Coluna Radar por César Cabral - 21 de abril de 2024
21/04/2024 07:02
Candidatos Denorex
Segundo a legislação eleitoral, o período denominado de “pré-campanha” não passa de um “faz de conta” institucionalizado, quando todos os pré-candidatos fazem campanha, mas não podem pedir votos. Esse paradoxo acontece de cabo a rabo, de norte a sul do país, e serve tão somente para abarrotar os Tribunais com Ações e recursos intermináveis sobre pareceres de fatos e ocorrências que, na verdade, apenas parecem ser. Ora, quando uma pessoa faz pré-campanha, divulgando o seu nome e apresentando-se para a sociedade como possível candidata a determinado cargo, ela está, indiretamente, pedindo votos. Todavia, segundo a Lei, campanha antecipada somente se caracteriza quando se pede voto de forma explícita. Esta é a mesma diferença entre uma mulher grávida e outra ligeiramente grávida. Ou é mentira do radialista?
Dinheiro pode, voto não
A partir de 15 de maio, pré-candidatos poderão iniciar a arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, desde que não façam pedidos de voto e obedeçam às regras relativas à propaganda eleitoral na internet. Será que alguém contribuirá financeiramente com algum pré-candidato que não lhe peça o voto e não demonstre chance de vitória? Ops: não estamos falando do mundo da lua…
Arrastão em Boquim
Ontem (20), o governador Fábio Mitidieri (PSD) passou o dia na cidade de Boquim, cumprindo uma agenda bastante movimentada. Conversou com lideranças e concedeu importante e longa entrevista na Rádio Lagamar FM, quando abordou as ações do seu Governo e, evidentemente, falou das eleições municipais. Pela primeira vez, os Mitidieri e os Fonseca estarão no mesmo palanque, em torno do empresário Jorge Mitidieri, tio do governador e pré-candidato a prefeito. No final do dia, houve um tremendo arrastão puxado pela Banda Seeway e Di Piseiro, em comemoração da posse de Luiz Fonseca, como deputado estadual.
Hino, louvor e afoxé
O promotor Jarbas Adelino, da área do Meio Ambiente do MPE de Sergipe, estará reunido nesta segunda-feira (22), às 9h, com líderes das religiões Católica, Evangèlica e de Matriz Africana para tratar de procedimentos administrativos que foram abertos contra Templos dessas religiões, por conta do barulho reclamado por vizinhos. Como gritos, cânticos, hinos, louvores e batuques de tambor têm tirado o sono de muita gente, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente também foi convocada para regulamentar os decibéis permitidos. Saravá, meu Pai!
Lorota boa
O prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa (PL), enviou para a Câmara Municipal um Projeto de Desapropriação de um terreno pertencente ao empresário Verso da Padaria, seu adversário político, sob a alegação de que o local se destinará à construção de uma Escola de Ensino Integral. Evidentemente que, quando aprovado, o montante destinado ao proprietário será muito menor do que o valor de mercado. Até aí, tudo bem, pois a “maldade” estará plenamente justificada perante a Lei. Todavia, o que causa surpresa é o prefeito dizer que não sabia a quem pertencia o dito terreno. Mentira igual, nem o mentiroso “Pantaleão”, personagem do saudoso Chico Anísio, seria capaz de contar.
Mais um cassado
O prefeito de Santo Amaro das Brotas, Paulo César Oliveira (Avante) e o ex-vereador Antônio César dos Santos, mais conhecido como César do Sapé, tiveram os seus diplomas cassados por compra de votos na eleição de 2020 e estão inelegíveis até 2028. A decisão é do juiz Rinaldo Salvino do Nascimento, da 11ª Zona Eleitoral. Tal como no caso da prefeita Nena de Luciano, de Monte Alegre, da decisão ainda cabe recurso. Como já estamos quase na metade do ano, é bem possível que ambos concluam os seus mandatos, numa boa. Será?
Com a mão na massa
A oposição em Telha, município localizado no Baixo São Francisco, já escolheu o pré-candidato a prefeito. Trata-se de Marcos Pedreiro (PP), pessoa simples e bastante popular. Foi secretário de obras na gestão do ex-prefeito Domingos Neto e demonstrou que é capaz. Do alicerce ao acabamento, é com ele mesmo.
Vem com tudo
E pelas bandas de Gararu, o jovem Marcelo Rezende (Marcelo de Ary), filho de Ary Rezende, é o pré-candidato que vai enfrentar a prefeita Zete de Janjão, que tentará a reeleição. O nome de Marcelo vem crescendo bastante junto ao eleitorado jovem, mas, também conta com o apoio de lideranças tarimbadas do município. Diante do crescimento do seu opositor, a prefeita Zete já antecipou o pré-candidato a vice: será o vereador Roque da Lagoa Primeira.
Uma fartura
E por falar em Gararu, o Ministério Público ajuizou Ação Civil dando prazo de 60 dias para que a prefeitura promova todas as adequações necessárias apontadas nos relatórios do CRM em quatro Unidades de Saúde localizadas na sede municipal e nos povoados São Mateus, Lagoa Funda e Lagoa Rasa. A lista negra do Conselho Regional de Medicina vai de ausência de Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde; ausência de estetoscópio infantil; suporte para soro, toalhas de papel, sabonete líquido; ausência de desfibrilador; oxímetro de pulso; seringas, agulhas, algodão, ataduras, luvas; caixa coletora de material perfurocortante; mofo, rachaduras, trincas e infiltrações; cestos de lixo; medicamentos para atendimento de parada cardiorrespiratória e anafilaxia; armazenamento de prontuários; batas para pacientes ginecológicas; escovinha e lâmina para coleta de material do colo uterino; e termômetro.
Falando sério
O Ministério Público do Estado também proibiu o município de Gararu de realizar qualquer tipo de festa até a regularização dos itens inexistentes nos Postos de Saúde e constantes na ACP. Por esse motivo, as festas juninas dificilmente serão realizadas.
Inaugurações
E a prefeitura de Propriá vem sequenciando várias inaugurações de obras e serviços que vão melhorar a qualidade de vida da população. Na semana que passou, o prefeito Valberto Lima inaugurou a Escola Monsenhor José Curvelo Soares, localizada no Conjunto Maria do Carmo. Na quarta-feira (17), na mesma localidade, foi implantada a Feira Livre, um sonho esperado há 36 anos pelos moradores daquele bairro. Nos próximos dias, o novo Mercado de Cereais da avenida Tavares de Lira será entregue à população, completamente reformado.
Fabiano bateu o martelo
O vereador de Aracaju, Fabiano Oliveira (PP) já decidiu que não será candidato à reeleição. A sua pretensão é ser candidato a prefeito, animado por algumas pesquisas que o colocam em segundo lugar, atrás apenas da também vereadora Emília Corrêa. Mantendo a decisão de não ser candidato a vereador, o “Cabeça” enterra o projeto do pré-candidato Levi Oliveira, sobrinho do senador Laércio Oliveira, pois, sendo assim, provavelmente o PP não fará nenhum vereador na capital sergipana, face a dificuldade que terá para atingir o quociente eleitoral para tal.
Medo da chuva
A 33ª edição da Feirinha da Gambiarra, que aconteceria neste domingo (21), na Praça de Eventos da Orla de Atalaia, foi cancelada. A informação foi divulgada na última sexta-feira (19) pelos organizadores do evento e o motivo do cancelamento se deve às previsões de fortes chuvas para hoje, domingo 21 de abril. De uma coisa é certa, se o domingo for de sol a culpa não será de Overland Amaral.
Esquina da morte
Localizada no cruzamento da avenida Antônio Fagundes com a rua Euclides Paes Mendonça, no charmoso bairro 13 de Julho, encontra-se uma das mais perigosas travessias de pedestres de Aracaju. Diariamente, jovens e idosos arriscam a vida quando tentam passar de um lado para o outro, em meio ao buzinaço dos carros que “brigam lateralmente” para cruzarem o perigoso e mal sinalizado entroncamento. Enquanto isso, a SMTT persiste em se manter alheia e indiferente aos constantes iminentes perigos de vida a que são submetidos os pedestres. O trânsito no local é uma balbúrdia dos infernos. Quem quiser cumprimentar a morte, basta tentar passar à pé, de um lado para o outro. Tanto faz daqui pra lá como de lá pra cá.
Pau no gato
A partir de amanhã (22) haverá aumento na tarifa da energia conforme anúncio feito pela ANEEL. No primeiro trimestre deste ano, a Energisa Sergipe recuperou 5,7 GWh nos 63 municípios de sua atuação. A energia recuperada seria suficiente para abastecer o município de Maruim por um ano. Furto e fraude de energia são crimes e impactam a qualidade do fornecimento de energia. Somente este ano, já foram registradas mais de 12 mil irregularidades. É gato, que não acaba mais!
Fumo no cachimbo
Por unanimidade, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu na sexta-feira (19 de abril), Dia do Ìndio, manter a proibição ao cigarro eletrônico no país. A medida veta a produção, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte e propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar no país. O produto é ilegal no Brasil desde 2009, mas a entidade discutia a possibilidade de revisão da norma.
Mudança na CNH
O CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) aprovou, na última semana, mudanças na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A partir de agora, será permitida a utilização de fotos com vestimentas que cubram a cabeça ou parte do rosto em fotos de documentos oficiais. A regra, porém, é válida para duas situações específicas: utilização de véus e hábitos por motivos religiosos ou em caso de tratamento de saúde que tenha causado queda de cabelos. Também foi mantida a obrigatoriedade de que face, testa e queixo permaneçam visíveis na imagem. Naturalmente!
Compartilhe