (17), em Aquidabã, terminou por se tornar um grande acontecimento político na região, em razão da grandiosidade que o evento acabou se transformando. Estiveram presentes o governador Fábio Mitidieri e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Andrade, que não economizaram palavras para enaltecer as qualidades do pré-candidato a prefeito e afirmar que estarão com Eurico na campanha eleitoral deste ano. Um grande número de prefeitos da região, vereadores, lideranças e simpatizantes lotaram as dependências da AABB, em apoio ao retorno de Euriquinho à prefeitura de Aquidabã.

Matando dois coelhos

O governador Fábio Mitidieri (PSD) vai convidar o deputado estadual Neto Batalha (Progressistas) para assumir uma secretaria de Estado. Com isso, abrirá vaga para que o suplente Luiz Fonseca assuma uma cadeira na ALESE. Em contrapartida, os Fonseca vão apoiar a candidatura de Jorge Mitidieri a prefeito de Boquim. A esposa de Neto Batalha, Gabriella Batalha, será candidata a prefeita de Itabi, substituindo a mãe, Enide de Lica, que saiu do páreo por problemas de saúde. Haja coelhos nessa cartola!!

A fonte secou

O Governo do Estado vai realizar, de 8 a 31 de março, a Vila da Páscoa, nos lagos da orla da Atalaia. A ideia é oportuna e até brilhante, mas poderá ficar ofuscada pela falta de iluminação e funcionamento das fontes luminosas, que há muito estão desativadas. Administradora da Orla, a prefeitura de Aracaju tem a obrigação de recuperar aqueles equipamentos, antes do evento. Ou será que vai dar uma de “Pilatos”, lavando as mãos e fazendo de conta que não é com ela?

Luz, mais luz

E por falar em luz, tem uns 8 anos que a ponte Construtor João Alves está mergulhada numa escuridão que dá dó. A famosa ponte Aracaju-Barra, quando iluminada, é, indiscutivelmente, o maior cartão postal de Sergipe. Lamentavelmente, em decorrência do descaso das autoridades, a falta de iluminação apagou um pouco o ego dos sergipanos que, orgulhosamente, admiravam a sua beleza, à distância. Que Deus ilumine a mente dos nossos governantes!

Boa ideia

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Andrade (PSD), está defendendo a criação de uma ampla Frente Parlamentar em defesa da volta da PETROBRÁS, em sua totalidade, para o estado de Sergipe. É desejo do deputado atrair os vereadores e prefeitos dos municípios produtores de petróleo e gás para se engajar nesse movimento. A luta é árdua, a causa é nobre e se cada um fizer a sua parte a vitória será de todos.

Canudo de papel

Nova versão do Fundo de Financiamento Estudantil possibilita financiar até 100% dos encargos para estudantes com renda familiar per capita de meio salário mínimo, inscritos no CadÚnico. Foi publicada, no Diário Oficial da União da sexta-feira (16), a resolução que institui o Fies Social, uma nova versão do Fundo do FIES. O Governo deveria subsidiar as mensalidades de (pelo menos) cursos estratégicos, como medicina, odontologia e enfermagem, ofertados pelas faculdades particulares. Quem tem renda per capita de meio salário mínimo, não tem onde cair morto. Já nas faculdades particulares, as mensalidades estão pela hora da morte. Que saudade das Bolsas de Estudo!

Herança de Jango

O prefeito de Telha, Flávio Dias, anunciou recentemente, durante reunião com André Moura, presidente estadual do União Brasil, a chegada da vereadora Graça de João Goulart (DEM) ao seu agrupamento.  A vereadora, que era oposição ao prefeito, se soma ao grupo que disputará as eleições em 2024. Enquanto isso, a viúva de João Goulart, Thereza Goulart (88), está prestes a receber da União uma indenização de R$ 79,2 mil pelo exílio e perseguição política que sofreu, juntamente com os filhos, durante o período do regime militar. Como se vê, mesmo depois de deposto e morto, Jango continua fazendo a diferença.

Tolerância zero

A empresa que administra o Terminal Rodoviário José Rollemberg Leite, em Aracaju, é muito “mão de vaca”. Não disponibiliza um minuto sequer de tolerância para quem adentra ao estacionamento daquele terminal. Esse absurdo precisa ser corrigido o quanto antes. 

Mãos à obra

De 2022 para 2023, o índice de desemprego em Sergipe caiu de 13,1% para 11,4%. A queda de 1,7% ponto percentual foi registrada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (Pnad Contínua Trimestral), divulgada na sexta-feira (16), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisada pelo Observatório de Sergipe. O resultado evidencia o trabalho do Governo do Estado em prol da geração de emprego e renda para os sergipanos. Vale destacar que o Turismo contribuiu, significativamente, para o alcance desse índice. É isso aí.

Novo presidente do TRE-SE

O desembargador Diógenes Barreto tomará posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe na próxima sexta-feira (23), em solenidade que acontecerá às 10h, no auditório daquela Corte. Ele substituirá a desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva e ficará no cargo durante o biênio 2024/25. Desde novembro de 2017 que ele ocupa uma das cadeiras do TRE-SE reservadas ao TJ-SE e já desempenhou as funções de vice-presidente e corregedor regional eleitoral.

Linha cruzada

O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-20) condenou a ex-presidente do Sinttel/SE, Iaraci Maria Silva, o ex-vice Roberto Delano Santos Rocha e o ex-diretor financeiro Gilmar de Oliveira, por enriquecimento ilícito, desvios e irregularidades na entidade sindical. O pedido de pagamento de INDENIZAÇÃO por dano moral coletivo, no valor de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) foi deferido pelo juiz Hider Torres do Amaral, da 7ª Vara do TRT-20. Com a sentença proferida, a expectativa é que o interventor judicial no Sinttel convoque as eleições para a nova diretoria da entidade nas próximas semanas, sem a participação dos afastados, conforme decisão da Justiça.

Dando sangue

Aproveitando a passagem do Flamengo por Aracaju, a diretora do HEMOSE, Luciana Deda,  aumentou, consideravelmente, o estoque de sangue daquele Centro. Ela conseguiu junto ao presidente do clube carioca, Rodolfo Landim, que os jogadores gravassem vídeos convocando a torcida rubro-negra  para fazer doações. A galera fez fila e o resultado foi altamente positivo.

João Fontes

Um dos sergipanos que mais vibraram com a passagem do Flamengo por Aracaju foi o advogado João Fontes. Amigo pessoal do presidente do clube, Rodolfo Landim, Fontes deu ampla assistência ao dirigente carioca e à sua esposa Ângela, desde a chegada no aeroporto até o último minuto que a delegação esteve em terras sergipanas. Esse João Fontes é irrequieto e danado! 





Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp